1 / 6

O PROCESSO E O DIREITO PROCESSUAL

O PROCESSO E O DIREITO PROCESSUAL. 2 – TEORIAS DUALISTA E MONISTA

ishi
Download Presentation

O PROCESSO E O DIREITO PROCESSUAL

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O PROCESSO E O DIREITO PROCESSUAL 2 – TEORIAS DUALISTA E MONISTA • TEORIA DUALISTA (Chiovenda, Dinamarco): Há uma absoluta CISÃO entre o direito material e processual. O direito material dita as regras abstratas e estas tornam-se concretas a partir da ocorrência do fato que se enquadra nelas; SEM QUALQUER PARTICIPAÇÃO DO JUIZ. O processo é mera aplicação do direito, NÃO contribuindo em nada para a formação de normas concretas. O processo visa apenas a realização prática do direito. • TEORIA MONISTA (Carnelluti): O direito material não tem condições de disciplinar todos os conflitos existentes. O processo complementa a lei, participa da criação de direitos subjetivos e obrigações, os quais só nascem efetivamente quando existe uma sentença. NÃO HÁ UMA CISÃO.

  2. O PROCESSO E O DIREITO PROCESSUAL 3 – DIREITO MATERIAL E DIREITO PROCESSUAL • DIREITO PROCESSUAL: Conjunto de normas e princípios que regem o exercício conjugado da jurisdição pelo Estado-Juiz, da ação pelo demandante e da defesa pelo demandado. Cuida das relações dos sujeitos processuais, da posição de cada um deles no processo, da forma de se proceder aos atos. É UM INSTRUMENTO A SERVIÇO DO DIREITO MATERIAL. • DIREITO MATERIAL (SUBSTANCIAL): Conjunto de normas jurídicas responsáveis por disciplinar condutas sociais, através da fixação de direitos e obrigações. Disciplina relações jurídicas referentes a bens e utilidades da vida social (FUNÇÃO PREVENTIVA). É composto pelo DIREITO CIVIL, PENAL, ADMINISTRATIVO, COMERCIAL, TRIBUTÁRIO, TRABALHISTA, ETC.

  3. O PROCESSO E O DIREITO PROCESSUAL 3 – DIREITO MATERIAL E DIREITO PROCESSUAL 3.1 INSTRUMENTALIDADE DO PROCESSO • POSITIVA: Aspecto positivo da relação que liga o sistema processual ao direito material e ao mundo das pessoas e do Estado, com fincas a ter um conjunto de normas processuais capaz de ser eficiente na busca de uma ordem jurídica justa. • NEGATIVA: O processo não é um fim em si mesmo. À aplicação das normas processuais não deve ser dada tanta importância, a ponto de, para sua prevalência, ser condenado um inocente ou absolvido um culpado. Ex: PRINCÍPIO DA INSTRUMENTALIDADE DAS FORMAS.

  4. O PROCESSO E O DIREITO PROCESSUAL 3.2 LINHAS EVOLUTIVAS DA LIGAÇÃO ENTRE DIREITO PROCESSUAL E MATERIAL • SINCRETISMO OU PRAXISMO: Se caracteriza pela ausência de diferença entre processo e direito material. Processo estudado apenas em seus aspectos práticos (prática forense), sem preocupações científicas (construções científicas do direito processual). • FASE DE AUTONOMIA/CIENTÍFICA/PROCESSUALISMO: Fase de construção da ciência do processo; criação das teorias processuais, como as da natureza jurídica do processo e da ação, condições da ação, pressupostos processuais. HOUVE UMA SEPARAÇÃO MUITO FORTE ENTRE PROCESSO E DIREITO MATERIAL. .

  5. O PROCESSO E O DIREITO PROCESSUAL III. FASE DO INSTRUMENTALISMO: Aproximação do processo com o direito processual. O direito material é um valor que dá sentido ao processo, não existe processo oco. Processo não existe sem o direito material, pois este é que dá existência à aquele. Direito material não se sustenta sem o processo, pois este concretiza aquele. OBS: ENTRE O DIREITO PROCESSUAL E O MATERIAL HÁ UMA RELAÇÃO DE COMPLEMENTARIEDADE. 3.3 CARACTERÍSTICAS INICIAIS DO DIREITO PROCESSUAL • Ramo do direito público: governa a atividade jurisdicional do Estado. • O direito constitucional estabelece as bases do direito processual: institui o Poder Judiciário, cria os órgãos jurisdicionais que o compõe, assegura as garantias da magistratura, etc. • Direito processual civil e penal: processo penal é aquele que apresenta, em um dos seus polos contratantes, uma pretensão punitiva do Estado; já o processo civil, é o que não é penal, resolve conflitos regulados não só pelo direito privado, como também pelo direito constitucional, administrativo, tributário, trabalhista, etc. .

More Related