1 / 31

Slide sem t

jacob
Download Presentation

Slide sem t

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


    2. Bronfenbrenner Nasceu em Moscou em 1917, formou-se em Psicologia e Música. Viveu num momento de profundas transformações sociais e políticas. Veio ainda criança para os Estados Unidos, sendo criado dentro da tradição judaica. Conviveu num ambiente multicultural, tendo contato com diferentes grupos étnicos e culturais. Morava com os pais numa instituição rural para pessoas com retardo mental, que variavam de 3 a 80 anos

    3. Bronfenbrenner “A Ecologia do desenvolvimento humano envolve o estudo científico da acomodação progressiva, mútua, entre um ser humano ativo, em desenvolvimento, e as propriedades em mudança dos ambientes imediatos em que a pessoa em desenvolvimento vive, conforme esse processo é afetado pelas relações entre esses ambientes e pelos contextos mais amplos em que estão inseridos”.

    4. Bronfenbrenner A abordagem ecológica do desenvolvimento privilegia: - aspectos saudáveis do desenvolvimento - os estudos são realizados em ambientes naturais - a análise da participação da pessoa é focalizada no maior número possível de ambientes e em contato com diferentes pessoas. As pesquisas devem envolver quatro níveis dinâmicos e interrelacionados: pessoa, processo, contexto e tempo (modelo PPCT).

    5. Bronfenbrenner O ambiente ecológico envolve a situação imediata, as intercorrelações entre os ambientes e as influências externas, identificando quatro níveis de influência ambiental, que formam um conjunto de estruturas seriadas: ? microssistema ? mesossistema ? exossistema ? macrossistema

    7. A Teoria Ecológica do Desenvolvimento Humano Urie Bronfenbrenner O desenvolvimento humano é um conjunto de sistemas aninhados em que a pessoa em desenvolvimento é, ao mesmo tempo, capaz de ser influenciada por esses sistemas, como também determinar mudanças que neles ocorrem.

    13. ATIVIDADES MOLARES Característica: persistência temporal e significância para os indivíduos envolvidos no ambiente. Expressam o mecanismo interno e as manifestações externas do crescimento psicológico.

    14. ATIVIDADES MOLARES Capacidade que cada indivíduo tem para invocar objetos, pessoas e eventos que não estejam presentes no ambiente imediato – ecologia da vida mental. Exemplo: criança em fase de aquisição da linguagem. Quando demonstra autonomia para comunicar-se – fala intencionalmente

    15. ATIVIDADES MOLECULARES Atividades menos significantes e de pequena duração.

    16. DÍADA Díada – sistema de duas pessoas. Uma relação é obtida sempre que uma pessoa prestar atenção ao comportamento de outra pessoa, ou participar com ela de alguma atividade. Bidirecional.

    17. Diada Observacional Basta que um dos indivíduos se mantenha prestando atenção a atividade do outro e que este perceba que está sendo observado. Exemplo: criança que observa a mãe cozinhando e a mãe conversa.

    18. Díada de atividade conjunta 2 (dois) participantes percebem a si próprios fazendo alguma coisa em conjunto – não necessariamente a mesma coisa. Exemplo: mãe lê história para filho e vai apontando as figuras relativas ao desenrolar da história.

    19. Díada de atividade conjunta Reciprocidade Interação entre as 2 pessoas gerando força motivacional. Exemplo: Jogo de Pingue Pongue os jogadores jogam cada vez mais rápido buscando estratégias mais complexas.

    20. Díada de atividade conjunta Equilíbrio de poder É importante que a dominâcia não permaneça com o mesmo sujeito havendo um equilíbrio de poder. Exemplo: Jogo de Tênis – ponto de saque ( continuo com direito a jogar).

    21. Díada de atividade conjunta Relação afetiva A medida que as pessoas se envolvem numa relação de Díada tendem a desenvolver sentidos mais pronunciados em relação uns aos outros.

    22. Díada primária Tipo mais duradouro de relações interpessoais ela continua existindo para os participantes, mesmo quando não estão juntos. EXEMPLO: Imaginar o que a outra pessoa está fazendo ou pensando. Força poderosa na motivação para aprendizagem e no direcionamento do desenvolvimento.

    23. Papéis O comportamento típico de um indivíduo em relação a alguma profissão ou posição social, é entendido como sendo seu papel perante aquela sociedade.

    26. MESOSSISTEMA Transição ecológica – sempre que uma pessoa se envolve num determinado ambiente pela primeira vez (passagem de um ambiente já familiar para um outro ainda desconhecido). Laço Primário – a pessoa esta envolvida em mais de um ambiente do mesossistema. Laço Secundário – outras pessoas que participam desse mesmo sistema, sem serem sujeitos principais da atividade molar.

    27. MESOSSISTEMA Exemplo: criança (laço primário) que freqüenta a escola e tem a sua vida familiar em casa e seus pais (laço secundário) participam do circulo de pais e mestres na escola e convivem com a criança em casa.

    28. MESOSSISTEMA Laço Indiretos Ligação Intermediária – a pessoa não participa diretamente em nenhum dos ambientes que caracterizam participação multiambiental mais tem influência sobre aquele ambiente. Exemplo: diretor da escola – não participa da sala de aula, nem na casa do aluno mais pode exercer influência em ambos os ambientes.

    29. MESOSSISTEMA Comunicação Interambiental Informação ou mensagem transmitida de um ambiente para outro. Comunicação Via Telefônica – Bilateral Comunicação Via Televisão - Unilateral.

    30. MESOSSISTEMA Conhecimento Interambiental Informações ou experiências que existem em um ambiente em relação ao outro. Exemplo: a criança antes de ir para a escola já recebeu em casa diversas informações sobre o ambiente escolar.

    31. EXOSSISTEMA Um ou mais ambientes que não envolvem a pessoa em desenvolvimento como um participante ativo, mas nos quais acontecem eventos que afetam, ou podem ser afetados por coisas que ocorram naquele ambiente. Exemplo: o ambiente de trabalho dos pais em relação a criança. EMPRESA/HOSPITAL/PREFEITURA

    32. MACROSSISTEMA CULTURA/ SISTEMA POLÍTICO/ SISTEMA ECONÔMICO

More Related