Resumo
This presentation is the property of its rightful owner.
Sponsored Links
1 / 7

Resumo PowerPoint PPT Presentation


  • 84 Views
  • Uploaded on
  • Presentation posted in: General

O vídeo mostra a performance de quatro jovens dentro da Catedral do Cristo Salvador, em Moscou, em 21 de fevereiro deste ano. Elas fazem parte do Pussy Riot , uma banda russa de punk rock feminista.

Download Presentation

Resumo

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


Resumo

O vídeo mostra a performance de quatro jovens dentro da Catedral do Cristo Salvador, em Moscou, em 21 de fevereiro deste ano. Elas fazem parte do PussyRiot, uma banda russa de punk rock feminista.

Vestindo balaclavas (tipo de gorros) coloridas, as meninas debocham do ritual religioso e dançam no altar ao som da música "MotherofGod, Put Putin Away" ("Mãe de Deus, mande Putin embora"). Segundos depois, os seguranças do prédio expulsam o grupo.

Seria apenas mais uma manifestação contra o então premiê russo Vladimir Putin, reeleito presidente em 4 de março, não fosse o local escolhido.

A catedral é palco das principais solenidades religiosas do país. Em 1933, a igreja foi dinamitada pelos comunistas, contrários à fé religiosa. Nos anos 1990, após o fim do regime soviético, o prédio foi reconstruído. Desde então, tornou-se um marco do renascimento da ortodoxia russa, doutrina seguida por 70% da população.


Resumo

Após o vídeo ser divulgado no YouTube, no dia 3 de março, duas integrantes do grupo – Maria Alyokhina, 24 anos, e NadezhdaTolokonnikova, 22 anos – foram presas sem direito à fiança. Em 16 de março, uma terceira acusada, YekaterinaSamutsevich, 30 anos, também foi detida.

As três foram acusadas de vandalismo motivado por ódio religioso, crime que prevê a condenação de até sete anos de prisão na Rússia. Em defesa, alegaram que o protesto foi político – visava criticar o suporte da Igreja ao presidente – e não teve motivos religiosos.


Resumo

Mas de nada adiantou a pressão feita por essas instituições. Em 17 de agosto, as mulheres foram condenadas a sentenças de dois anos de prisão em regime fechado. O anúncio provocou uma onda de reações contrárias ao governo russo que envolveu desde líderes mundiais até ídolos pop como Madonna, Sting e Paul McCartney.


Resumo

Apoio do FemenUm dos principais protestos foi realizado pelas ativistas do grupo feminista Femen.

O apoio contou com mulheres do Femenusarando uma motosserra para cortar uma cruz ortodoxa erguida em memória às vítimas da repressão política em Kiev.


Resumo

Resumo

Três russas da banda punk PussyRiot foram condenadas a dois anos de prisão por crimes de vandalismo e ódio religioso. O julgamento gerou manifestações no mundo contra o autoritarismo do presidente Vladimir Putin, acusado de perseguir opositores políticos.

Em 21 de fevereiro, a banda fez uma performance na Catedral do Cristo Salvador, em Moscou, em protesto contra o apoio da Igreja Ortodoxa ao governo. Após o vídeo ser divulgado no YouTube, no dia 3 de março, três integrantes do grupo foram presas: Maria Alyokhina, 24 anos, NadezhdaTolokonnikova, 22 anos e YekaterinaSamutsevitch, 30 anos.

ONGs de direitos humanos como a Anistia Internacional consideraram as garotas como presas políticas. O caso abalou também a credibilidade da Justiça na Rússia.


  • Login