1 / 19

Cinética Química

Cinética Química. By Ducha.

janae
Download Presentation

Cinética Química

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Cinética Química By Ducha

  2. Reações químicas são um conjunto de fenômenos nos quais duas ou mais substâncias reagem entre si, dando origem a diferentes compostos. Equação química é a representação gráfica de uma reação química, onde os reagentes aparecem no primeiro membro, e os produtos no segundo. incolores A diminuição da concentração de bromo à medida que o tempo passa manifesta-se por uma perda de cor da solução

  3. Condições para a ocorrência de uma reação: • Natureza dos reagentes ou a "afinidade química“. • Contato entre os reagentes. • Choques eficazes: • Energia de ativação. • Complexo ativado.

  4. I I H H eficaz H HI + HI H I I H Choque I H I H I H Não eficaz I2 + H2 I I H I H I2 H2 Teoria das colisões As reações químicas se produzem através dos choques eficazes entre as moléculas do reagentes. Exemplo: Reação da formação de HI a partir de I2 e H2 Além do choque ser eficaz as moléculas tem de ter uma energia suficiente, esta energia mínima se denomina energia de ativação.

  5. Colisão eficaz EA = Força e orientação correta = complexo ativado= produtos

  6. H I EA H I C.A Reagentes Produtos

  7. Complexo ativado: é a espécie formada transitoriamente pelas moléculas de reagentes, como resultado da colisão, antes da formação do(s) produto (s). EA ∆H = Hp - Hr

  8. Complexo ativado Complexo ativado Energia de ativação Energia de ativação Reagentes Energia H<0 Produtos Energia H>0 Produtos Reagentes Progesso da reação Progresso da reação Reação exotérmica Reação endotérmica Energia de ativação O complexo ativado é uma associação transitória muito instavel, com energia superior às das moléculasde reagentes e produtos.

  9. Cinética química é a área da química que estuda a velocidade das reações química. Assim como os fatores que influenciam a velocidade destas reações. • A velocidade de uma reação é a rapidez com que os reagentes são consumidos ou rapidez com que os produtos são formados. • As velocidades das reações químicas são determinadas através de leis empíricas, chamadas leis da velocidade.

  10. Lei da Velocidade de Guldberg/ Waage Dado a reação abaixo: Estabele-se a seguinte lei, segundo os experimentos de Guldberg/ Waage:

  11. Velocidade Média A maneira mais usual de se medir a velocidade de uma reação química é a relação entre a concentração de um dos reagentes do meio reacional e o tempo. Logo: Vm= 0,6-0,1 200-0 Vm= -- 0,002mol/s Velocidade é positiva para produtos e negativa para reagentes. Modular Vm= 0,02-0,04 800-400 Vm= - 0,00005mol/s

  12. Velocidade média de uma reação Dado a reação: A velocidade média de uma reação é definida como a variação da concentração de produtos ou de reagentes que ocorrem por unidade de tempo. Logo:

  13. Fatores que influenciam na velocidade de uma reação química • Concentração dos reagentes; • Temperatura; • Superfície de Contato • Presença ou não de catalisadores.

  14. Reação não catalisada Reação catalisada Complexo ativado Complexo ativado Energia de ativação E.A Energia de ativação Energia potencial Reagentes H<0 Energia potencial Produtos Produtos H>0 Progresso da reação Reagentes Reação exotérmica Progresso da reação Reação endotérmica Gráfico de perfil da reação com e sem catalisador

  15. LEI DA VELOCIDADE DETERMINADA SOMENTE COM TABELAS DE DADOS PRÁTICOS

  16. Equação da velocidade x 1 y 2 V= K • Veja na tabela • Quando mantemos a concentração de HgCl2 e dobramos a de C2O4 a velocidade quadruplica, portanto potencia 2 para a influencia de C2O4 • Quando matemos C2O4 e dividimos pela metade HgCl2 divide-se a velocidade pela metade também , portanto diretamente proporcional isto é: potencia 1 para HgCl2

More Related