1 / 6

A Privacidade das Figuras Públicas

A Privacidade das Figuras Públicas. As Figuras Públicas.

jaser
Download Presentation

A Privacidade das Figuras Públicas

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A Privacidade das Figuras Públicas

  2. As Figuras Públicas As celebridades, funcionários públicos e cidadãos comuns envolvidos em incidentes notáveis, são todos legalmente definidos como figuras públicas. De facto, as figuras públicas têm muito pouco direito à privacidade em relação às demais pessoas. Figura pública: uma pessoa que conquistou a fama ou a notoriedade, ou que voluntariamente se envolveu numa polémica pública. Uma figura pública movendo um processo por difamação deve provar que o acusado agiu de má fé. Exemplo: estrelas de cinema como Brad Pitt ou Gwyneth Paltrow estão nesta categoria.

  3. Paparazzi “Paparazzi” – a expressão deriva de uma personagem do filme de Fellini “La Dolce Vitta”, que se chamava Paparazzo. Este personagem foi inspirado numa personagem real, o italiano Tazio Secchiaroli, um fotógrafo “de rua” que apanhou desprevenidas algumas celebridades, vendendo depois as fotos captadas. Foi ele o primeiro do ramo. Paparazzi : São repórteres fotográficos que funcionam um pouco como detectives privados, seguem as celebridades por todo o lado de forma a fotografar e apanhar algo que possa ser notícia. Têm uma vasta rede de informadores pagos, para dar informações sobre as rotinas das celebridades e um alerta de quando estão nos locais. Geralmente não estão ligados a nenhum meio de comunicação. São freelancers (alguns até têm agente) e trabalham na base da melhor oferta. Os preços variam, do interesse da foto ou o que contém.

  4. A Relação A relação entre celebridades e media cor-de-rosa vive um constante amor/ódio. São os media que os ajudam a encontrar o seu espaço, visibilidade, que os promovem, mas tudo tem um revés. Gossip, rumores, e uma exposição constante, e por vezes abusiva da sua vida, é o preço que as celebridades pagam pela fama; tudo isto movido á curiosidade humana. Reprovável ou não, a verdade é que a imprensa cor-de-rosa cresce e expande-se a olhos vistos, até num mercado jornalístico em queda, como é o caso do português. O c7nema.net também foi contagiado por este “bichinho” do “fait-divers” cor-de-rosa, através da criação do canal Gossip, onde tentamos, mais do que grandes escândalos, anunciar novidades e curiosidades sobre a vida das estrelas que nos habituamos a ver no grande ecrã. Mas qual é a linha que traça o público do privado, temos também o direito como consumidores de exigir que outras vidas sejam destruídas?!

  5. Legislação A legislação não é completamente clara sobre como evitar os paparazzis. As fotos tiradas em locais privados e publicadas sem autorização podem gerar processos em tribunais, geralmente demasiado longos e nada compensadores financeiramente. No entanto, um novo meio de transmissão de informações veio ainda complicar mais o conceito de vida privada para os famosos, a Internet. Fotos, vídeos, entre outras coisas circulam livremente pela Web sem que, na maioria dos casos se consiga sequer definir qual a fonte de origem.

  6. Dicas para Escapar aos Paparazzis Nenhum de nós está livre de um momento para o outro se tornar numa figura pública e assim, alvo da curiosidade dos paparazzis. Por isso mesmo, aqui ficam alguns truques revelados pelas próprias celebridades, de como fugir ao assédio paparazzi: 1 – Sair sempre de casa com a mesma roupa (dessa forma nenhuma revista comprará as fotos por parecerem sempre as mesmas, e é de muito maior dificuldade para o paparazzi provar a sua data exacta e actualidade) 2 – Disfarçar-se (esta é usada por muitas figuras que conhecemos) 3 – Sair com amigos anónimos e pedir que nos chamem muito alto por outro nome (pode não resultar mas será certamente divertido) 4 – Nunca aparecer em público (esta opção pode trazer alguns dissabores por possibilitar que outros se façam passar pela verdadeira celebridade, como aconteceu a Stanley Kubric) 5 – Comprar uma ilha (não é acessível a todos mas parece um modo de se livrar de olharem indiscretos) 6 – Manter os media informados, enviando informações e fotos periodicamente (é uma forma de evitar perseguições movidas pelos desejos de lucro dos media) 7 – Abandonar a carreira artística (medida extrema)

More Related