1 / 9

Método Hipotético-dedutivo Segundo Bunge

Método Hipotético-dedutivo Segundo Bunge. Colocação do problema reconhecimento dos fatos descoberta do problema formulação do problema Construção de um modelo teórico seleção dos fatores pertinentes invenção das hipótese centrais e das suposições auxiliares.

issac
Download Presentation

Método Hipotético-dedutivo Segundo Bunge

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Método Hipotético-dedutivoSegundo Bunge Colocação do problema reconhecimento dos fatos descoberta do problema formulação do problema Construção de um modelo teórico seleção dos fatores pertinentes invenção das hipótese centrais e das suposições auxiliares

  2. Método Hipotético-dedutivoSegundo Bunge Dedução de conseqüências particulares procura de suportes racionais procura de suportes empíricos Teste das hipóteses esboço da prova execução da prova elaboração dos dados inferência da conclusão Adição ou introdução das conclusões na teoria comparação das conclusões com predições e retrodições reajuste do modelo sugestões para trabalhos posteriores

  3. Método Dialético As Leis da Dialética ação recíproca, unidade polar ou “tudo se relaciona”; mudança dialética, negação da negação ou “tudo se transforma” passagem da quantidade à qualidade ou mudança qualitativa; interpenetração dos contrários, contradição ou luta dos contrários: principais características da contradição: é interna; é inovadora; unidade dos contrários.

  4. Métodos Específicos das Ciências Sociais O Método e os Métodos o método de abordagem indutivo - constatações particulares às leis e teorias; dedutivo - parte de teorias e leis predizendo ocorrência de fenômenos particulares; hipotético-dedutivo - lacuna percebida, formula hipóteses, inferência dedutiva, testa a predição da ocorrência de fenômenos abrangidos pela hipótese; dialético - penetra o mundo dos fenômenos através da ação recíproca, da contradição e da mudança dialética que ocorre na natureza e na sociedade.

  5. Métodos Específicos das Ciências Sociais os métodos de procedimento - etapas concretas da investigação científica Método Histórico Ex. para descobrir as causas da decadência da aristocracia cafeeira, investigam-se os fatores sócio- econômicos do passado (Lakatos, 1981:32) Método Comparativo Ex. organização de empresas norte-americanas e japonesas (Lakatos, 1981:32). *Nas classificações permite a construção de tipologias; e *pode apontar vínculos causais entre fatores presentes e ausentes a nível de explicação.

  6. Métodos Específicos das Ciências Sociais os métodos de procedimento - continuação Método Estatístico Ex. verificar a correlação entre nível de escolaridade e número de filhos (Lakatos, 1981:32-3) Significa reduzir os fenômenos sociológicos, políticos, econômicos etc a termos quantitativos e a manipulação estatística, que permite comprovar as relações dos fenômenos entre si. É um método de experimentação e prova, pois é método de análise. Método Tipológico Ex. Estudo de todos os tipos de governo democrático, do presente e do passado, para estabelecer as características típicas ideais da democracia (Lakatos, 1981:33-4)

  7. Métodos Específicos das Ciências Sociais os métodos de procedimento - continuação Método Funcionalista Ex. análise das principais diferenciações de funções que devem existir num pequeno grupo isolado, para que o mesmo sobreviva; (Lakatos, 1981:34) Método mais de interpretação do que de investigação - estuda a sociedade do ponto de vista da função de suas unidades, isto é, como um sistema organizado de atividades. O conceito de sociedade é visto como um todo em funcionamento, um sistema em operação.

  8. Métodos Específicos das Ciências Sociais os métodos de procedimento - continuação Método Estruturalista Caminha do concreto para o abstrato e vice-versa, dispondo, na segunda etapa, de um modelo para analisar a realidade concreta dos diversos fenômenos. Ex. estudo das relações sociais e aposição que estas determinam para os indivíduos e os grupos, com a finalidade de construir um modelo que passa a retratar a estrutura social onde ocorrem tais relações; (Lakatos, 1981:34) Não se analisa mais os elementos em si, mas as relações que entre eles ocorrem, pois somente estas são constantes, ao passo que os elementos podem variar.

  9. Métodos Específicos das Ciências Sociais os métodos de procedimento - continuação Métodos e Quadro de Referência Uso concomitante dos diversos métodos Ex. para analisar o papel que os sindicatos desempenham na sociedade, pode-se pesquisar a origem e o desenvolvimento do sindicato, e a forma específica em que aparece nas diferentes sociedades: método histórico e comparativo. Quadro de referência Marxista: teoriado materialismo histórico método de abordagem dialético métodos de procedimento histórico e comparativo técnicas específicas de coleta de dados

More Related