1 / 27

geração e captura de valor em cadeias agroindustriais

geração e captura de valor em cadeias agroindustriais. Soluções de Planejamento , otimização e apOio à tomada de decisão. Sobre a iLab Sistemas. A iLab habilita seus Clientes a tornarem-se operações de alta performance ,

imala
Download Presentation

geração e captura de valor em cadeias agroindustriais

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. geração e captura de valor emcadeiasagroindustriais Soluções de Planejamento, otimização e apOio à tomada de decisão

  2. Sobre a iLab Sistemas A iLab habilita seus Clientes a tornarem-se operações de alta performance, através do desenvolvimento de soluções de suporte à tomada de decisão, usando técnicas de otimização para resolver complexos problemas de planejamento e alocação de recursos. As soluções iLab habilitam seus Clientes a: • Identificar oportunidades de otimização nos âmbitos estratégicos e operacionais. • Implementar soluções que entregam melhorias sustentáveis de performance. • Gerar e liberar valor para o Acionista. A iLab oferece a seus Clientes: • Uma suíte de 10 produtos que cobrem a otimização de toda a cadeia agroindustrial. • Serviços complementares de consultoria em gestão para captura de valor. • Comprovado alto nível de serviço ao Cliente

  3. A iLabatravés do sucesso de seusClientes Os 17 anos de experiência e conhecimento da indústria sucroalcooleira se traduzem em: • +140 clientes ativos, +430 produtos instalados, no Brasil e em 4 países da América Latina. • +64% da produção sucro-energética do Brasil é otimizada através de soluções iLab. • +90% marketshare nos top-10 e +80% marketshare nos top-50 da indústria sucro-energética no Brasil.

  4. Os desafios que Clientes iLabenfrentam… Tendo em conta o perfil varietal atual, qual é o plano de reforma/plantio para um aumento significativo da produtividade (tons/ha, ATR, etc.)? Terei muda suficiente para o plantio futuro? Dada a safra em curso, como posso maximizar o rendimento (tons/ha, ATR, etc.), considerando as limitações logísticas, o ritmo de moagem e os custos operacionais? Como maximizar a margem bruta de contribuição? Quanto me custarão as operações de tratos e formação de canavial? Dado as limitações orçamentárias, o que será possível realizar? Para que áreas, com quais recursos e quando, para maximizar o rendimento das operações de tratos? Dado um cenário de multi-plantas industriais, sou capaz de maximizar a utilização e liberar CAPEX? Frente à aquisição de um competidor, qual o valor agregado pelas áreas agrícolas e pela planta industrial? Sou capaz de melhorar a produtividade e a contribuição bruta agrícola através de uma melhor utilização das capacidades logística e industrial? Para triplicar a produção, nos próximos 15 anos, devo comprar ou arrendar área? Que ritmo de expansão devo estabelecer para evitar quebra de produção, num determinado período, devido à sobreposição de ciclos de reforma/plantio? A que custo?

  5. Como iLab habilita os Clientes a responderos desafios Uma suíte de 10 produtos, que operam de forma isolada, ou totalmente integrados, entre si e com as principais soluções de mercado (PIMS, SAP, COGNOS, PIMS/TOTVS, etc.) e com soluções de nicho (automação de frota: Solinftec, LOGTRAC, etc.).

  6. Como potencializar os objetivos de Expansão e Produtividade Os objetivos estratégicos dos Clientes iLab são potencializados através da combinação das diferentes soluções para um pleno suporte à tomada de decisão no enfrentamento dos desafios de negócio que se colocam. • iREF planeja o longo-prazo (ex., 4 ciclos, 20 anos), conciliando os objetivos finais (ex., 3x crescimento) com as capacidades (ex., área, capacidade de moagem, etc.), as restrições (ex., orçamento disponível, geração de caixa futuro, custo de capital, etc.), apontando, ano a ano, quanto plantar (ex., cana de ano, ano-e-meio), quanto de muda, quanto disponível para processamento, demanda de área, custos, etc.). Sist. Gestão Agrícola Cadastro Talhões Estimativa Safra Tombo Safra Perfil Atual IREF IPLAN ICOL Premissas Reforma Plantio Prog. Reforma Plantio • iPlan planeja o próximo ciclo, apontando as variedades, as áreas e as épocas para formar o canavial, suportando o ritmo de expansão. Em sincronia com o iCol, simula o tombo de safra e os rendimentos/produção para os próximos 5 anos (1 ciclo). Mapas Gerais Geo-referenciados IMAP Temas GIS • iCol planeja a safra corrente, otimizando a produtividade agrícola (ton/ha, ATR, Pol%, etc.) e a contribuição econômica bruta, determinando onde e quando colher, enquanto concilia as restrições (ex., capacidades logísticas) e as demandas (ex., ritmo de moagem, mix de produção açúcar/álcool, restrições contratuais de fornecedores, etc.). Nota: para outros cenários, vide último slide.

  7. Grupo Colombo: Maisumahistória de sucessoparaiLab A iLab, desde já, reserva um lugar especial e agradece pela oportunidade de poder apresentar ao Grupo Colombo às nossa soluções, bem como, poder contribuir para o sucesso do Grupo Colombo.

  8. Apresentação do Portfolio iLab Produtos, objetivose respostasaosdesafios do negóciosucroalcooleiro.

  9. iCOL – Planejamento de Colheita iCOL determina o plano operacional otimizado de colheita/corte, em ambiente único/múltiplas plantas industriais, a partir de dados operacionais e históricos, conciliando restrições agrícolas, logísticas e industriais, visando maximizar o retorno econômico, através do equacionamento das soluções de compromisso entre as diferentes decisões possíveis. Desafios do Negócio Resultados • Plano ótimo de corte para maximização de produção. • Avaliação comparativa de estratégias e cenários de colheita. • Análise de custo das relações de compromisso entre diferentes planos. • Análise de restrições por cenário. • Estimativa de resultados econômicos. • Otimização da produção. • Como montar o plano ótimo de colheita (o que, onde, quando e como)? • Como otimizar o corte conciliando o mix varietal e suas variáveis? • Qual o melhor mix de produção em função da matéria-prima, vis-à-vis demandas comerciais e capacidades industriais? • Que plano de corte otimiza resultados equilibrando o raio-medio da logística e distribuição das frentes de trabalho para reduzir custos.

  10. Caso de valor : ProdutividadeAgrícola O Cliente, um grupo multinacional, com 12 usinas, moendo 20Mi ton./ano, decidiu desafiar os gestores a capturar toda e qualquer oportunidade de valor. Logística e Indústria, ambas operando com alguma margem de capacidade, não se sentiam seguras quanto à exequibilidade do plano. O Cliente e iLab articularam um esforço de Consultoria para simular os cenários de colheita, logística e industrialização e avaliar os impactos econômicos e operacionais decorrentes da redução do tempo de safra. O Cliente concluiu ser possível recuperar até R$ 10Mi/ano, em contribuição incremental, para uma usina média de 3Mi tons/ano. Ao reduzir o período de colheita, aumentou-se o rendimento agrícola (Pol% e ATR), permitindo uma recuperação de valor de R$ 3Mi/safra (equivalente a 1pp de ATR e ton./ha para uma operação de 3Mi ton./ano). A redução da safra também propiciou redução de custos da operação Logística e Industrial, cujos impactos operacionais podem ser avaliados através do iFrota e iOPL. Desafio Haveria captura de valor, em termos de produtividade agroindustrial, por aumentar a utilização das capacidades logística e industrial? A que custo? Solução iColfoi utilizado para construir cenários de redução de tempo de safra e avaliação de impactos na logística e indústria, além de estimar contribuição econômica. Resultados A redução da safra em 4 semanas possibilitaria aumentar a produtividade agrícola e reduzir custos, sem riscos às capacidades logísticas e industriais.

  11. iPLAN – Planejamento de Plantio e Produção O iPLAN otimiza o potencial de colheita/corte futuro através da otimização do plano de plantio, considerando as relações de comprmisso entre decisões de curto e longo prazo. Integrado com o iCOL, otimiza o balanço entre o mix varietal, estágios e expansão/reforma de áreas. Desafios do Negócio Resultados • Plano de longo-prazo de plantio, reforma e expansão. • Modelos industriais e econômicos acoplados, para análise de impactos. • Elaboração de cenários por diferentes variáveis e comparação de resultados vs. impactos. • Integração com iCOL para simulação integral do processo, da muda ao corte final. • Qual é o mix varietal ideal, frente às demandas futuras? • Quais os impactos das decisões atuais sobre colheitas futuras? • Qual o plano ideal de renovação/manutenção? • Qual o plano ideal de plantio/expansão frente às capacidades logísticas? • Qual a melhor estratégia de viveiros/mudas? • Qual o melhor plano de expansão da produção agrícola?

  12. iOPL – Planejamento de Produção e Logística O iOPL entrega uma otimização da cadeia logística de ponta-a-ponta, traduzida num plano ideal de produção, armazenagem, distribuição e entrega/embarque. Integrado ao Planejamento de corte/colheita (iCOL), concilia restrições de produção e logística, demandas comerciais, visando maximizar o resultado econômico em ambientes única/múltiplas plantas industriais. Resultados Desafios do Negócio • Plano otimizado de Produção e Logística, por planta industrial. • Análise de estratégias através de comparação de cenários e impactos. • Previsão de restrições de capacidade e redução de custos extras por antecipação aos gargalos. • Análise das relações de compromisso entre diferentes alternativas de suprimento/adição de capacidades. • Qual o plano ótimo de produção industrial? • Como replanejar a cadeia produtivo-logística face a eventos de grande impacto? • Como reduzir os custos de logística, distribuição e armazenagem? • Como planejar estoques e entrega para atender demandas comerciais? • Como explorar oportunidades comerciais spot vis-à-vis capacidades e restrições?

  13. iREF – Planejamento de expansão e reforma agrícola. O iREF define o plano ótimo de expansão e reforma para horizontes de muito longo prazo, visando balancear os objetivos econômicos e de produção futura contra os investimentos e custos, vis-à-vis os impactos para o curto prazo e as restrições futuras. Desafios do Negócio Resultados • Plano otimizado de expansão/reforma, em multi-ciclos operacionais, integrado com Plantio e Colheita/Corte. • Planejamento e cenários de produção futura. • Resolução das relações de compromisso entre decisões de longo-prazo e impactos de curto prazo ou não latentes no futuro. • Avaliação de estratégias por cenários e comparação. • Redução de gargalos e custos operacionais não-previstos. • Qual o mix varietal ideal? • Como otimizar o plano de expansão agrícola? • Qual o melhor decisão econômica para expansão e reforma? • Como otimizar a distribução do plantio(mix) e expansão para minimizar custos logísticos? • Qual o plano ideal de reforma/expansão para atingir objetivos econômicos ou estratégicos?

  14. iPOP – Planejamento das Operações e Custeio O iPOP contrói um plano otimizado de execução de todas as operações agrícolas e de alocação dos recursos a elas associadas (homens, máquinas, insumos, etc.), balanceando recursos, capacidades, performances operacionais, regras/critérios técnicos de atividades e operações e custos frente às restrições e aos objetivos econômico-orçamentários. Desafios do Negócio Resultados • Plano físico e orçamentário otimizado de atividades, datas e recursos. • Estimativa de necessidades de recursos de terceiros e plano orçamentário. • Avaliação de estratégias (ex., terceirização) e impactos por cenários. • Otimização de frentes de trabalho, turnos e custos de mão-de-obra. • Como resolver os conflitos entre capacidades disponíveis, demandas e performance? • Qual o plano ótimo de operações agrícolas para reduzir custos e atender critérios técnicos? • Quais seriam e como evitar impactos futuros decorrentes de decisões de sacrifício/compromisso no curto-prazo? • Como prever necessidades e planejar uso ótimo de recursos de terceiros? • Como estabelecer um orçamento de custos sobre um plano detalhado (projeto/recursos/atividades) e exequível?

  15. Caso de valor : ProdutividadeAgrícola O Cliente, localizado no Estado de São Paulo, com moagem aproximada de 5Mi ton./ano, decidiu desafiar os gestores a capturar toda e qualquer oportunidade de valor. O Cliente e iLab articularam um esforço de Consultoria para simular os cenários do plano das operações agrícolas otimizando a alocação de recursos e avaliaram os impactos econômicos e operacionais decorrentes desse cenário. O Cliente visualizou ser possível recuperar até R$ 51Mi/ano, em contribuição incremental, representando aproximadamente 17% do orçamento para combustíveis, CCT, manutenção, lubrificantes e etc. Ao gerar o cenário sob demandas e analisar a alocação de terceiros e compartilhamento de recursos. Verificando segundo os rendimentos demandados, integrados com o controle agrícola da empresa. Desafio Haveria captura de valor em gerar um cenário da base orçamentaria dos recursos, insumos e equipamentos Solução iPOPfoi utilizado para construir cenários de alocação ótima de recursos, possibilitando maior contribuição econômica. Resultados A redução prevista de aproximadamente 17% do orçamento para a safra atual.

  16. iFROTA – Carregamento e Transporte O iFROTA otimiza a alocação de recursos de carregamento e transporte para atender as demandas de suprimento de matéria-prima pela indústria, assinalando equipamentos e rotas, em conjunto com as capacidades e restrições das frentes de corte e ritmos. Resultados Desafios do Negócio • Dimensionamento de Frota, implementos e demais recursos de carga e transporte. • Redução de filas e perdas de produtividade por gargalos e restrições não conciliadas. • Monitoramento, em tempo real, e optimização do deslocamentos de frotas e frentes. • Replanejamento, em tempo real, de acordo com variações de eficiência/performance (intempéries, acidentes, etc.) • Análise de custos, performances e cenários comparativos. • Como estimar necessidades e alocar recursos para reduzir custos e assegurar suprimento contínuo. • Como aumentar a efetividade Logística através de um balanço de capacidades e deslocamentos? • Como reduzir custos com mão-de-obra e terceiros vis-à-vis ganhos de produtividade?

  17. iMAP – Visualização temática O iMAP provê funcionalidades de visualização temática e geo-referenciada dos projetos agrícolas, de acordo com variáveis, permitindo análises gráficas e visuais de aspectos operacionais e de gestão agronômica não claros em análises numéricas. Desafios do Negócio Resultados • Análises temáticas gráficas por variáveis (5 métodos). • 1-click funcionalidade para visualizar diferentes temas e combinações. • Capacidade de importar e visualizar dados externos. • Completa integração com iCOL e iPLAN para análise gráfica das estratégias de plantio e corte. • Como compartilhar informação com colaboradores menos habilitados a tratar planilhas? • Como consolidar várias variáveis de análise em um único instrumento gráfico? • Como visualizar cenários what-if sem uma complexa e demorada entrada de dados?

  18. Caso de Valor: Controle das Operações Agrícolas • Cliente com 3 usinas de açúcar e etanol, temdesenvolvido mapas temáticos para acompanhar a execução das operações agrícolas, assim como os custosoperacionais. O controle é realizado comajuda de outrasferramentas, que permitemavaliar as aderências, como iPOP, iCOL e iFROTA, mas nesse caso, vamos tratar de citar exempos de iMAP: • Segueabaixo os temas mais utilizados para visualização: • Custos agrícolas executados; • Planejado(ICOL) X Realizado(PIMS); • Insumos usados nasoperações; • Fertilizantes; • Irrigação; • Plantações; • Aplicação de maturadores; • Aplicação de herbicida; e, • Rota e posição das frentes. Desafio Manterum centro capacitado para controle das operações agrícolas. Solução iMap Resultados Visualização temática via mapasde ocorênciasatuais das operaçõesagrícolas.

  19. iMATRIZ – Planejamento do Sequenciamento de Frentes de Colheita O iMATRIZ provê um plano operacional de curto/médio prazo, por dia, das atividades de corte, carregamento e transporte e do deslocamento de frentes e frotas no campo, assegurando um suprimento contínuo de matéria-prima e resolvendo as restrições e demandas logísticas. • Redução de tempos e movimentos não produtivos. • Otimização do raio-médio do teatro de operações. • Planejamento por grupos de frentes e operadores logísticos. • Otimização de colheitabilidade e setup/movimentação de colhedoras. • Replanejamento face a eventos não-programados. Desafios do Negócio Resultados • Como reduzir deslocamentos e manobras não-produtivas da frota e recursos de apoio? • Como assegurar suprimento contínuo ao menor custo de carregamento/transporte? • Como incluir imprevistos em um plano diário de operações, de forma otimizada? • Como estabelecer e atender critérios contratuais no uso de terceiros?

  20. Caso de valor : EficiênciasLogísticas • Cliente com mais de 10 usinas de açúcar e álcool, decidiu realizar uma análise entre o sequenciamento de frentes de corte manual e o utilizando o Matriz. • Entre os principais resultados obtidos de redução de custos por meio da otimização das rotas das frentes de corte, após o planejamento mensal ser realizado no iCol, podemos destacar: • otimização das rotas das frentes de colheita •   A redução de deslocamento das frentes; •   Redução da variação diária de raio médio; • Estabilização da moagem diária; •   Maximizando variação Kg ATR / ha; •   Sequência ideal de colheita de todas as frentes; e, • Projeção de uso dos recursos logísticos. Desafio Haveria captura de valor em gerar um cenário diário/semanal dos deslocamentos das frentes de corte. Solução Matrizfoi utilizado para otimizar os cenários diários do sequenciamento das frentes de corte. Resultados Obter o melhor sequência de colheita, evitando perdas através de mudanças das frentes, desde que a capacidade industrial e o raio médio sejam cumprido, avaliando os ganhos por aderências.

  21. iCOP – Custeio das Operações O iCOP provê um mapa detalhado dos custos de operações agrícolas, de acordo com critérios técnicas, regras de atividades/operações, capacidades e performances dos recursos, constituindo-se em base para um plano orçamentário e um plano operacional otimizados, bem como a análise alternativa de cenários e estudo das relações de compromisso. Desafios do Negócio Resultados • Custeio detalhado por atividade/operação, recursos, etc. • Bases de custo para preparação de planos orçamentários e operacionais. • Auditoria de custos operacionais e workflow de aprovação de desvios. • Homologação de valores a pagar a terceiros. • Face a restições orçamentárias, como redesenhar atividades/recursos? • Quais as operações e alternativas mais custo-eficientes? • Quanto pagar por recursos de terceiros?

  22. iMEC – Programação de Apoio à Mecanização O iMEC tem como objetivos a redução do custo da operação diária de recursos de apoio, aumentando a sua capacidade de atendimento por meio da programação de roteiros, otimizados, de movimentação, contribuindo, também, para aumento da produtividade dos recursos, pela redução de paradas improdutivas e movimentos desnecessários. Desafios do Negócio Resultados • Redução dos deslocamentos pelos recursos de apoio. • Aumento do tempo de disponibilidade das máquinas para produção. • Atendimento de exigências legais (ex., jornada) e técnicas (ex., manut. programada). • Acompanhamento planejado x realizado e análise de desvios. • Mesa de operação, para monitoramento em tempo real. • Programação de diferentes classes de veículos de apoio. • Como evitar paradas não-produtivas por excesso de abastecimento? • Como minimizar deslocamentos dos recursos? • Como evitar custos-extras por falta de programação? • Como reduzir os custos operacionais da frota de apoio?

  23. Como potencializarobjetivos de Expansão e Produtividade Sist. Gestão Agrícola Cadastro Talhões Estimativa Safra Perfil Atual IREF IPLAN ICOL Tombo Safra Premissas Reforma Plantio Prog. Reforma Plantio • Outputs: • Plano Decenal • Programação de Reforma • Programação de Plantio • Programação de Colheita • Mapas Temáticos Mapas Gerais Geo-referenciados GIS IMAP Temas • Alavancas: • Planejamento decenal otimizado para horizonte de longo prazo (10, 15 anos) • Premissas estratégicas para reforma/plantio por ano/ambiente de produção • Programação operacional de reforma/plantio (por bloco/talhão) • Planejamento de safra otimizado, visando maximização da produção • Projeção de períodos de preparo, plantio e colheita • Visualização espacial das programações para apoio, validação e revisões • Integração de planejamento de longo e médio prazo com planos de safra • Antecipação e análise de cenários para safras futuras

  24. Como potencializarobjetivos de EficiênciasOperacionais Sist. Gestão Agrícola ICOL Cadastro Talhões Colheita Reforma Plantio • Outputs: • Programação de Operações • Quadro Produção • Gestão Orçamento • Gestão O.S. • Custo padrão agrícola • Estudos Custeios • Workflow Contratos IPOP Planej. IPOP O.S. Planejamento de Operações Quadro Produção Premissas Orçamento Plan/Real ERP Orçamento ICOP ERP (Pagtos/Contratos) Homologação Negociações • Alavancas: • Planejamento de operações alinhado com programação ideal de colheita, reforma e plantio • Otimização de aproveitamento de recursos próprios x contratação de terceiros • Maximização de uso de equipamentos próprios (compartilhamento entre unidades) • Projeção de quadro de produção de todas operações agrícolas para orçamento • Acompanhamento orçamentário mensal integrado (físico e custos) • Gerenciamento de abertura de O.S. com base no plano estratégico de campo • Base central de custo padrão e gestão de estudos para aprovação de pagamentos/contratos • Workflow de aprovação de estudos de contratos e preços máximo de pagamento a terceiros

  25. Como potencializarobjetivos de EficiênciasLogísticas Entrada Cana Sist. Gestão Agrícola ICOL Janela Colheita Áreas Próprias • Outputs: • Sequência Logística: • Corte (man/mec) • Transporte • Entrega • Visão Espacial • Viabilidade Frota • Programação Apoios GIS IMAP Temas IMAP Matriz PPC Viabilidade Otimização Mapas Geo-referenciados FoCa Spot Reflexo Diário Sist. Gestão Agrícola IMEC Excel IFROTA Controle • Alavancas: • Programação logística alinhado com planejamento de colheita ideal (dilema: ATR x KM) • Informação espacial (geo) apoiando processo logístico • Otimização da programação de corte e transporte diário (horizonte mensal) • Sincronização de frentes, Redução de movimentação • Capacidade de corte mecanizado (colheitabilidade), tempos, etc • Manutenção/ganho de ATR • Integração com processo de planejamento de colheita (factibilidade operacional) • Reflexo direto no processo de transporte diário de cana (despacho de caminhões) • Programação de apoio à mecanização (comboios, oficinas, pranchas, munck, bombeiros, etc...)

  26. Como potencializar objetivos de Planejamento de Produção e Distribuição Sist. GestãoComercial Sist. Gestão Agrícola Contratos Fixos Projeção Preços Disponibilidade de Cana • Outputs: • Mix Produção • Gestão Estoques • Contratos Fretes • Atendimento Demandas • Visão Supply-Chain • Cenários Estratégicos ICOL OPL Indústria OPL Logística Otimização Integrada Colheita Ideal Planejado Realizado Planejado Realizado ERP • Alavancas: • Planejamento integrado agrícola, indústria, logística e comercial • Geração de cenários estratégicos com projeção ideal de mix de produção e gestão logística • Avaliação de potencial de retorno de novas plantas integradas ao grupo • Dimensionamento de capacidade de estocagem ideal (interna e externa) • Direcionamento de produção regional (custos logísticos de distribuição) • Definição de modais ideais de transporte • Destinação de produtos estocados para atendimento de contratos e demandas • Programação do momento ideal de comercialização de produção spot

  27. Termo de Confidencialidade • Este documento contém informação confidencial, independente de estar ou não sujeito a um Acordo de Não-Divulgação previamente firmado entre as Partes, e não deve ser usado para qualquer outro propósito que o de avaliar e estabelecer um compromisso comercial entre as Partes. Exceto se prévia e textualmente autorizado pela Parte oposta, a divulgação de informação confidencial é proibida. O Recebedor da informação confidencial deve permitir acesso exclusivamente a seus empregados ou representantes autorizados que assim o necessitem, para os propósitos estabelecidos. Esta obrigação de confidencialidade remanescerá exceto se (1) a informação se tornar de domínio público sem falha da Parte recebedora, (2) estiver, anteriormente, em posso da Parte recebedora, livre de obrigação de confidencialidade, (3) houver sido comunicada, livre de obrigação de confidencialidade ou (4) houver sido desenvolvida pela Parte recebedora sem qualquer relação a informações comunicadas pela Parte proprietária da informação. • As Partes acordam em não tornar público o fato de haverem estabelecido conversas com o intuito de avaliar o desenvolvimento de relações comerciais.

More Related