1 / 11

Leigos Teresianos em oração

Leigos Teresianos em oração. Faça conosco esta experiência de oração teresiana !. Caro amigo, que partilha da espiritualidade teresiana, convidamos você a meditar conosco, partindo da leitura do LIVRO DA VIDA, de nossa Mestra de Oração, Teresa de Jesus. Durante uns instantes,

jafari
Download Presentation

Leigos Teresianos em oração

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Leigos Teresianos em oração Faça conosco esta experiência de oração teresiana!

  2. Caro amigo, que partilha da espiritualidade teresiana, convidamos você a meditar conosco, partindo da leitura do LIVRO DA VIDA, de nossa Mestra de Oração, Teresa de Jesus.

  3. Durante uns instantes, faça silêncio dentro de si e ao seu redore tome consciência da presença deste Deus de amor, que está aqui, enquanto você reza diante do computador, enchendo você de vida. Peça a graça de poder crescer na fé e no encontro com os irmãos através deste momento de oração. Peça a graça de se deixar esculpir e modelar por Deus!

  4. Orar é conversar com Aquele que sabemos que nos ama, diz Santa Teresa d’Ávila. Inicie sua oração analisando: “Como é que anda a minha relação com Deus? O que é que tenho para agradecer?” Dê graças por tudo de bom em sua vida e peça perdão por aquilo que o impede de crescer na relação de amizade com Deus, aquilo que o impede de amar os irmãos.

  5. Convidamos agora você a ler/reler conosco o Livro da Vida. Queremos, a partir da leitura do Capítulo I, meditando sobre as palavras de Teresa, colocarmo-nos em atitude orante. Sugerimos que você registre, por escrito, suas reflexões. É sempre interessante voltarmos aos nossos registros ao longo de nossa caminhada de oração. Se você sentir vontade, partilhe conosco suas reflexões, suas orações através deste grupo de leigos... É na troca, na partilha que crescemos juntos como cristãos!

  6. Nesta primeira obra de Teresa que queremos ler e meditar juntos, a Santa faz um relato de toda a sua vida. A oração é sempre uma revisão de vida. Santa Teresa, através do olhar sobre sua existência, cada vez mais estabelece um diálogo com Deus. E você? Procura rever sua vida, seu cotidiano, O dia que passou, numa forma de comunicação com Deus?

  7. “Lastimo quando relembro as boas inclinações...” , nos diz Teresa no Capítulo I. Sei reconhecer os dons (as boas inclinações) que recebo diariamente, fazendo-os frutificar? Como se “multiplicam” os dons recebidos (cf. parábola do Filho Pródigo)?

  8. Logo nas páginas iniciais do Capítulo I, Teresa nos conta que era seu desejo inocente e próprio do século XV, viver, junto com seu irmão Rodrigo, o “martírio” como forma de amar a Deus. Qual o “martírio” a que nos impomos todos os dias como “forma equivocada” de amar a Deus? O que Deus quer é “sacrifícios cruentos”, “martírios”? Confronte a Palavra de Deus que diz que “Deus não quer sacrifícios, mas um coração arrependido”.

  9. “Procurava a solidão para rezar minhas devoções...” É importante/necessário buscar solidão para rezar? O que significa “estar no deserto” para rezar? Jesus também buscava a solidão para rezar? Quando? Isto faz parte da minha rotina ou de meu plano de vida?

  10. Procure fazer uma síntese de tudo o que você aprendeu/meditou/rezou a partir da leitura do Capítulo e resuma em uma ou duas decisões quanto ao seu desejo de aumentar sua amizade com Deus. Registre se achar necessário.

  11. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,Assim como era no princípio, agora e sempre. Encerre sua oração e leve os frutos para o seu dia-a-dia.

More Related