1 / 16

GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade

GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade. UNIDADE I - HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO CAPÍTULO I - CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO PERGUNTAMOS: PORQUE ESTUDAR ADMINISTRAÇÃO NO CURSO DE GASTRONOMIA?. UNIDADE I - HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO

jemima
Download Presentation

GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade

  2. UNIDADE I - HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO CAPÍTULO I - CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO PERGUNTAMOS: PORQUE ESTUDAR ADMINISTRAÇÃO NO CURSO DE GASTRONOMIA?

  3. UNIDADE I - HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO CAPÍTULO I - CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO PERGUNTAMOS: PORQUE ESTUDAR ADMINISTRAÇÃO NO CURSO DE GASTRONOMIA? ”TODOS TÊM NECESSIDADE, EM MAIOR OU MENOR GRAU, DE NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO.” A ESSÊNCIA DO CURSO É MOSTRAR COMO UM EMPREENDIMENTO SE TORNA VIÁVEL COM UMA BOA ADMINISTRAÇÃO. Devemos saber: POR QUE FAZER, O QUE FAZER E COMO FAZER.

  4. UNIDADE I - HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO CAPÍTULO I - CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO - TEXTO: PETER DRUCKER “Transformar a informação em conhecimento e este em ação efetiva é a função específica do administrador e da administração.” "O trabalho de um administrador deve basear-se em uma tarefa a ser cumprida para atingir os objetivos da empresa... o administrador deve ser comandado e controlado pelo objetivo do desempenho, não por seu chefe." "A essência da administração é o ser humano. Seu objetivo é tornar as pessoas capazes do desempenho em conjunto, tornar suas forças eficazes e suas fraquezas irrelevantes, Isso é a organização, e a administração é o fator determinante." “A administração é o órgão específico e distintivo de toda e qualquer organização.” “A administração existe em função dos resultados da instituição. Tem de começar com os resultados pretendidos e de organizar os recursos da instituição de modo que atinja esses resultados. É o órgão que faz com que a instituição – empresa, universidade, hospital, abrigo para mulheres vítimas da violência doméstica – seja capaz de produzir resultados fora dela própria.”

  5. UNIDADE I - HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO CAPÍTULO I - CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO - TEXTO: PETER DRUCKER Nascido em 1909 - 2005 em Viena, detentor de um pensamento lógico infalível, considerado, sem dúvida, o maior pensador, teórico e guru da área de administração. Suas teorias, métodos e conselhos são aplicados e estudados tanto por altos executivos como aspirantes a gerentes. “Administração é simplesmente o processo de tomada de decisão e o controle sobre as ações dos indivíduos, para o expresso propósito de alcance de metas pré determinadas.”(Peter Drucker).

  6. UNIDADE I - HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO CAPÍTULO I - CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO TAREFA DA ADMINISTRAÇÃO A tarefa da administração é interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos da maneira mais eficiente e eficaz. Assim a Administração é o processo de Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar o uso de recursos, a fim de alcançar objetivos.

  7. UNIDADE I - HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO CAPÍTULO I - CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO O QUE É UMA ORGANIZAÇÃO? UMA ORGANIZAÇÃO É UM SISTEMA DE TRABALHO QUE TRANSFORMA RECURSOS EM PRODUTOS E SERVIÇOS.

  8. UNIDADE I - HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO CAPÍTULO I - CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO A ORGANIZAÇÃO É FORMADA POR UM GRUPO DE PESSOAS COM OBJETIVO COMUM E DENTRO DA ORGANIZAÇÃO TEM O ADMINISTRADOR COM A FUNÇÃO DE: PLANEJAR, ORGANIZAR, DIRIGIR E CONTROLAR. VOCÊS COMO GESTORES VÃO PLANEJAR, ORGANIZAR, DIRIGIR E CONTROLAR RECURSOS, QUE PODEM SER FINANCEIROS, HUMANOS E MATERIAIS. 

  9. UNIDADE I - HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO CAPÍTULO I - CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO O PROCESSO DE ADMINISTRAR ENTÃO COMPREENDE:

  10. UNIDADE I - HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO CAPÍTULO I - CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO O PROCESSO DE ADMINISTRAR ENTÃO COMPREENDE:

  11. UNIDADE I - HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO CAPÍTULO I - CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO Estrutura organizacional Forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. BENEFÍCIOS Identificação das tarefas necessárias; Organização das funções e responsabilidades; Informações, recursos, e feedback aos empregados; Medidas de desempenho compatíveis com os objetivos; Condições motivadoras.

  12. UNIDADE I - HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO CAPÍTULO I - CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO Estrutura organizacional Toda empresa possui dois tipos de estrutura: Formal e Informal. Formal: Deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns aspectos pelo seu organograma. Ênfase a posições em termos de autoridades e responsabilidades. É estável. Está sujeita a controle. Está na estrutura. Líder formal.

  13. UNIDADE I - HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO CAPÍTULO I - CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO Estrutura organizacional Informal: Surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolve espontaneamente quando as pessoas se reúnem. Representa relações que usualmente não aparecem no organograma. São relacionamentos não-documentados e não-reconhecidos oficialmente entre os membros de uma organização que surgem inevitavelmente em decorrência das necessidades pessoais e grupais dos empregados.  Está nas pessoas. Sempre existirão. A autoridade flui na maioria das vezes na horizontal. É instável. Não está sujeita a controle. Está sujeita aos sentimentos. Líder informal. Desenvolve sistemas e canais de comunicação.

  14. UNIDADE I - HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO CAPÍTULO I - CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO Estrutura organizacional VANTAGENS DA ESTRUTURA INFORMAL Proporciona maior rapidez no processo. Complementa e estrutura formal. Reduz a carga de comunicação dos chefes. Motiva e integra as pessoas na empresa. DESVANTAGENS Desconhecimento das chefias. Dificuldade de controle. Possibilidade de atritos entre pessoas.

  15. UNIDADE I - HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO CAPÍTULO I - CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO Estrutura organizacional FATORES QUE CONDICIONAM O APARECIMENTO DA ESTRUTURA INFORMAL Interesses comuns Interação provocada pela própria estrutura formal. Defeitos na estrutura formal. Flutuação do pessoal dentro da empresa. Períodos de lazer. Disputa do poder. A estrutura informal será bem utilizada quando os objetivos da empresa forem idênticos aos objetivos dos indivíduos. Existir habilidade das pessoas em lidar com a estrutura informal.

  16. UNIDADE I - HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO CAPÍTULO I - CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO ARTIGOS: - “SEM PLANEJAMENTO FICA DIFÍCIL SE DAR BEM.” - “A IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK.”

More Related