1 / 16

Por que se faz uma guerra?

Por que se faz uma guerra?. Os bastidores do ataque dos EUA ao IRAQUE em 1991. Fonte: uma aula do curso de “Modelos e Gerenciamento de Recursos Naturais ”, Universidade “Politecnico” de Milão - Itália. Os custos da Guerra do Golfo. 40 bilhões de dolares. Ou seja 37 bilhões de euros.

Download Presentation

Por que se faz uma guerra?

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Por que se faz uma guerra? Os bastidores do ataque dos EUA ao IRAQUE em 1991 Fonte: uma aula do curso de “Modelos e Gerenciamento de Recursos Naturais ”, Universidade “Politecnico” de Milão - Itália

  2. Os custos da Guerra do Golfo 40 bilhões de dolares Ou seja 37 bilhões de euros Ou seja 143 bilhões de reais

  3. Mas quem os pagou? Seria lógico dizer que os 40 bilhões de $ foram pagos pelos EUA mesmos... Mas isto é verdade só em parte, de fato: 40 BILHÕES de $ 25% dos custos foram financiados pelos EUA (10 BILHÕES de $) 75% dos custos foram financiados por Países do Oriente Médio, principalmente Kuwait e Arábia Saudita (30 BILHÕES DE $)

  4. ...E onde acharam o dinheiro? O preço do petróleo, antes da guerra, estava em torno de 15 $ por barril… …mas por causa da Guerra do Golfo ele subiu até 42 $ por barril, gerando um lucro EXTRA de 60 bilhões de $, no mínimo. Pra quem foi este ganho? Nos Países Árabes vige a lei do “fifty-fifty”: 50% ao governo local, 50% à multinacional que controla as jazidas. Logo…

  5. ...E onde acharam o dinheiro? Ganho líquido do aumento do preço do petróleo: 60 BILHÕES de $ 30 BILHÕES de $ às Companhias petrolíferas 30 BILHÕES de $ aos governos dos Paises Árabes (Kuwait + Arábia Saudita)

  6. Mas quem é que possui as Companhias petrolíferas? No Oriente Médio a extração e o comércio do petróleo está totalmente na mão das 7 Irmãs (Shell, Tamoil, Esso…), todas norte-americanas. 5 delas são propriedade estatal dos EUA. 30 BILHÕES de $ Cerca de 9 bilhões $ para privados norte-americanos Cerca de 21 bilhões $ para o Governo dos EUA

  7. Vamos fazer um pouco de contas… +11 bilhões de $ +9 bilhões de $ Agora estátudo claro… Os EUA ganharam 20 bilhões de $ com a guerra! ... Nao foi “para libertar o Kuwait”!… Eles só queriam embolsar a grana!

  8. Mas tem mais… • Quem foi que financiou, no final das contas, a guerra de 1991 no Iraque? Os que utilizam o petróleo… Ou seja nós

  9. Mas tem mais… Portanto os EUA, graças ao aumento do preço do petróleo e aos lucros que vieram da da indução bélica, ganharam… 11 bilhões de $ diretamente 49 bilhões de $ da indução !!!

  10. Mas tem mais… 2. Para onde foram os 40 bilhões de$ gastos na guerra? À indústria bélica, que, por acaso ou por coincidência, é quase totalmente… NORTE- AMERICANA!!!

  11. Considerações finais... Agora é mais fácil imaginar porque a Guerra do Golfo, em 1991, tenha sido combatida exclusivamente por motivos econômicos, e não para algum nobre fim “humanitário”o de “defensa da liberdade”. ... E fica fácil entender até mais dois eventos atuais:o porquê da guerra no Afeganistão e da nova guerra no Iraque.

  12. Consideraçoes finais... Em particular, o principal objetivo da guerra no Afeganistão foi a instalação de um governo-boneco que liberasse a construção de um longo oleoduto (de propriedade norte-americana) de 2.500 km, através do próprio território. Este oleoduto, de importancia estratégica, tem como unica alternativa a costrução de outro oleoduto, de 5.500 km, enormemente mais caro pra construir e manter, por causa das taxas que os países atravessados iriam impor aos EUA. Logo, fica muito mais fácil arrasar un País já martirizado por 30 anos de guerra e fazê-lo uma dependencia própria, com a possibilidade de construir e gerenciar o “oleoduto-atalho” em toda tranqüilidade.

  13. Consideraçoes finais... Para compreender por que Bush jr. queira atacar novamente o Iraque é também preciso saber que os EUA estão tendo péssimas relações com o maior fornecedor de petróleo deles, no Oriente Médio: a Arábia Saudita. O contraste está virando insanável, seja porque a Arábia Saudita é um dos Paises mais envolvidos no terrorismo de Bin Laden, seja porque a maior parte da opinião pública internacional está contra este País por causa do desrespeito dos mais básicos direitos humanos que existe nele. Para a administraçao de Bush, criou-se portanto um novo objetivo prioritário: buscar uma alternativa petrolífera à Arábia Saudita, na área do Oriente Médio.

  14. Considerações finais... A maneira mais fácil, obviamente, é fazer uma guerra contra o Iraque e instalar um regime-boneco diretamente dependente dos EUA mesmos.Mas por que “O Iraque”? Pelas seguintes três razões, muito simples: • Se trata de um País que não pode se defender (a pobreza causada pelo embargo provoca a morte por fome de 300.000 crianças cada ano). • O Iraque oferece um fácil pretexto para justificar o ataque aos olhos da opinião pública (a presença de misteriosas armas de destruição de massa,que, por sinal, é possivel fabricar somente com alta tecnologia e capitais notáveis: duas coisas que ele não possui mesmo). Uma opinião pública que nada sabe das verdadeiras causas da guerra (as lutas para o controle do petróleo). • No momento, o Iraque não usufrui da proteção de nenhum Estado poderoso, capaz de se opor com decisão à ameaça de um ataque norte-americano.

  15. Considerações finais... Além disso, nos 3 meses anteriores, explodiu em todo seu drama a revolta social na Venezuela, como conseqüência das desastrosas condições de vida do povo, ditadas pelas multinacionais norte-americanas do petróleo A Venezuela é de fato o maior fornecedor de petróleo não refinado dos Estados Unidos. Procurar uma alternativa à Arábia Saudita e à Venezuelase tornou portanto assunto prioritáriopara a administração de Bush.

  16. O que podemos fazer? Uma das coisas é um simples gesto, como fazer conhecer ao maior número possível de pessoas as reais causas da guerra. Se uma pessoa é ignorante, é facilmente controlável... Mas se ela começa a raciocinar com a própria cabeça, se torna capaz de se opor a escolhas e decisões bárbaras e absurdas, ditadas pelo puro interesse econômico. Apoiemos todas as associações que lutam para evitar esta nova, inútil guerra.

More Related