Ecocar
This presentation is the property of its rightful owner.
Sponsored Links
1 / 5

Pedro Silva PowerPoint PPT Presentation


  • 55 Views
  • Uploaded on
  • Presentation posted in: General

Ecocar. Pedro Silva. Escola Profissional CIOR. Vila Nova de Famalicão - Braga. 11º ano; Práticas Oficinais; Física e Química; Tecnologias e Processos; Desenho Técnico. 4 alunos – 1 prof. Os primeiros passos.

Download Presentation

Pedro Silva

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


Pedro silva

Ecocar

Pedro Silva

Escola Profissional CIOR

Vila Nova de Famalicão - Braga

11º ano; Práticas Oficinais; Física e Química; Tecnologias e Processos; Desenho Técnico

4 alunos – 1 prof.


Pedro silva

Os primeiros passos

Com esta actividade “Rali Solar” Foi-nos lançado um desafio. Construir um carro a energia solar como se pode ver nas figuras ao lado.

O nosso carro numa numa fase exploratória

O nosso projecto inicial

Nasce o “ECOCAR”


Pedro silva

3

1

2

4

8

5

6

7

Para a construção do nosso “ECOCAR” tomamos notas (Fig.1), realizamos ensaios e aproveitamos alguns materiais a utilizar (compromisso entre a resistência mecânica e a densidade Fig 1, 2 e 5), ensaios com as células solares Fig. 3 adquiridas e fornecida com o kit, ensaios nos motores Fig. 4, 7 e 8, no regulador electrónico Fig. 6 e posteriormente será ensaiado o nosso ECOCAR para eventuais ajustes.


Pedro silva

Na escola já existia um pequeno modelo de carro solar

muito simples que sempre nos cativou.

Quando nos foi lançado o desafio para participarmos na actividade “Rali Solar” aderimos de imediato. Consultamos o regulamento, alguns sites australianos e vídeos do grande prémio frei Gil. Tomamos algumas notas sobre os materiais a utilizar. As ideias foram surgindo e fomos fazendo algumas experiências com o kit didáctico fornecido. Aqui e ali íamos interrogando os nossos professores sobre as melhores soluções a adoptar pois para nós um carro era diferente de um barco do qual já tínhamos experiência.

Depois fizemos um projecto no autocad e de seguida construi-mos as partes laterais, e a sua frente em wallmate. A base será feita em madeira de balsa com reforços de alumínio. As células fotovoltaicas constituirão um só conjunto de acordo com o regulamento. Apesar das células fornecidas serem diferentes, o espaço utilizado permite que não se ultrapassem os 12W, (10V; 500mA). As células serão ligadas em 2 conjuntos ligados em série longitudinal que por sua vez serão ligados em paralelo. O tempo previsto inicialmente foi ultrapassado devido a algumas dificuldades com as células a escolher para combinar com a fornecida. As rodas foram também um problema pois pretendíamos um conjunto bastante leve.

O nosso carro numa numa fase de corte do wallmate e esboço da montagem


Pedro silva

Na nossa escola, temos no final do curso a chamada Prova de Aptidão Profissional. Este projecto poderá ser a ponte para um projecto de maiores dimensões no próximo ano. Embora o carro ainda não esteja terminado todos os colegas estão ansiosos pelos testes finais. É sem dúvida um projecto mobilizador de vontades e de curiosidade pelos aspectos científicos relacionados com as várias áreas abrangidas pelo projecto. Foram consultados vários manuais fornecidos pelos professores relacionados com a electricidade, as leis da Física, as células fotovoltaicas e vários sites relacionados com as energias renováveis, slot cars e competições australianas.


  • Login