M todo dos Centros de Custos, das Se  es Homog neas ou RKW

M todo dos Centros de Custos, das Se es Homog neas ou RKW PowerPoint PPT Presentation


  • 216 Views
  • Uploaded on
  • Presentation posted in: General

Download Presentation

M todo dos Centros de Custos, das Se es Homog neas ou RKW

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


1. Método dos Centros de Custos, das Seções Homogêneas ou RKW

2. Característica Principal Organização dividida em centros de custos, aos quais os custos são alocados através de bases de distribuição. Dos centros, os custos são repassados aos produtos.

3. Exemplo

4. Exemplo

5. Formação dos Centros de Custos Centros determinados por motivos de organização, localização, responsabilidade e homogeneidade. De acordo com o relacionamento com os produtos, os centros de custos podem ser classificados em Diretos e Indiretos.

6. Homogeneidade Um centro é homogêneo se o trabalho realizado nele independe do produto que o utiliza. Quanto mais homogêneos forem os centros (seções), melhor será a qualidade da distribuição dos custos.

7. Exemplos de Seções Produtivas Seção composta por tornos similares. Seção de tornos automáticos, revólver e universais. Teares do mesmo tipo, largura e velocidade. Teares de diferentes larguras, tipos e velocidades. Seção de prensas de mesmo tipo e tamanho. Prensas de várias capacidades.

8. Exemplo

9. Exemplo

10. Centros de Custos Centros diretos: envolvem-se com os produtos. Há como encontrar “boas” bases de distribuição. Centros indiretos: não se envolvem com os produtos. Prestam apoio a outros centros. Seus custos não podem ser “bem” distribuídos aos produtos, mas sim a outros centros.

11. Exemplo

12. Exemplo

13. Exemplo

14. RKW - Etapas Separar os custos em itens. Dividir a empresa em centros de custos. Identificar os custos com os centros (distribuição primária). Redistribuir os custos dos centros indiretos aos diretos (distribuição secundária). Identificar os custos dos centros diretos com os produtos (distribuição final).

15. Distribuição Primária As bases de distribuição primárias devem refletir a efetiva utilização dos recursos pelos centros.

16. Bases de Distribuição Primárias - Exemplos

17. Distribuição Secundária As bases de distribuição secundárias devem refletir a efetiva utilização dos serviços dos centros indiretos pelos centros diretos.

18. Bases de Distribuição Secundárias - Exemplos

19. Matriz de Custos

20. Distribuição Final A atividade de cada seção produtiva é medida por uma unidade de trabalho e, assim, os custos da seção podem ser acompanhados e alocados aos produtos.

21. Unidades de Trabalho - Exemplos

22. Homogeneidade Se uma seção é homogênea, os custos unitários dos elementos que constituem a seção são aproximadamente iguais ao custo unitário médio da seção. Então, a distribuição dos custos torna-se mais correta.

23. Exemplo de Seções

24. Exemplo Ilustrativo 1 centro comum: administração geral 1 centro auxiliar: manutenção 2 centros produtivos: usinagem e montagem 4 itens de custos: salários, depreciação, energia elétrica e materiais de consumo. 2 produtos: P1 e P2 (200 un. P1 e 100 un. P2)

25. Rateio Primário

26. Rateio Secundário

27. Unidades de Trabalho

28. Custos dos Produtos

  • Login