1 / 9

PDGA Venda Nova do Imigrante 2013

Programa de Desenvolvimento dos Gestores Ambientais. PDGA Venda Nova do Imigrante 2013. Projeto de Formação e Mobilização Social para Implantação da Coleta Seletiva com Inclusão Social no município de Alegre – ES.

Download Presentation

PDGA Venda Nova do Imigrante 2013

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Programa de Desenvolvimento dos Gestores Ambientais PDGA Venda Nova do Imigrante2013

  2. Projeto de Formação e Mobilização Social para Implantação da Coleta Seletiva com Inclusão Social no município de Alegre – ES “Organização Social Sustentável” Prefeitura Municipal de Alegre – ES Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente

  3. Justificativa • O município de Alegre possui população nativa de 30.768 habitantes e ainda conta com população flutuante de aproximadamente 5.000 pessoas que na sua maioria são estudantes de ensino técnico e superior. • O desenvolvimento urbano, no município tem aumentado de maneira vertiginosa tornando se uma fonte direta de impacto ao meio, principalmente através da produção excessiva de resíduos sólidos, que é de aproximadamente + ou - 1kg/dia por habitante que contabilizados totalizam em média 30.000 kg de lixo diariamente. Desses, 4.410 kg, apenas, são atualmente, separados e vendidos por serem materiais recicláveis pelo grupo de catadores. • Assim, percebemos que se faz necessário a implantação de ações educativas, informativas, normativas, operacionais, financeiras e de planejamento que devem acontecer de maneira articulada, interligadas e comprometidas entre si, visando o saneamento da questão. • Não deixando de destacar a exigência da Política Nacional de Resíduos Sólidos

  4. Objetivo Geral • Desencadear processos de mobilização social, em especial, dos catadores/ trabalhadores de materiais reaproveitáveis através de ações que promovam educação/formação dos indivíduos para atuarem como agentes multiplicadores e ou gestores objetivando a implantação do processo de gerenciamento integrado dos resíduos

  5. Objetivos Gerais • Formação de multiplicadores e agentes sociais através de capacitação, treinamento de pessoal para atividades de mobilização e sensibilização da sociedade para a implantação do processo de gerenciamento dos resíduos sólidos com a inclusão dos catadores de materiais reaproveitáveis. • Capacitação e organização dos “catadores/trabalhadores de materiais reaproveitáveis” para a formação e gestão da associação e ou cooperativa de trabalhadores em recursos sólidos. • Campanhas de educação ambiental para o consumo, uso e descarte responsável e sustentável dos bens de consumo e ou materiais reaproveitáveis: palestras, seminários, oficinas, distribuição de materiais educativos de forma orientada de maneira formal e não formal.

  6. Metodologia • “Macroeducação Ambiental” que prevê o estabelecimento de relações sociais entre todos baseado no envolvimento efetivo e na cooperação; e a construção de um domínio lingüístico que permita a comunicação e a interdisciplinaridade, facilitando o caminho das ações se divide nas fases de: Planejamento e Organização, Capacitação/Formação, Mobilização Social,Avaliação e monitoramento e se destina a todos os segmentos da sociedade setor produtivo, setor educacional, setor publico e privado,

  7. Fases • Planejamento e Organização: Escala de planejamento municipal, enfatizando ações setoriais com níveis de integração a serem concretizados em torno do projeto de desenvolvimento sustentável do município. • Capacitação/Formação: Capacitação e Sensibilização/Conscientização Ambiental de Forma Integrada dentro de uma proposta de capacitação descentralizada e voltada a atender a realidade local e agentes do presente e do futuro. • Mobilização Social: Estratégias/ações integradas e interativas de comunicação envolvendo a produção e distribuição de materiais educacionais, campanhas de educação ambiental e o uso de mídias de largo alcance – EDUCOMUNICAÇÂO AMBIENTAL.

  8. Fases • Avaliação e Monitoramento: Revisão periódica do planejamento, aprimorando o processo em curso e ainda identificar as causas dos problemas enfrentados , a revisão dos mesmos ( metas e estratégias propostas). • Indicadores: • Critério econômico- financeiro: melhoria do poder aquisitivo dos catadores/trabalhadores, valor do material coletado, valor de comercialização do material; • II – Critério ambiental: soluções adotadas para a recuperação e ou manutenção dos recursos naturais (água, ar, solo, flora e fauna) do município. • II – Critério social: famílias trabalhando no lixão, nº de alunos matriculados e freqüentando a escola, Geração de trabalho e renda, ascensão social, inclusão dos trabalhadores em programas sociais, grau de satisfação e envolvimento e satisfação dos catadores. • II – Critério político gerencial: celebração de convenio de cooperação técnica, estabelecimento de parcerias, acordos compensatórios.

  9. Capacidade Técnica e Gerencial • Gestão Ambiental: Processo de Implantação da Unidade de triagem devidamente licenciada (termino das obras e licitação para aquisição dos equipamentos) e Proposta de Um Plano de Ação para Resíduos considerando o Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. • Educação Ambiental : Inserção no projeto de gerenciamento de resíduos sólidos em parceria com as Unidades Educacionais. Elaboração do Programa de Educação Ambiental de Alegre – PEEA, Projetos de recolhimento de Pilhas e Baterias ( em curso).

More Related