1 / 26

Implantação da República

Implantação da República.  A 5 de Outubro de 2010 vai comemora-se o primeiro centenário da Implantação da República em Portugal. Como tudo aconteceu…. Dia 2 de Outubro de 1910…. Reunião de emergência na sede do Partido Republicano Português. .

ike
Download Presentation

Implantação da República

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Implantação da República

  2.  A 5 de Outubro de 2010 vai comemora-se o primeiro centenário da Implantação da República em Portugal.

  3. Como tudo aconteceu…

  4. Dia 2 de Outubro de 1910… • Reunião de emergência na sede do Partido Republicano Português. • O Almirante Cândido dos Reis, chefe militar da revolução, marca as operações para a noite seguinte.

  5. Dia 3 de Outubro de 1910… Miguel Bombarda, médico psiquiatra é um dos conspiradores revolucionários e é assassinado por um doente.

  6. 4 de Outubro de 1910 • Três quartéis de Lisboa aderiram à Revolução Republicana • Os revolucionários juntam-se no largo do Rato e tentam avançar para o quartel do Carmo, mas defrontam-se e trocam tiros guardas. • Os revolucionários verificam que não têm forças suficientes para prosseguir o plano, e decidem concentrar-se na Rotunda onde se barricam.

  7. Por volta das 5 horas da manhã, permanecem na Rotunda apenas 100 soldados e 50 civis, comandados por Machado dos Santos. • Pelas 11 horas os navios que aderiram à revolução bombardeiam o palácio das Necessidades onde o rei D. Manuel II se encontrava. • O rei foge de Lisboa e dirige-se para o palácio de Mafra.

  8. Muitos republicanos, civis e militares decidem juntar-se ao grupo barricado na Rotunda, levando consigo armas e munições. • Ao fim da tarde, já eram cerca de 1500 resistentes. • Durante toda a noite há tiroteio cruzado, à distância, e ninguém sabia como a luta ia acabar. • O navio D. Carlos é tomado pelos republicanos.

  9. Dia 5 de Outubro de 1910 • Às 9 horas Eusébio Leão, José Relvas e vários outros dirigentes republicanos entram na Câmara Municipal de Lisboa, assomam à varanda e dali proclamam a República com discursos. • A multidão enche a praça do Município e aplaude a vitória republicana.

  10. Dia 6 de Outubro de 1910 A família real, acompanhada por alguns nobres e alguns criados, embarca no iate Amélia, em direcção a Gibraltar. Aí permaneceram uma semana e depois seguiram para Londres. D. Maria Pia, que era italiana preferiu dirigir-se à sua terra natal.

  11. Dia 2 de Outubro Almirante Cândido dos Reis reúne no partido republicano.

  12. Dia 3 de Outubro Assassínio de Miguel Bombarda

  13. Dia 4 de Outubro - Manhã D. Manuel II foge para Mafra

  14. Dia 4 de Outubro - Tarde Muitos republicanos com armas e munições juntam-se na rotunda

  15. Dia 4 de Outubro - Noite O navio D. Carlos é tomado pelos republicanos.

  16. Dia 5 de Outubro A multidão enche a Praça do Município

  17. Dia 6 de Outubro A familia real embarca no iate Amélia na praia Ericeira, para Gibraltar

  18. Bandeira da República a partir da Implantação da República Bandeira da Monarquia até 5 de Outubro de 1910 – dia da Implantação da República

  19. Euro – moeda em circulação a partir de 2002 para uniformizar a moeda a nível da Europa Real– moeda utilizada durante a Monarquia Escudo – moeda utilizada depois da Monarquia

  20. O primeiro Presidente do Governo Provisório foi Teófilo Braga • Foi eleito através de eleições o primeiro Presidente da Republica Manuel de Arriaga. O actual Presidente da Republica é Cavaco Silva

  21. Constituição da República Portuguesa É um livro, que surgiu depois da Implantação da República, onde estão escritas todas as leis de um país, os deveres e os direitos dos cidadãos

  22. Hino Nacional • O Hino que conhecemos foi oficializado em 1911, depois da Implantação da República em 5 de Outubro de 1910. A música foi escrita por Alfredo Keil. A letra por Henrique Lopes de Mendonça, ainda antes da revolução de 5 de Outubro de 1910.

  23. Heróis do mar, nobre Povo.Nação valente, imortalLevantai hoje de novoO esplendor de Portugal! Entre as brumas da memória, Ó Pátria sente-se a voz Dos teus egrégios avós, Que há-de guiar-te à vitória! Refrão: Às armas, às armasSobre a terra, sobre o mar,Às armas, às armasPela Pátria lutar,Contra os canhões marchar, marchar!

  24. Resumindo... • No fim do século XIX, o país vivia numa crise económica e as pessoas viviam descontentes. O actual rei D. Carlos morreu e sucedeu-lhe o filho D. Manuel II. • Um grupo formou o Partido Republicano que se manifestou contra a Monarquia e organizou uma revolução. • No dia 5 de Outubro de 1910, amanheceu com a Revolução. Acabou a Monarquia (o rei governa o país), e começou a República onde é o Presidente da República que governa, depois de ser escolhido por meio de eleições.

  25. Resumindo... Foi escolhido Teófilo Braga como Presidente do Governo Provisório, para orientar o país até à eleição do primeiro Presidente da República que foi Manuel de Arriaga. • A bandeira portuguesa passou a ser vermelha e verde • Em 1911, pareceu o Hino Nacional • Foi Substituído o real pelo o escudo • Apareceu a Constituição da República, livro onde se encontram todas as leis de um país Actualmente o Presidente da República é Cavaco Silva.

  26. FIM Trabalho realizado, com a ajuda professora Madalena, pelos alunos do 4º Ano, da turma D21, EB1 - Espírito Santo - Guarda Guarda, Outubro 2009

More Related