Distribui o f sica
This presentation is the property of its rightful owner.
Sponsored Links
1 / 12

DISTRIBUIÇÃO FÍSICA PowerPoint PPT Presentation


  • 80 Views
  • Uploaded on
  • Presentation posted in: General

DISTRIBUIÇÃO FÍSICA. Recebimento. Inicia quando o veículo é aceito para descarregar um produto ou material que está destinado a fábrica, ao armazém ou centro de distribuição. O produto é contado ou pesado, e o resultado é comparado com o documento de transporte. Recebimento - Processo.

Download Presentation

DISTRIBUIÇÃO FÍSICA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


Distribui o f sica

DISTRIBUIÇÃO FÍSICA


Recebimento

Recebimento

Inicia quando o veículo é aceito para descarregar um produto ou material que está destinado a fábrica, ao armazém ou centro de distribuição.

O produto é contado ou pesado, e o resultado é comparado com o documento de transporte.


Recebimento processo

Recebimento - Processo

Cinco elementos:

  • Espaço físico

  • Recursos de informática

  • Equipamento de carga e descarga

  • Pessoas

  • Procedimentos normalizados.


Recebimento espa o f sico

Recebimento – Espaço Físico

Envolve espaço para fila de veículos, plataformas compensadoras de altura, espaço para separação e conferencia, acesso livre para o estoque inicial e para a fábrica.


Recebimento recursos de inform tica

Recebimento – Recursos de Informática

Terminal de EDI e de leitura ótica de código de barras, rádio freqüência, programas de comunicação com fornecedores, compras, e planejamento e controle da produção.


Recebimento carga e descarga

Recebimento – Carga e descarga

Equipamentos como: paleteiras; empilhadeiras convencionais e trilateral; trator com trem de carretinhas; esteiras de distribuição.


Recebimento pessoal

Recebimento - Pessoal

Qualificados, polivantes, nível de instrução adequado, treinados.

O conferente deve estar habilitado a inserir dados no sistema, determinar destino da carga recebida e, em alguns casos, transportá-la para o local de destino.


Recebimento normas

Recebimento -Normas

Dá-se ênfase ao que deve ser feito em caso de exceção, principalmente dispondo até que ponto o colaborador tem autonomia de decisão.

Em redes de Supply Chain espera-se que não haja inspeção de qualidade no recebimento, porém podem haver problemas de qualidade e quantidades e nestes casos devem ser aguardadas decisões superiores.


Atividade de acompanhamento

Atividade de Acompanhamento

Estudo de Caso

PHILIP MORRIS DO BRASIL


Distribui o f sica

A Philip Morris do Brasil foi uma das ganhadoras do IV Prêmio ABML de Logística na categoria sistemas de embalagem e unitização de cargas. A solução da empresa fabricante de cigarros compreendeu suas providencias de reunitização de embalagens.

A distribuição física de cigarros, muito pulverizada, reúne elevado número de entregas por veículo. A empresa prepara 3 mil pedidos por dia só na capital paulista. Isto gera uma compra e consumo elevado de caixas de papelão ondulado para a consolidação dos pedidos (para 10 pacotes e 25 pacotes).


Distribui o f sica

Após vários estudos, desenvolveu-se um sistema para reutilização das próprias caixas de papelão ondulado provenientes da fábrica, que comportavam 50 pacotes de um mesmo produto e que eram descartadas no centro de distribuição. O reaproveitamento foi feito a partir de uma máquina de corte, que transforma caixas originárias da fábrica em caixas menores, adequadas a embalagem de pedidos com 10 e 25 pacotes.

A empresa adotou também programa para estimular a devolução de caixas utilizadas pelo varejo. Destacam-se entre os resultados “pay-back” de 4 meses, redução anual de despesas na ordem de 150mil e redução de descarte de papelão ondulado.


Atividade de acompanhamento 4

Atividade de Acompanhamento 4

Com base na teoria como deve ser o processo de recebimento no centro de distribuição da empresa?


  • Login