QUE AMOR É ESTE
Download
1 / 26

QUE AMOR É ESTE - PowerPoint PPT Presentation


  • 67 Views
  • Uploaded on

QUE AMOR É ESTE. ÁGAPE. Lição 8  Controvérsia Miqueias 6. Texto Áureo : Ouvi, montes, a contenda do Senhor, e vós, fortes fundamentos da terra; porque o Senhor tem uma contenta com o seu povo, e com Israel entrará em juízo.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about ' QUE AMOR É ESTE ' - josie


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

Li o 8 controv rsia miqueias 6

Lição 8 Controvérsia Miqueias 6


Texto Áureo: Ouvi, montes, a contenda do Senhor, e vós, fortes fundamentos da terra; porque o Senhor tem uma contenta com o seu povo, e com Israel entrará em juízo


Leitura Bíblica: Miqueias 6. 1- 7 6.1 – Ouvi agora o que diz o Senhor: Levanta-te , contende com os montes, e ouçam os outeiros a tua voz.


6.2 – Ouvi, montes, a contenda do Senhor, e vós , fortes fundamentos da terra; porque o Senhor tem uma demanda com o seu povo, e com Israel entrará em juízo .6.3 – Ó povo meu! Que tenho feito? E em que te enfadei? Testifica contra mim .


6.4 – Certamente te fiz subir da terra do Egito e da casa da servidão te remi ; e pus diante de ti a Moisés , Arão e Miriã.6.5 – Povo meu, ora lembra-te da consulta de Balaque rei de Moabe, e do que lhe respondeu Balaão , filho de Beor, desde Sitim até Gilgal para que conheças as justiças do Senhor.


6.6– Com que me apresentarei ao Senhor , e me inclinarei ante o Deus altíssimo? Virei perante ele com holocausto ? com bezerros de um ano?6.7 – Agradar-se-á o Senhor de milhares de carneiro? De dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão? O fruto do meu ventre pelo pecado da minha alma?


Esta parte do livro de Miqueias é uma das partes mais importantes de todas dentre os livros dos Profetas Menores , pois focaliza o homem separado de Deus


A palavra “ controvérsia1. divergência de opiniões2. que gera controvérsia; que gera discussão acalorada 3. duvidoso 4. discutido; debatido 5. contestado 


Introdução à controvérsia do Senhor Mq6.1-5 A palavra “ controvérsia “ ( 6.2 ) tem o mesmo sentido da palavra “ contenda “, de Oséias 4.1. Deus está apresentando Sua queixa contra o Seu povo e convoca a natureza para ser testemunha desse caso judicial. Começa com perguntas ( 6.3 ) e continua lembrando aquilo que fez por Seu povo, ao libertá-lo do Egito e levá-lo à Terra Prometida ( 6.4,5).


O Senhor chega a ponto de perguntar às Suas ovelhas rebeldes: “ O que é que eu tenha feito para aborrecer-vos ?. Ele, o Criador, o Salvador, o Senhor, seu pastor e Rei, lhes pede uma explicação sobre o que fez para magoá-las. Tal comportamento é sinal de um Senhor tão amável e consciente que procura, por todos os meios, trazer o Seu povo de volta a Si.


Eu sou o bom pastor o bom pastor d a sua vida pelas ovelhas jo o 10 11

EU SOU rebeldes: “  O BOM PASTOR; O BOM PASTOR DÁ A SUA VIDA PELAS OVELHAS JOÃO 10.11


A pergunta é feita, sem dúvida, com a intenção de levar Israel, de maneira chocante, a reconhecer sua vergonhosa conduta perante Deus. Ele bem sabe que é totalmente inculpável, e os filhos de Israel, culpados, mas quer tanto restaurá-los, que chega a fazer tais perguntas aparentemente absurdas.


Hebreus Israel, de maneira chocante, a reconhecer sua vergonhosa conduta perante Deus. Ele bem sabe que é totalmente inculpável, e os filhos de Israel, culpados, mas quer tanto restaurá-los, que chega a fazer tais perguntas aparentemente absurdas. 12:6-7Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho.Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?


A réplica dos rebeldes – Mq 6.6,7 Israel, de maneira chocante, a reconhecer sua vergonhosa conduta perante Deus. Ele bem sabe que é totalmente inculpável, e os filhos de Israel, culpados, mas quer tanto restaurá-los, que chega a fazer tais perguntas aparentemente absurdas. O povo , infelizmente, não queria enfrentar o arrependimento conforme Deus exigia. Nem sequer dirigir-se a Deus , então, dirigiu suas palavras a Miqueias. Sua sugestão foi a de oferecer novilhos, carneiros, rios de azeite ou até seus próprios filhos no altar do holocausto , para o perdão dos seus pecados. Não compreendia que esta não era a maneira de se voltar a Deus


De tão corrompido, não entendeu bem os propósitos do Senhor e pensou até no uso de sacrifícios pagãos ( oferecer seus primogênitos ), a fim de satisfazer a Deus. Esse comportamento demostrava que o coração do povo ainda estava envolvido nas densas nuvens do mal, por isso nem sabia qual era o caminho de volta ao aprisco.


Salmos 51:16-17 Senhor e pensou até no uso de sacrifícios pagãos Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos.Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.


O que o Senhor pede Senhor e pensou até no uso de sacrifícios pagãos ( Mq 6.8 ) O proposito do livro responde às perguntas do povo quanto ao que Deus pede a seus filhos:Pratiquem a justiça.Amem a misericórdia.Andem em humildade com o seu Deus.


Esse versículo já foi chamado de Senhor e pensou até no uso de sacrifícios pagãos o coração do Antigo Testamento. São demandas da Lei ( Dt 10.12,13 ); exigências morais de Jeová. Aquele , portanto , que anda em humildade com Deus , praticará a justiça e amará a misericórdia.


Mas, como é possível o homem conduzir-se de tal modo! Sem a obediência aos estatutos divinos não é possível . Primeiramente, o homem precisa do Senhor e de Seu perdão para o que é bom . Também reconhecer que é preciso mudar de vida. Reconhecer a sua total insuficiência e a completa suficiência do Salvador . Ao se entregar inteiramente a Ele, o pecador já transformado passa a andar com humildade diante de Deus.


Preservando nesse caminho, as outras características cristãs , como o amor, a bondade, a justiça e a misericórdia, decorrerão. Israel , no entanto, não estava palmilhando o caminho da humildade. Estava em rebeldia quanto as Leis de Deus e procurando chegar ao Senhor por meio de holocaustos formalistas.


Como nos dias de Saul e Samuel, o povo da época dos profetas precisava ouvir e atender às mesmas palavras que aquele velho declarou ao primeiro rei de Israel “ ... Tem, porventura , o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra ? Eis que o obedecer é melhor do que sacrificar.” l Sm 15.22


Reflita sobre sua vida, e lembre-se Deus abate os soberbos, mas da graça aos humildes.E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado. (Mt 23.12)Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte, (1Pe 5.6)


A injustiça trará desolação mas da graça aos humildes. ( Mq 6.9-16 ) Entretanto , o povo continuou cego e surdo aos apelos de Deus e por isso foi mister que sofresse desolação ( 6.13,16 ). Ao invés de justiça, ´praticava injustiça e impiedade ( 6.10 ). No lugar de misericórdia , havia falsidade e violência ( 6. 11,12 ).


No lugar de misericórdia , havia falsidade e violência ( mas da graça aos humildes.6. 11,12 ). Os filhos de Israel não andavam humildemente perante o Senhor, mas nos conselhos de Onri e Acabe ( os dois reis de Israel de pior reputação; l Rs16.25, 30- 34 ). Por continuarem nas suas iniquidades , o Senhor faria deles “... uma desolação e dos habitantes da sua cidade , um alvo de vaias; assim, trareis sobre vós o opróbio dos povos.6.16


ad