1 / 35

Primeiro Técnico

Primeiro Técnico. TIPOS DE CONEXÃO, BANDA ESTREITA E BANDA LARGA Prof. C esar. Tipos de conexão, banda estreita e banda larga. Banda Estreita A conexão de banda estreita ou conhecida como linha discada disponibiliza ao usuário acesso a internet a

imani-key
Download Presentation

Primeiro Técnico

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Primeiro Técnico TIPOS DE CONEXÃO, BANDA ESTREITA E BANDA LARGA Prof. Cesar

  2. Tipos de conexão, banda estreita e banda larga Banda Estreita A conexão de banda estreita ou conhecida como linha discada disponibiliza ao usuário acesso a internet a baixas velocidades, de até no máximo 56 Kbps, geralmente com transmissão em modo analógico.

  3. Tipos de conexão, banda estreita e banda larga Banda Estreita Apesar de ser a maneira pioneira de acesso à internet, a conexão discada perdeu espaço, devido à massificação de acessos de banda larga, como DSL, ADSL, ligações por cabo e por rádio, entre outros tipos de conexões, e também por causa da velocidade da conexão (máximo de 56,6 kbps), que é baixa em relação a outros tipos de conexões.

  4. Tipos de conexão, banda estreita e banda larga Banda Larga É a denominação usada para qualquer conexão à Internet que possua velocidade superior à velocidade padrão dos modem’s atualmente utilizados (56 kbps - kilo/mil bit’s por segundo). O Brasil ainda não tem uma regulamentação que indique qual é a velocidade mínima para uma conexão ser considerada de banda larga.

  5. Tipos de conexão, banda estreita e banda larga Banda Larga A Colômbia estabeleceu uma velocidade mínima de 512kbps e os Estados Unidos de 200kbps. O significado já sofreu várias modificações conforme o tempo. Inicialmente, banda larga era o nome usado para definir qualquer conexão à internet acima da velocidade padrão dos modems analógicos (56 Kbps). Usando linhas analógicas convencionais, a velocidade máxima de conexão é de 56 Kbps.

  6. Tipos de conexão, banda estreita e banda larga Banda Larga A Internet Banda Larga surge como uma evolução tecnológica de transmissão de dados à crescente exigência e necessidade do usuário em obter conexões cada vez mais velozes. Essas novas tecnologias vêm, mais uma vez, revolucionando esse fascinante meio de comunicação e lazer no mundo da informação.

  7. Tipos de conexão, banda estreita e banda larga Banda Larga - ADSL (Assymetrical Digital SubscriberLine) É uma tecnologia que utiliza linha telefônica digital para tráfego de dados em alta velocidade, podendo atingir até 100 Mbps, embora a velocidade máxima oferecida por provedores brasileiros seja muito inferior.

  8. Tipos de conexão, banda estreita e banda larga Banda Larga - ADSL (Assymetrical Digital SubscriberLine) Este serviço é normalmente oferecido pelas operadoras de telefonia, que instalam um modem próprio para conexão ADSL, fazendo a conversão de dados que trafegam pela linha telefônica.

  9. Tipos de conexão, banda estreita e banda larga Banda Larga - ADSL (Assymetrical Digital SubscriberLine) Ao contrário do que se pode pensar, embora a transmissão seja feita por cabos metálicos da telefonia fixa, a linha não fica ocupada graças a um chip chamado spliter existente no modem que faz a separação de voz e dados.

  10. Tipos de conexão, banda estreita e banda larga Banda Larga - ADSL (Assymetrical Digital SubscriberLine) Assim o usuário pode receber e transmitir dados, ou seja, navegar na Internet ao mesmo tempo em que emite, recebe e fala ao telefone.

  11. Tipos de conexão, banda estreita e banda larga Banda Larga - ADSL (Assymetrical Digital SubscriberLine) ADSL é um tipo de conexão xDSL mais usado existindo também outros tipos e, comparada a outras formas desta, o ADSL tem a característica principal de que os dados podem trafegar mais rápido em um sentido do que em outro.

  12. Tipos de conexão, banda estreita e banda larga Banda Larga - ADSL (Assymetrical Digital SubscriberLine) Geralmente, os provedores anunciam o ADSL como um serviço onde a velocidade de "download" é mais rápida do que a velocidade usada para "upload".

  13. Tipos de conexão, banda estreita e banda larga Banda Larga - ADSL (Assymetrical Digital SubscriberLine) A grande vantagem do ADSL é que o usuário é conectado ponto a ponto com a central telefônica, sem precisar compartilhar sua linha com outros usuários

  14. Tipos de conexão, banda estreita e banda larga Banda Larga - ADSL (Assymetrical Digital SubscriberLine) O modem ou roteador ADSL pode ser ligado ao computador via uma placa ethernet, através de uma porta USB ou ainda em modo wireless (sem fio).

  15. Tipos de conexão, banda estreita e banda larga Banda Larga - ADSL (Assymetrical Digital SubscriberLine) Vantagens: 1. Alta velocidade na transmissão de dados. 2. Mantém o usuário conectado 24 horas por dia sem custo adicional na conta telefônica.

  16. Tipos de conexão, banda estreita e banda larga Banda Larga - ADSL (Assymetrical Digital SubscriberLine) Desvantagens: 1. Custo do modem um custo mensal adicional. 2. Além de se pagar o valor de assinatura à operadora de telefonia, é necessário pagar também uma assinatura a um provedor de acesso, que oferecerá os serviços de conteúdo e outros serviços de provedor, pois a operadora não está autorizada a oferecer os serviços de Internet.

  17. Tipos de conexão, banda estreita e banda larga Wireless Forma de comunicação sob forma de ondas de rádio freqüência, podendo ser oferecidas velocidades de até 11Mbps.

  18. Tipos de conexão, banda estreita e banda larga Wireless O modelo de Radio MMDS/LMDS - tecnologia que está se espalhando pelo interior do Brasil, devido ao baixo custo de manutenção e boas taxas de preço e velocidade.

  19. Tipos de conexão, banda estreita e banda larga Wireless Curitiba possui no bairro uberaba uma antena que disponibiliza a internet para a população gratuitamente. Antena intalada na propriedade da faculdade Spei. Site:http://www.fiepr.org.br/redeempresarial/cidadedigital/curitiba/uberaba/

  20. Tipos de conexão, banda estreita e banda larga Wireless Vantagens: 1. Obtem um índice de falhas muito baixo quando não há obstaculo. 2. Não é necessário fazer discagem para conexão, ou seja, você ligou o computador e, automaticamente, já esta conectado na Internet.

  21. Tipos de conexão, banda estreita e banda larga Wireless Desvantagens: 1. É necessário que uma antena tenha a possibilidade de ser visualizada pela outra, ou seja, não podem haver obstáculos entre as antenas, como prédios.

  22. Tipos de conexão, banda estreita e banda larga Wireless 2. O custo de instalação é elevado para um usuário isoladamente, mas se torna uma opção bastante viável economicamente para condomínios ou empresas, onde esses custos podem ser diluídos entre os condôminos, ou na economia com equipamentos no caso de empresas.

  23. Tipos de conexão, banda estreita e banda larga Celular – 3G Celular - As redes de telefonia celular 3G permitem o acesso sem fio em alta velocidade à computadores e dispositivos móveis. Chegou ao Brasil em 2007 e vem se expandindo apesar do alto preço por dados trafegado.

  24. Tipos de conexão, banda estreita e banda larga Celular – 3G As tecnologias 3G permitem às operadoras da rede oferecerem a seus usuários uma ampla gama dos mais avançados serviços, já que possuem uma capacidade de rede maior por causa de uma melhora na eficiência. Entre os serviços, há a telefonia por voz e a transmissão de dados a longas distâncias, tudo em um ambiente móvel.

  25. Tipos de conexão, banda estreita e banda larga Satélite Usada em menor escala por empresas e instituições financeiras, esta tecnologia utiliza satélites de comunicação para transmitir o sinal diretamente aos computadores que os captam através de antenas parabólicas comuns e receptores.

  26. Tipos de conexão, banda estreita e banda larga Satélite A grande vantagem é que pode-se estabelecer conexão em qualquer parte do país, até mesmo em áreas remotas. A velocidade depende do satélite envolvido e do serviço. No Brasil, a Embratel oferece o serviço pela Star One– bidirecional completo - tanto para usuários residenciais como corporativos.

  27. Tipos de conexão, banda estreita e banda larga Satélite Nos anos 90, a DIRECTV tentou emplacar um serviço desse tipo a consumidores residenciais nos EUA, mas não obteve sucesso, principalmente pela banda de transmissão ser unidirecional - era capaz de apenas receber informações, sendo necessário um modem simples para a transmissão.

  28. Tipos de conexão, banda estreita e banda larga PLC - Power Line Communication – ou internet via rede elétrica Ainda no campo da pesquisa, consiste em transmitir os sinais de Internet através da rede elétrica.

  29. Tipos de conexão, banda estreita e banda larga PLC - Power Line Communication – ou internet via rede elétrica Atualmente vem sendo testada no Brasil nos estados de São Paulo , Paraná e Minas Gerais (pela Eletropaulo , Copel e CEMIG, respectivamente). Também foi testada pela CEEE em Porto Alegre, em programa de inclusão digital.

  30. Tipos de conexão, banda estreita e banda larga PLC - Power Line Communication – ou internet via rede elétrica O grande problema são os transformadores. O sinal até poderia ser transmitido a longas distâncias, porém os dados se perdem quando chegam aos transformadores. O caso mais próximo do sucesso deuse na Alemanha, onde os transformadores não ficam nos postes, mas nas próprias residências. Porém, o sucesso não foi absoluto, devido à dificuldade de lidar com a alta tensão encontrada antes dos transformadores.

  31. Tipos de conexão, banda estreita e banda larga PLC - Power Line Communication – ou internet via rede elétrica Outra dificuldade do PLC é a geração de fortes ruídos interferentes nas bandas de rádio, especialmente em HF onde estão alocados serviços de radiodifusão e utilitários

  32. Tipos de conexão, banda estreita e banda larga PLC - Power Line Communication – ou internet via rede elétrica Por sua vez, o sistema é susceptível a variabilidades em decorrencia de sistemas externos, seja por RF ou dispositivos elétricos acoplados na mesma rede.

  33. Tipos de conexão, banda estreita e banda larga PLC - Power Line Communication – ou internet via rede elétrica Em vários países há movimentos contrários a implementação do PLC nessas faixas e moldes de EMC propostos pelas agências reguladoras, inclusive com ações legais bem sucedidas como no caso da ARRL x FCC na Suprema Corte dos EUA.

  34. Tipos de conexão, banda estreita e banda larga PLC - Power Line Communication – ou internet via rede elétrica O PLC (Power Line Communication – ou internet via rede elétrica) começa a dar seus primeiros passos para chegar ao mercado no Brasil.

  35. Tipos de conexão, banda estreita e banda larga PLC - Power Line Communication – ou internet via rede elétrica A Copel (Companhia Paranaense de Energia) vai inaugurar um projeto piloto oferecendo conexão à internet pela rede elétrica em banda ultralarga ainda em 2007, com 300 clientes com velocidade de 100 Mbps para cada um. A informação é de Orlando Cesar, consultor de telecom da empresa.

More Related