1 / 21

A LOGOMARCA

A LOGOMARCA. Toda empresa deve ter uma logomarca assim como ter um nome. A logomarca pode ser o nome da empresa junto com um ícone ou imagem trabalhada em formas e cores que transmitam a imagem que a empresa pretende fixar para o seu público.

jerzy
Download Presentation

A LOGOMARCA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A LOGOMARCA Toda empresa deve ter uma logomarca assim como ter um nome. A logomarca pode ser o nome da empresa junto com um ícone ou imagem trabalhada em formas e cores que transmitam a imagem que a empresa pretende fixar para o seu público. A logomarca é a síntese da filosofia da empresa e também representa sua imagem. É a representação gráfica da marca da empresa. Sendo a marca o maior patrimônio da empresa, é de grande importância e responsabilidade o trabalho de criação. = US$ 66,3 Bilhões* * Consultoria Millward Brown / 2007

  2. LOGOMARCA ou LOGOTIPO?

  3. LOGOMARCA x LOGOTIPO A logomarca é a versão gráfica do nome da marca. Isto acontece quando associamos à marca alguma imagem, símbolo, sinal ou desenho gráfico.  A esta associação dá-se o nome de logomarca, apelidada de logo. Logotipo é o termo utilizado para as marcas que possuem apenas o nome da empresa, escrito de forma não convencional, representadas apenas em tipologia. Tem a mesma função de identificação da logomarca e, no final das contas, também é um símbolo, mas só com letras.

  4. LOGOMARCA x LOGOTIPO O modo como desenhamos as letras é responsável pela conotação emocional que queremos gerar. Os estilos tipográficos representam o estilo de vida, de época ou a personalidade da marca. É por isso que identificamos a marca Coca-Cola, por exemplo, mesmo quando outra palavra está escrita, porém com a mesma tipologia.

  5. LOGOMARCA x LOGOTIPO No dia a dia, você vai perceber que dá no mesmo, logomarca ou logotipo. Acabam representando sinônimos e a definição do termo não faz diferença. Ambos são a identidade da empresa. Muitos logos constituem-se a partir das iniciais dos produtos e são lidos como letras separadamente, como por exemplo IBM, BMW, 3M e LG. Também existem logos que são formadas pelas iniciais, porém lidas como palavras. Exemplo: FIAT (Fábrica Italiana de Automobilli Torino) e ONU.

  6. A CRIAÇÃO DA LOGOMARCA criação dE logomarca Muitos logos são constituídos de figuras que podem ser abstratas ou imitativas. Figura abstrata é aquela cujo conceito é designado pela forma, enquanto na imitativa, o conceito refere-se a um objeto, independente da forma. Abstrata Imitativa

  7. A CRIAÇÃO DA LOGOMARCA A respeito de figuras imitativas, três possibilidades básicas de tratamento gráfica são dadas a elas: Verossimilhança, Simplificação e Estilização. Verossimilhança: imagem tenta se parecer ao máximo com o objeto. É pouco utilizada pelas empresas.

  8. A CRIAÇÃO DA LOGOMARCA Simplificação: Na simplificação procura-se captar relações e funções ao invés da forma aparente, com economia de elementos gráficos. Há simplificações em diversos graus, como silhuetas, por exemplo. O processo de simplificação é muito usado na comunicação empresarial, devido à sua facilidade de implantação e memorização.

  9. A CRIAÇÃO DA LOGOMARCA Estilização: A supressão ou acréscimo e, principalmente, a modificação de traços distintivos, configura-se como estilização. O objetivo da estilização é provocar um estranhamento no reconhecimento do objeto. O exagero é um importante recurso nesta tendência.

  10. A CRIAÇÃO DA LOGOMARCA A gama de diferenciações possíveis entre os objetos evidencia que alguns apresentam maior potencial para representação do que outros. Entre peixe e anel, podemos dizer que o primeiro tende a possuir maior número de representações que o segundo.

  11. A CRIAÇÃO DA LOGOMARCA Ao criar o logotipo você precisa saber o que é a empresa, qual o seu objetivo, a quem se destina e para que serve. Logotipo é algo para a vida toda. • PRINCIPAIS CRITÉRIOS SEGUIDOS PARA CRIAR UMA LOGOMARCA: • Originalidade e significado • Incorporação da imagem da empresa • Reconhecimento e lembrança • Adaptabilidade • Resistência à fragmentação • Resistência ao tempo • Diante de tantas marcas e possibilidades, é preciso ser original. • Demonstra, em principio, se o produto é confiável, atraente, bonito, desejável. Evite usar formas muito comuns (cliparts). Tente estilizar o desenho, mude as características de uma letra, acrescente formas ou extraia o que ninguém tiraria.

  12. A CRIAÇÃO DA LOGOMARCA 1 - ORIGINALIDADE E SIGNIFICADO: De que adianta uma marca original e bonita, se não transmite significado? O sentido de uma marca deve ser facilmente percebido. Contrariamente à obra de artista plástico, ela é uma obra de arte com aplicação útil, mais técnica do que artística. Tenha olhar crítico. Esta marca está significando alguma coisa? Representa a empresa ou o serviço que presta? Está fácil de compreender? Atente também para o significado dos grafismos que utilizou. Traços retos, por exemplo, traduzem segurança; linhas sinuosas significam leveza e simplicidade. Se você trabalhou só com letras, a fonte escolhida condiz com a empresa? Tem personalidade? Se é empresa séria, use um tipo sério; se é moderna, use um tipo arrojado. Se nenhum tipo serve, desenhe as próprias letras.

  13. A CRIAÇÃO DA LOGOMARCA 2 – INCORPORAÇÃO DA IMAGEM DA EMPRESA: A logo é a síntese da imagem da empresa ou do produto. Deve haver coerência entre o discurso da empresa e o da logo. Uma empresa que se mostra moderna, inovadora e criativa não pode ter uma logo que expresse, por exemplo, serenidade, burocracia, tradicionalismo. O oposto também é verdadeiro: empresas ou produtos tradicionais ou austeros, não podem se expressar com excessivo arrojo em sua identidade visual

  14. A CRIAÇÃO DA LOGOMARCA 3 - Reconhecimento e lembrança: Logo deve ter força, legibilidade e visibilidade. Para que um logotipo seja lembrado, além de sua constante divulgação, deve-se criar uma marca que possa durar anos. Se você for feliz na criação, seu logo será sempre lembrado.

  15. A CRIAÇÃO DA LOGOMARCA 4 – ADAPTABILIDADE: A logo deve possibilitar sua reprodução em qualquer formato ou processo, desde bottons a um outdoor. Os problemas mais comuns dizem respeito à aplicação de logotipos, excessivamente detalhados em materiais com relativa flexibilidade, como por exemplo o couro. Tome cuidado com os efeitos, marcas tridimensionais, com volume, luz e sombra podem se tornar diferentes, mas são de difícil aplicação em certas mídias. Use os efeitos com bom senso. Existe uma nova tendência, as chamadas logomarcas de internet, repletas de efeitos e volumes. São marcas criadas para o ambiente a que se destinam. Mas melhores possuem formas que podem ser reduzidas até o preto-e-branco e continuam reconhecíveis.

  16. A CRIAÇÃO DA LOGOMARCA 5 - Resistência à fragmentação Resistir à fragmentação é um controle de valor da percepção da identidade visual. Um logo forte e autêntico é reconhecido e identificado, mesmo em fragmentos. O teste se aplica, especialmente, a logos de grande difusão.

  17. A CRIAÇÃO DA LOGOMARCA A melhor característica de uma logo é ser facilmente reconhecida. Mesmo quando modificada ou alterada a marca da empresa ou produto à ela associada estará presente em quem a vê. Como um sinal de trânsito, lemos o nome da empresa mesmo que não seja isso que está escrito...

  18. A CRIAÇÃO DA LOGOMARCA 6 – RESISTÊNCIA AO TEMPO: Um bom logotipo é lembrado por muitos anos. Com o passar do tempo, pode sofrer pequenas atualizações, mas é sempre o mesmo. Cuidado com os modismos. Aceite as tendências, mas não se apegue somente a isto. Quando estiver criando um logotipo, pense com olhos no futuro também Logotipo da Coca-Cola desenhando por Frank Robson, patenteado em 1893. Quase sem alterações, é uma marca mundialmente conhecida.

  19. A CRIAÇÃO DA LOGOMARCA Marcas podem ser atualizadas ou mesmo totalmente reformuladas. Exemplos de marcas que sofreram “upgrades”:

  20. A CRIAÇÃO DA LOGOMARCA Marcas podem ser atualizadas ou mesmo totalmente reformuladas. Exemplos de marcas que sofreram “upgrades”: A mudança foi bem conduzida e apropriada, pois ressaltou a marca e facilitou a leitura do logo. De acordo com Beto Guimarães, diretor de criação da Interbrand, o trabalho se baseou em ressaltar a identidade da Votorantim, principalmente quanto ao “V” que ganhou volume, luzes e sombras. A tipografia ganhou uma fonte que aumenta a legibilidade à longas distâncias e cores mais claras, mais alinhadas com a atual postura da Votorantim.

  21. A CRIAÇÃO DA LOGOMARCA Marcas podem ser atualizadas ou mesmo totalmente reformuladas. Exemplos de marcas que sofreram “upgrades”:

More Related