1 / 21

História e Geografia de Portugal 6.º Ano

História e Geografia de Portugal 6.º Ano. A Revolução Republicana e a queda da Monarquia. A Revolução Republicana e a queda da Monarquia. Razões da queda da Monarquia:

jase
Download Presentation

História e Geografia de Portugal 6.º Ano

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. História e Geografia de Portugal6.º Ano A Revolução Republicana e a queda da Monarquia

  2. A Revolução Republicana e a queda da Monarquia Razões da queda da Monarquia: • Apesar do desenvolvimento industrial verificado na 2ª metade do século XIX, grande parte da população portuguesa continuava a trabalhar na agricultura; • As fábricas localizavam-se sobretudo nas regiões de Lisboa e Porto; • O país tinha grandes dívidas; • A maior parte da população vivia mal; • Grande agitação e falta de liberdade.

  3. A Revolução Republicana e a queda da Monarquia Em 1876, formou-se o Partido Republicano Português, que propunha substituir a Monarquia pela República.

  4. A Revolução Republicana e a queda da Monarquia Um novo acontecimento relacionado com as colónias portuguesas em África contribuiu para que o Partido Repúblicano fosse ganhando cada vez mais apoiantes.

  5. A Revolução Republicana e a queda da Monarquia Portugal, depois da independência do Brasil, organizou viagens de exploração em África, com o objectivo de dominar as terras compreendidas entre Angola e Moçambique. Em 1886, Portugal apresentou um mapa (mapa cor-de-rosa), onde constavam os territórios a que se julgava com direitos. A Inglaterra opôs-se à pretensão de Portugal e, em 1890, enviou um ultimato, exigindo que os portugueses abandonassem esses territórios, sob pena de declaração de guerra. O rei D. Carlos e o governo aceitaram a exigência britânica, deixando o país numa posição humilhante.

  6. A Revolução Republicana e a queda da Monarquia - Em 31 de Janeiro de 1891 dá-se no Porto a primeira revolta armada contra a monarquia .

  7. A Revolução Republicana e a queda da Monarquia - No dia 1 de Fevereiro de 1908, em Lisboa, ocorre o regicídio: são mortos num atentado o rei D. Carlos I e o príncipe herdeiro, D. Luís Filipe.

  8. A Revolução Republicana e a queda da Monarquia - Sobe ao trono D. Manuel II que viria a ser o último rei em Portugal.

  9. A Revolução Republicana e a queda da Monarquia A 4 de Outubro de 1910, em Lisboa, deu-se a revolução republicana. Partiu de pequenos grupos de conspiradores a que a população aderiu. O exército monárquico não se conseguiu organizar e os revoltosos venceram. Na manhã de 5 de Outubro de 1910, dirigentes do Partido Republicano, na varanda do edifício da Câmara Municipal de Lisboa, proclamaram a implantação da República em Portugal.

  10. A Revolução Republicana e a queda da Monarquia Após a proclamação da República foi criado um governo provisório, presidido por Dr. Teófilo Braga.

  11. A Revolução Republicana e a queda da Monarquia • Adoptou-se uma nova bandeira; • O hino nacional passou a ser A Portuguesa; • A moeda passou a ser o escudo em vez do real; - Estabeleceu-se a igualdade entre filhos legítimos e ilegítimos. Medidas tomadas pelo governo provisório:

  12. A Revolução Republicana e a queda da Monarquia  O governo provisório organizou eleições para formar a Assembleia Constituinte, a qual organizou a nova constituição. A Constituição Republicana ficou conhecida como a Constituição de 1911 pois foi aprovada a 19 de Agosto desse ano. Manuel de Arriaga foi o 1º Presidente da República eleito pelo povo.

  13. A Revolução Republicana e a queda da Monarquia • Segundo a Constituição republicana: • Todos são iguais perante a lei; • A expressão do pensamento é livre; • Separação dos poderes: legislativo, executivo e judicial.

  14. A Revolução Republicana e a queda da Monarquia Em 1911, 70% da população portuguesa era analfabeta. Portugal precisava de trabalhadores mais instruídos e capazes de acompanhar a evolução das técnicas.

  15. A Revolução Republicana e a queda da Monarquia Os governos republicanos vão tomar medidas para melhorar a instrução dos portugueses: • criaram o ensino infantil para crianças dos 4 aos 7 anos; • tornaram o ensino primário obrigatório e gratuito para as crianças entre os 7 e os 10 anos; • criaram novas escolas do ensino primário e técnico (escolas agrícolas, comerciais e industriais); • fundaram "escolas normais" destinadas a formar professores primários; • criaram Institutos Superiores de ensino técnico; • criaram as Universidades de Lisboa e Porto e reformaram a deCoimbra.

  16. A Revolução Republicana e a queda da Monarquia Medidas para defender os trabalhadores: • direito à greve; • direito a 8 horas de trabalho diário e a um dia de descanso semanal; • criação de um seguro obrigatório para a doença, velhice e acidentes de trabalho.

  17. A Revolução Republicana e a queda da Monarquia Em 1914, os sindicatos uniram-se e surgiu a União Operária Nacional, mais tarde (1919) Confederação Geral do Trabalho. A mobilização dos trabalhadores para as greves era grande; algumas estendiam-se a todo o país - greves gerais.

  18. A Revolução Republicana e a queda da Monarquia A 1º Guerra Mundial Entre 1914 e 1918 deu-se uma Grande Guerra na Europa. De um lado estava a Inglaterra e do outro a Alemanha. Lutavam entre si pelo domínio de territórios fora da Europa (nomeadamente em África). Em 1916 Portugal tornou-se aliado da Inglaterra, prendendo os barcos alemães que na altura se refugiavam no nosso país. A Alemanha declarou guerra a Portugal e as nossas tropas partiram para a França e para Angola e Moçambique, onde os alemães nos atacavam.

  19. A Revolução Republicana e a queda da Monarquia • Em 1918, a guerra terminou com a derrota da Alemanha e a morte de milhares de portugueses. • Consequências da Guerra • Os preços dos produtos subiram enquanto que os salários não acompanhavam essa subida; • - A guerra aumentou as despesas do Estado e a divida externa, pedindo cada vez mais empréstimos ao estrangeiro. Portugal viu-se obrigado a aumentar os impostos; • - Eram frequentes as greves, as revoltas, os assaltos aos armazéns de alimentos e os atentados à bomba.

  20. A Revolução Republicana e a queda da Monarquia

  21. A Revolução Republicana e a queda da Monarquia Instabilidade governativa Os governos iam caindo uns atrás dos outros, porque não apresentavam soluções para a crise e os deputados dos diferentes partidos políticos não se entendiam. Entre 1910 e 1926 Portugal teve 9 Presidentes da Republica e 45 Governos. Em 28 de Maio de 1926, uma acção militar chefiada pelo General Gomes da Costa pôs fim à 1ª República.

More Related