1 / 10

O PLANO DE MARKETING

O PLANO DE MARKETING. Composto de Marketing.

Download Presentation

O PLANO DE MARKETING

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O PLANO DE MARKETING

  2. Composto de Marketing Conhecido também como marketing mix ou 4P’s, esse composto é essencial para a elaboração do plano de marketing de uma empresa, pois é através dele que pode-se encontrar a melhor forma de trabalhar produto, preço, distribuição (praça) e promoção. Dessa forma a empresa poderá atingir os objetivos traçados no seu plano de negócios.

  3. Competências Competências Exigências Exigências da empresa da empresa dos clientes dos clientes Ambiente Ambiente de Marketing de Marketing Composto de Marketing Antes de analisar cada uma das quatro variáveis que compõem o composto deve-se saber que o marketing de uma empresa, ao ser elaborado, deve contemplar três fundamentos.

  4. Produto O conceito de produto ultrapassa o limite da tangibilidade, pois algo para ser consumido ou utilizado não necessariamente deve ser tocado. O produto ganhou novas variações e dimensões que permitem o seu consumo sem sequer ser notado. Por exemplo: ao comprar um carro, o consumidor opta não por acessórios, mas por conforto, luxo, dirigibilidade, segurança, espaço etc, ou seja, conceitos. Mesmo agregando muitas vezes conceitos intangíveis às suas atribuições físicas, o produto deve apresentar alguns componentes, como: marca, embalagem, rótulo, garantia, qualidade e design (estilo).

  5. Produto

  6. Preço O estabelecimento de preços está sujeito a um conjunto de forças complexas e competitivas. Não há como fixar um preço, mas há como criar uma estrutura para determiná-lo de acordo com a variação das condições de mercado e do seu ciclo de vida dos produtos. Duas variáveis que interferem diretamente na formação do preço são: o custo e a demanda. Conforme a aceitação do mercado e o custeio da produção, a empresa adequa a sua política de preços. O preço também abrange: • Política de descontos; • Parcelamentos; • Juros de financiamento; • Formas de pagamento; • Ofertas.

  7. Praça (Distribuição) É o caminho que os produtos percorrem desde o produtor até o consumidor, passando, ou não, por intermediários, como: fabricantes, atacadistas e varejistas.

  8. Praça (Distribuição) O estudo da distribuição inclui: • Localidade; • Tempo de reposição de produtos; • Tempo de entrega; • Vitrines / gôndolas; • Internet; • Mobilidade.

  9. Promoção A forma como se promove o produto (ou o seu conceito) está relacionada diretamente com a via de comunicação que se tem o cliente. Se a via é de mão única ou de mão dupla. Isto implica em tomar decisões com base em feedback do consumidor, e a partir daí serem definidas quais ações serão necessárias para a promoção de um produto. Por exemplo: quanto anos não se vendeu óculos como corretivo visual? Os tempos mudaram e hoje os óculos agregam benefícios além da boa visão, como: moda, status, jovialidade, conforto, leveza, esportividade, discrição etc.

  10. Promoção A promoção envolve: • Relações públicas (publicidade); • Venda pessoal; • Propaganda; • Promoção de vendas.

More Related