1 / 12

A FRATERNIDADE COMO FATOR DE CRESCIMENTO E CONSOLIDAÇÃO SOCIAL DA MAÇONARIA

A FRATERNIDADE COMO FATOR DE CRESCIMENTO E CONSOLIDAÇÃO SOCIAL DA MAÇONARIA. Marco Antonio Perottoni Loja Francisco Xavier Ferreira de Pesquisas Maçônicas Chico da Botica Loja Cônego Antonio das Mercês GORGS. SUMARIO: MAÇONARIA IGUALDADE, LIBERDADE, FRATERNIDADE, TOLERÂNCIA E UNIÃO

Download Presentation

A FRATERNIDADE COMO FATOR DE CRESCIMENTO E CONSOLIDAÇÃO SOCIAL DA MAÇONARIA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A FRATERNIDADE COMO FATOR DE CRESCIMENTO E CONSOLIDAÇÃO SOCIAL DA MAÇONARIA Marco Antonio Perottoni Loja Francisco Xavier Ferreira de Pesquisas Maçônicas Chico da Botica Loja Cônego Antonio das Mercês GORGS

  2. SUMARIO: • MAÇONARIA • IGUALDADE, LIBERDADE, FRATERNIDADE, TOLERÂNCIA • E UNIÃO • FRATERNIDADE COMO FATOR DE CRESCIMENTO E • CONSOLIDAÇÃO DA MAÇONARIA • FRATERNIDADE MAÇÔNICA • QUAL É A FONTE DE NOSSO PROBLEMA?

  3. FRATERNIDADE MAÇÔNICA A Maçonaria nos apresenta uma proposta: Vivermos em um estado permanente de Fraternidade entre todos os membros da Ordem. Será que entendemos bem a real abrangência desta proposta? Para atingirmos a verdadeira Fraternidade temos que promover, em primeiro lugar, uma mudança em nossa forma de ser e agir buscando entender melhor nosso conceito do que é a verdadeira Fraternidade.

  4. FRATERNIDADE MAÇÔNICA “A verdadeira fraternidade necessita de boa vontade, mas isso é só o requisito mínimo para que desfrutemos dela. A fraternidade é o produto final da nossa convivência com base em outros valores e atitudes coerentes com esses valores. Valores como a Verdade, a Honestidade, a Franqueza, a Lealdade, a Fidelidade, a Responsabilidade, a Presteza, o Respeito, a Confiança, a Coragem, a Gratidão e a Solidariedade. Estes valores são como os degraus de uma escada na qual a Fraternidade se encontra no topo, como apogeu e como troféu para todos que conseguirem chegar lá.” (Irmão Paulo R. Schumacher Teixeira, da Loja Regeneração nº 252 – GORGS)

  5. FRATERNIDADE MAÇÔNICA Não devemos confundir fraternidade com caridade e/ou solidariedade, pois a fraternidade é muito mais do que que isso. Ela expressa a dignidade de todos os homens, considerados iguais e assegura-lhes plenos direitos sociais, políticos e individuais, liberdade e igualdade. “No entanto, parece que o caminho correto é que se preze e se contribua para a liberdade e a igualdade do outro, se aja fraternalmente para com outro, e se pratique tudo isso continuamente a partir de uma compreensão profunda do ser humano. Enquanto liberdade e igualdade são direitos, fraternidade é uma obrigação moral. ” (Irmãos Walter Celso de Lima e Eleutério Nicolau da Conceição, membros da Academia Catarinense Maçônica de Letras - JBNews)

  6. FRATERNIDADE MAÇÔNICA O que é Fraternidade Maçônica? Entendemos que a Fraternidade Maçônica está exaltada com a escolha do Salmo 133 e vemos que no texto deste salmo é evidente a intenção de destacar a harmonia entre os homens, de exaltar a prática da fraternidade e glorificar o amor ao próximo, que transcrito para nosso gauches dizemos: “Mas tchê! Como é bueno de fato Os viventes viverem entreverados, tropeando juntos na mesma direção. É como um chuvisqueiro fino que, despejado pelo chucro minuano, Vem rebenquear a aba do chapéu do tchê Arão, que se arreia até a Barba, molhando as franjas do seu pala. É como uma chuva mansa do cerro de Hermon, Que serpenteia até as coxilhas de Sião, porque ali, o Patrão Maior, ordenou a benção e a vida que hoje reponta toda a gauchada do Oriente ao Ocidente, com a mesma devoção. ”

  7. FRATERNIDADE MAÇÔNICA Ai perguntamos: Dentro da Ordem, esta fraternidade reconhecida no mundo profano, é uma realidade, um sonho ou uma utopia? Onde está a Fraternidade Maçônica quando Irmãos, que buscam prejudicar uns aos outros de todas as formas possíveis, que se esquecem dos laços de irmandade em troca de favores, cargos, condecorações e horarias para subirem mais um degrau na maçonaria e estarem na “vitrine” e receberem tratamentos pomposos, quando na verdade deveríamos unidos praticando a verdadeira fraternidade e do respeito mútuo. Aqui entre outro ponto que corrobora para esta situação Infelizmente muitos confundem tolerância com permissividade e liberdade com liberalidade.

  8. FRATERNIDADE MAÇÔNICA Qual é a fonte deste problema? “Se extinguirmos a vaidade a maçonaria será perfeita e una”. (Irmão Fernando Paiva da Rocha Filho) Aqui, talvez, nosso grande trabalho para retomarmos nossa fraternidade e união e voltarmos a ser uma Ordem forte e reconhecida. Como fazer isto?

  9. FRATERNIDADE MAÇÔNICA Acredito que o primeiro e especial passo é discutirmos nossas indicações e sindicâncias de profanos que ingressem na Ordem. Sem nenhuma dúvida o futuro de nossa Ordem está diretamente ligado a escolha e análise das indicações feitas por seus atuais Obreiros e que fica associada aos padrões éticos-morais e intelectuais dos mesmos, principalmente os padrões éticos. Quando estamos examinando um candidato temos que examinar muito mais do que as características indicadas pelo proponente ou de questionários idealizados e que giram em torno de boa convivência social, trabalhador, de moral reconhecida e honestidade.

  10. FRATERNIDADE MAÇÔNICA Sem dúvidas são características necessárias para ser aprovado, mas perguntamos, são as únicas? Com toda a certeza temos outros valores e qualidades que têm que ser avaliadas, tais como ética, justiça, sabedoria, inteligência, liderança, perseverança e caridade, entre outras. Quanto mais e precisas as informações que trazemos para a Sindicância, muito menos possibilidades de errarmos na escolha de um novo membro para a Ordem. Por certo este é nosso primeiro passo e muito outros mais vamos ter que dar para voltarmos a um crescimento e a consolidação social da maçonaria e que, no nosso ponto de vista, não será um trabalho de curto prazo.

  11. Obrigado e um TFA

  12. Marco Antonio Perottoni Loja Francisco Xavier Ferreira de Pesquisas Maçônicas Chico da Botica Loja Cônego Antonio das MercêsGORGS E-mail: perotoni.ez@terra.com.br Telefone 51 9361-7049 Porto Alegre - RS

More Related