1 / 84

Fundamentos de Gestão de Pessoas e Equipes

Fundamentos de Gestão de Pessoas e Equipes. Silvana Maia Borges Psicóloga CRP. 07/15.263 silvanamborges@gmail.com www.silborges.com. Gestão de Pessoas. Texto inicial: prefácio - Chiavenato. GESTÃO DE PESSOAS Conceito

kacia
Download Presentation

Fundamentos de Gestão de Pessoas e Equipes

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Fundamentos de Gestão de Pessoas e Equipes Silvana Maia Borges Psicóloga CRP. 07/15.263 silvanamborges@gmail.com www.silborges.com

  2. Gestão de Pessoas Texto inicial: prefácio - Chiavenato

  3. GESTÃO DE PESSOAS Conceito A Gestão de Pessoas é uma área muito sensível à mentalidade que predomina nas organizações. Ela depende de alguns contingentese situações, como a cultura de cada organização, a estrutura organizacional adotada, as características do contexto ambiental, o negócio da organização, a tecnologia utilizada, os processos internos e de uma infinidade de outras variáveis importantes.

  4. No seu trabalho, cada pessoa que contribui para a gestão de pessoas ou equipes – seja ele um diretor, gerente, chefe ou supervisor – desempenha as quatro funções administrativas, a saber: Planejar, organizar, dirigir e controlar.

  5. A Administração de Recursos Humanos procura ajudar o administrador a desempenhar todas essas funções porque ele não realiza seu trabalho sozinho, mas através das pessoas que formam sua equipe. É com sua equipe de subordinados que o administrador executa as tarefas e alcança metas e objetivos.

  6. A ARH refere-se às políticas e práticas necessárias para administrar o trabalho das pessoas, tais como: -Análise e descrição de cargos e modelagem do trabalho. -Recrutamento e seleção de pessoal e admissão de candidatos selecionados. - Orientação e integração de novos funcionários. -Administração de cargos e salários. -Incentivos salariais e benefícios sociais. -Avaliação do desempenho das pessoas.

  7. - Comunicação aos funcionários. - Treinamento e desenvolvimento das pessoas. - Desenvolvimento organizacional. - Higiene, segurança e qualidade de vida no trabalho. - Relações com empregados e relações sindicais.

  8. Os objetivos da Gestão de Pessoas são variados. A ARH deve contribuir para a eficácia organizacional através dos seguintes meios: 1. Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. 2. Proporcionar competitividade à organização. 3. Proporcionar à organização pessoas bem treinadas e bem motivadas. 4. Aumentar a auto-atualização e a satisfação das pessoas no trabalho.

  9. 5. Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho (QVT). 6. Administrar e impulsionar a mudança. 7. Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.

  10. Referência Bibliográfica: Chiavenato, I. Recursos Humanos. Elsevier; 2009.

  11. Questão para trabalhar em aula: O que você entende por gestão de pessoas? Além disso, quais devem ser as principais atribuições de um gestor?

  12. Recrutamento e Seleção

  13. PLANEJAMENTO • (do Recrutamento/Atração) • Antes de realizar um Recrutamento de RH precisamos compreender os seguintes aspectos: • O que a Organização precisa em termos de pessoas (pesquisa interna); • O que o mercado de RH pode oferecer (pesquisa externa); • Quais as técnicas de recrutamento a aplicar. • Estruturar o sistema de trabalho a ser desenvolvido!

  14. Importância do Desenho ou Descrição de Cargos.

  15. FONTES DE RECRUTAMENTO DE RH • A própria empresa • As outras empresas • Escolas e universidades • Outras fontes de recrutamento (agências, cadastros em sites, etc.) • RECRUTAMENTO • - Para recrutar, tem que haver a tomada de decisão por parte do interessado. • - Candidatos reais e potencias

  16. Recrutamento Interno • Misto • Recrutamento Externo • Arquivos de candidatos espontâneos ou em outros recrutamentos • Apresentação de candidatos por parte de funcionários da empresa; • Cartazes ou anúncios na portaria da empresa; • Contatos variados (sindicatos, associações, escolas, universidades, outras empresas, etc.);

  17. Anúncios em jornais ou revistas; • Agências de recrutamento; • Viagens; • Recrutamento on-line - Internet

  18. Importante ainda: Tipos de Anúncio Fechado Aberto Após o Recrutamento devemos prosseguir com a seleção!

  19. Anúncio Fechado:

  20. Anúncio Aberto:

  21. SELEÇÃO DE PESSOAL

  22. SELEÇÃO DE PESSOAL Provisão de pessoal, após o recrutamento. É a escolha, a tomada de decisão (enquanto o recrutamento é a chamada). Consiste na aplicação de técnicas como: análise de currículo, entrevista, provas de conhecimento/capacidade, testes psicométricos, testes de personalidade, técnicas de simulação do cargo a ser desempenhado, dinâmicas de grupo, entre outras tantas técnicas adotadas, sejam elas científicas ou não.

  23. Processo básico: -Triagem -Testes -Entrevistas

  24. Tipos de Entrevista de seleção: Estruturada; Não-estruturada; Sob pressão; Estruturada: - Rapport;-      Introdução;-      Experiências;-      Formação;-      Atividades e interesses;-      Descrição de pontos fortes e fracos;-      Descrição do cargo; perguntas breves do candidato;-      Encerramento. 

  25. Rapport: Designa o “acolhimento”, deixar a pessoa tranquila, entrar em sintonia com o avaliado (como no tom de voz, expressões corporais, etc.). Enfim, tudo para criarmos um clima propício para o avaliado/candidato se expor de modo mais tranquilo. Tome cuidado para não ser nem impositivo e nem sedutor.

  26. Importante sobre a entrevista estruturada: - Fazer perguntas gerais (focando as experiências passadas);- Encorajar o candidato a falar prioritariamente;- Dar poucas informações sobre o cargo;- Manter contato visual;- Ficar à vontade com silêncios e esperar o candidato falar;- Não fazer perguntas pessoais ou comprometedoras. 

  27. Não estruturada A entrevista não-estruturada é uma entrevista não-dirigida. É informal e dá maior abertura ao candidato. O entrevistador fará um esboço dos tópicos que serão abordados. Demonstrará interesse e empatia pelo candidato. Deve-se iniciar essa entrevista com perguntas gerais (não comprometedoras), como: Fale sobre seu último trabalho. Obs: bastante intuitiva...

  28. Sob pressão A entrevista sob pressão pode assustar o candidato. O entrevistador deliberadamente cria uma atmosfera carregada, ameaçadora. Contradiz ou discute com o candidato, muda o rumo repentinamente e usa outras técnicas para deixar o candidato tenso. Ele faz perguntas hipotéticas. Elas servirão para avaliar a reação do candidato ao inesperado e sua capacidade para desenvolver rapidamente um plano de ação. 

  29. Exemplos: -Conte alguma coisa sobre você.-O que você pode fazer por nossa empresa que outro candidato não pode?-Quais são suas limitações?-Quais são suas ambições para o futuro? -O que você sabe sobre nossa empresa?-Como você descreveria sua personalidade?-Quanto tempo levaria para você fazer uma contribuição significativa à nossa empresa?-Quanto tempo você pretende ficar conosco? -Descreva uma situação na qual você teve um problema difícil e como o resolveu.-Que tipo de leitura você aprecia? -O que mais o motiva? -Dê exemplos de sua criatividade.

  30. Uma boa entrevista deverá avaliar os seguintes fatores: - Aparência pessoal; - Facilidade de expressão; - Autoconfiança; - Intenções do candidato quanto ao emprego; - Quantidade e qualidade da sua experiência; - Conhecimento do trabalho; - Interesses sociais e hobbies; - Habilidade durante a conversação; - Aspectos agradáveis ou desagradáveis;

  31. - Formação escolar e atualização de conhecimentos; • - Cultura; • - Domínio de linguagem e comunicação; • - Conhecimento de idiomas estrangeiros; • - Organização e apresentação de idéias; • - Motivações quanto ao emprego; • - Rapidez e compreensão durante a entrevista; • - Expectativas futuras; • - Aspectos familiares; • Estabilidade nos empregos. • Estes são os aspectos básicos a serem avaliados. Porém, as entrevistas devem ser conduzidas e direcionadas de acordo com as necessidades da Organização.

  32. Cabe destacar: Um dos pontos central nas entrevistas é a avaliação da Comunicação não verbal. O responsável e seus auxiliares (desta etapa – seleção) devem ter um senso apurado acerca deste aspectos, sabendo interpretar alguns comportamentos do entrevistado. Sabe-se que verbalmente, o candidato pode mentir. Mas o aspecto não verbal, poderá nos indicar alguma discordância (que deverá ser investigada).

  33. Ilustração de Processo Seletivo Vídeo – Seleção Heineken https://www.youtube.com/watch?v=zKeFBsU5Z5k&noredirect=1

  34. Dinâmicas de Grupo Uma etapa fundamental que não foi descrita no esquema anterior são as Dinâmicas de Grupo. Elas têm o objetivo de analisar diversos aspectos comportamentais e psicológicos de dois ou mais candidatos. Esta prática serve para conhecer um pouco mais a postura dos candidatos diante de algumas situações-chave (de acordo com o que se espera para a função).

  35. Uma dinâmica de grupo pode avaliar: • A maneira de expressar opiniões; • A forma de liderar um grupo; • Como é a reação em situações inusitadas; • Qual é o grau de tolerância a recebimento de ordens; • A criatividade; • A iniciativa; • Como os candidatos lidam com limitações (regras) impostas; • Como dividem uma atividade entre várias pessoas desconhecidas, entre outros.

  36. As Dinâmicas são processo projetivos, onde os participantes são expostos a situações relacionadas aquelas que irão encontrar no exercício do cargo pretendido (ou temática a ser trabalhada/desenvolvida). A atuação dos participantes irá possibilitar uma observação sobre suas: posturas; atitudes; habilidades...

  37. Elas são instrumentos auxiliares nos processos de seleção e treinamento/desenvolvimento de RH, pois permitem a realização de um prognóstico sobre a futura atuação dos participantes/candidatos.

  38. De modo geral: Revela as características dos profissionais envolvidos no processo. A dinâmica faz o casamento entre o currículo e o perfil do profissional avaliado. Avalia o perfil psicológico!

  39. Qual o perfil do profissional da Logística? Quais objetivos teriam as dinâmicas utilizadas para selecionar/treinar/desenvolver um profissional desta área? Quais objetivos devem ter as dinâmicas que você venha a realizar?

  40. Devemos planejar a dinâmica de acordo com o que queremos investigar/desenvolver. Para tanto, é necessário estabelecer os objetivos da dinâmica. Precisamos também da definição do Perfil (conforme o cargo), para saber o que precisaremos avaliar no candidato (que seja importante para a função pretendida).

  41. Assim, uma dinâmica deve ser PLANEJADA! Para a dinâmica ser bem sucedida, necessita: PLANEJAMENTO DESENVOLVIMENTO FEEDBACK

  42. -Estabelecimento dos objetivos; -Elaboração de um roteiro de perguntas importantes; -Estabelecimento de tempo, de acordo com os objetivos e tipo de dinâmica escolhida; -Local adequado para sua realização; material -Situar o grupo, explicar a tarefa, -Regras, tempo de duração...

  43. Passos para a realização de uma dinâmica: (8 – 12 pessoas) Coordenador /co-coordenador/ requisitante 1- Esclarecimento das tarefas a serem realizadas, duração, etapas... 2- Apresentação dos participantes (se em processo de seleção); 3- Informação de regas; 4- Apresentação da atividade principal; 5- Avaliação da atividade.

  44. Quais aspectos podem ser trabalhados e avaliados em dinâmicas? -Observação da linguagem corporal (gestos, expressão facial, timbre de voz, contato visual, aparência e apresentação pessoal); -Papéis grupais; -Atitudes; -Comunicação verbal;

  45. -Criatividade; dinamismo; tomada de decisão; clareza nas exposições; comportamento em relação ao grupo; ética; conhecimentos; maturidade; nível cultural; apontamento de soluções; capacidade analítica; etc.

  46. TIPOS DE DINÂMICAS DE GRUPOS: -Execução -comunicação -Situacional

  47. AMBIENTAÇÃO E INTEGRAÇÃO A Ambientação e a Integração constituem o programa de socialização organizacional de uma empresa. A Ambientação se caracteriza por intervenções breves e superficiais, na qual ocorre a apresentação da missão, visão, valores, princípios, setores, produtos e mercado relativos à empresa. Tem como objetivo principal adaptar o novo colaborador ao cargo e à cultura empresarial.

  48. Algumas ações no processo de ambientação: -Escolha de um padrinho; -Apresentação de um vídeo institucional; -Apresentação da empresa (setores, por exemplo); -Visitas às unidades;

More Related