1 / 44

Oficina de Gimp Tratamento de imagens

Oficina de Gimp Tratamento de imagens. André Furtado Herik Zednik. Abra o arquivo pelo menu principal escolhendo a opção Arquivo >> Abrir. No painel Abrir Imagem, escolha a pasta e o arquivo desejado. Uma vez aberta a imagem ela pode ser trabalhada.

kane-cobb
Download Presentation

Oficina de Gimp Tratamento de imagens

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Oficina de GimpTratamento de imagens André Furtado Herik Zednik

  2. Abra o arquivo pelo menu principal escolhendo a opção Arquivo >> Abrir

  3. No painel Abrir Imagem, escolha a pasta e o arquivo desejado

  4. Uma vez aberta a imagem ela pode ser trabalhada

  5. Na janela de camadas, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Duplicar Camada

  6. Nesse momento a configuração da janela camada deve parecer como nesta tela

  7. Clique com o botão direito do mouse na camada que acabamos de copiar e escolha a opção Adicionar máscara de camada

  8. No painel Adicionar uma máscara à camada, escolha a opção Branca (opacidade total)

  9. A configuração deverá ser essa: a camada original permanece como está, a camada de cópia deverá ter duas janelas, uma mostrando o conteúdo da camada e outra mostrando a máscara de camada. A camada ativa sempre tem uma linha de contorno branco na janela ativa.

  10. Na configuração atual, sabemos que a janela ativa é a janela de máscara pois a janela de camada tem uma linha de contorno preta. Clique agora na janela de conteúdo da camada para selecioná-la.

  11. Em softwares de edição de imagem como o Gimp e o Photoshop trabalhamos com o conceito de máscara. Máscaras são de extrema utilidade quando associadas a camadas. Por diversos motivos: • Permitem o controle progressivo da mesclagem entre camadas • Permitem ocultar ou revelar áreas específicas de uma imagem em uma camada, criado áreas de seleção que podem ser controladas por meio de pintura digital, o que possibilita alto nível de controle na seleção • Permitem uma edição não destrutiva.

  12. Uma vez selecionada a janela de conteúdo da camada de cópia, vá para o menu principal e escolha a opção Filtro. Em seguida, escolha a opção Desfocagem gaussiana

  13. No painel desfocagem gaussiana incremente o desfoque até que as irregularidades da pele desapareçam

  14. A ideia é obtermos uma imagem que seja o resultado da mesclagem das melhores qualidades das imagens das duas camadas. Ou seja, os detalhes importantes da primeira camada como olhos, nariz, boca, cabelo, etc. da primeira imagem com a qualidade plástica da pele sem irregularidades da camada de cópia. Tal mesclagem será obtida através da máscara. Ao ocultarmos com a máscara as regiões dos olhos, boca e nariz entre outras, a camada original que está sob a camada de cópia, emergirá com definição.

  15. Na caixa de ferramentas do Gimp, escolha a ferramenta pincel. Ao selecionarmos qualquer ferramenta na caixa de ferramentas, esta se desdobra abrindo o painel de opções da ferramenta.

  16. Entre as principais opções, normalmente trabalhamos com a opacidade do pincel, a escala do pincel e o estilo do pincel. O modo básico de estilo do pincel é com bordas precisas. Quando trabalhamos máscaras com pintura digital, via de regra é interessante que utilizemos bordas esfumaçadas. Clique na janela de representação do pincel para trocas o estilo do pincel para bordas esfumaçadas.

  17. A borda esfumaçada irá permitir uma melhor mesclagem entre as camadas original e de cópia através da máscara.

  18. Use a ferramenta de zoom para aproximar e ampliar a área de ataque da máscara. Satisfeito com a ampliação, retorne à ferramenta do pincel

  19. Neste momento, a janela ativa é a janela de conteúdo da camada. Não é essa a que deve estar ativa para editar a máscara!

  20. Ao clicarmos na janela de máscara, esta é que será contornada com uma linha branca.

  21. A ideia é pintar de preto na área de máscara as regiões de contorno e as que devem apresentar definição de foco

  22. Nossa imagem começa a ficar interessante, por outro lado, ainda existem regiões críticas, em especial, as zonas limite entre as áreas focadas e as desfocadas.

  23. Ampliando ainda mais com a ferramenta de zoom, percebemos como ainda existem falhas na mesclagem entre camadas.

  24. Usaremos a ferramenta de borrar para suavizar esta transição. A ferramenta de borrar tem o formato de uma mão com o dedo indicador apontado para baixo. Usaremos isso como “esfuminho”

  25. Observe como as áreas de borda suavizaram

  26. A próxima técnica podemos chamar de ... “empurrar o lixo para debaixo do tapete”

  27. Nossa modelo parece ter acabado de borrar o batom. Isso é comum nessa técnica, pois usamos um alto nível de desfoque gaussiano.

  28. Vamos recordar... Estamos pintando na máscara de camada, mas o efeito do desfoque gaussiano foi aplicado no conteúdo da camada e não em sua máscara. Ativaremos então a janela de conteúdo da camada, saindo da janela de máscara.

  29. Clique na janela de conteúdo da camada. Ela deverá estar agora com uma linha de contorno branca, representado que é ela que está ativa.

  30. Com a ferramenta de “borrar”, empurre os píxels manchados com a cor do batom para debaixo da área de máscara que faz aparecer os lábios da camada original.

  31. Repita o processo para todo o contorno da boca. Uma vez finalizado o processo, reative a janela de máscara da camada.

  32. Os procedimentos serão semelhantes para o ajuste do colo e da roupa. Pinte de preto na máscara a região das alças, das fivelas e do vestido

  33. Você pode ir usando a ferramenta de pincel e a de borrar para pintar a máscara e melhorar as zonas de borda, como fizemos nos olhos e sobrancelhas.

  34. Para ir para ir para a capa da revista ainda falta um pouco... Melhor aumentarmos aqui... Faremos um jogo de luz e sombra

  35. Clique na janela de conteúdo da camada para ativá-la

  36. Use a ferramenta de sub/sob exposição nas configurações que apresento aqui nesta tela. Já fiz um dos seios e vou fazer o segundo

  37. Agora que aumentei os dois seios, vou trabalhar a região do osso externo

  38. Aproveitei e dei ênfase nas áreas mais brilhantes de toda a pele, a pele irá parecer mais jovem e sadia

  39. Para preservar o que já foi feito, duplique novamente a camada original e a camada de cópia que possui a máscara e reorganize as camadas como mostrado na imagem acima

  40. Clique com o botão direito do mouse na capada de cima, a cópia da camada com máscara e escolha a opção Combinar abaixo

  41. No menu principal, escolha a opção Ferramentas, depois escolha ferramentas de cor e por último, níveis

  42. No painel níveis, ajuste sombras, luzes e meios tons para melhorar o contraste e o brilho da imagem, realçando a modelo.

  43. Amplie a zona dos olhos com a ferramenta de zoom e com a ferramenta de sub/super exposição, realce a claridade dos olhos

More Related