1 / 39

MECÂNICA - DINÂMICA

MECÂNICA - DINÂMICA. Dinâmica do Movimento Plano de um Corpo Rígido: Força e Aceleração Cap. 17. Objetivos. Introduzir os métodos utilizados para calcular o momento de inércia de massa de um corpo Desenvolver as equações dinâmicas do movimento plano para um corpo rígido simétrico

helen
Download Presentation

MECÂNICA - DINÂMICA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. MECÂNICA - DINÂMICA Dinâmica do Movimento Plano de um Corpo Rígido: Força e Aceleração Cap. 17

  2. Objetivos • Introduzir os métodos utilizados para calcular o momento de inércia de massa de um corpo • Desenvolver as equações dinâmicas do movimento plano para um corpo rígido simétrico • Discutir aplicações destas equações para corpos em movimento de translação, rotação em torno de um eixo fixo e movimento plano geral

  3. 17.3 Equações de Movimento: Translação Translação retílinea: Todas as partículas do corpo possuem a mesma aceleração e a aceleração angular é nula.

  4. 17.3 Equações de Movimento: Translação Translação curvílinea: Todas as partículas do corpo descrevem um trajeto curvo paralelo.

  5. Exemplo 17.8a A viga BD de 100 kg é suportada por duas hastes de massa desprezível. Determine a força criada em cada haste no instante que q = 300 e w = 6 rad/s.

  6. 16.3 Rotação em Torno de um Eixo Fixo Movimento do Ponto P Resumo:

  7. Exemplo 17.8a - Solução A viga BD move-se em movimento curvilíneo, desde que os pontos B, D e o centro de massa G se movem ao longo de trajetórias circulares de raio 0.5m. Usando coordenadas normais e tangenciais:

  8. Exemplo 17.8a - Solução Equações de movimento:

  9. 450 Exemplo 17.8b A viga BD de 100 kg é suportada por duas hastes de massa desprezível. Determine a força criada em cada haste no instante t=0.2 s sendo que no instante t=0 as hastes fazem um ângulo de 450 e estão em repouso.

  10. Exemplo 17.8b - Solução A viga BD move-se em movimento curvilíneo, desde que os pontos B, D e o centro de massa G se movem ao longo de trajetórias circulares de raio 0.5m. Usando coordenadas normais e tangenciais:

  11. 17.3 Equações de Movimento: Translação Translação curvílinea: Todas as partículas do corpo descrevem um trajeto curvo paralelo.

  12. 16.3 Rotação em Torno de um Eixo Fixo Movimento do Ponto P Resumo:

  13. Exemplo 17.8b - Solução Equações de movimento:

  14. 16.3 Rotação em Torno de um Eixo Fixo Movimento do Ponto P Resumo:

  15. 16.3 Rotação em Torno de um Eixo Fixo Movimento Angular Posição Angular: Deslocamento Angular: Velocidade Angular: Aceleração Angular:

  16. Exemplo 17.8b - Solução Equações de movimento:

  17. Exemplo 17.8b - Solução Equação do movimento do pêndulo: ver solução exata em: http://www.phy.davidson.edu/StuHome/BeKinneman/pendulum/report.htm (arquivo mht incluso) e no arquivo Maple incluso.

  18. Exemplo 17.8b - Solução Equações de movimento:

  19. Objetivos • Introduzir os métodos utilizados para calcular o momento de inércia de massa de um corpo • Desenvolver as equações dinâmicas do movimento plano para um corpo rígido simétrico • Discutir aplicações destas equações para corpos em movimento de translação, rotação em torno de um eixo fixo e movimento plano geral

  20. 17.4 Eq. de Movimento: Rotação em Torno de um Eixo Fixo O corpo rígido (ou disco), sujeito a forças e momentos externos, possui um movimento tal que o centro de massa G gira numa trajetória circular em torno de O. Assim a aceleração é representada pelas componentes normal e tangencial.

  21. 17.4 Eq. de Movimento: Rotação em Torno de um Eixo Fixo Diagrama de corpo livre: Equações de Movimento: Momento em relação ao centro de massa

  22. 17.4 Eq. de Movimento: Rotação em Torno de um Eixo Fixo Diagrama de corpo livre: Equações de Movimento: Momento em relação ao centro de rotação

  23. Exemplo 17.10 A barra esbelta de 20 kg está em movimento planar de rotação e no instante mostrado com uma velocidade angular de 5 rad/s. Determine a aceleração angular e as componentes horizontal e vertical da reação de apoio no pino neste instante.

  24. Exemplo 17.10 - Solução Diagrama de corpo livre e cinético:

  25. Exemplo 17.10 - Solução Equações de movimento:

  26. Exemplo 17.10 - Solução Equação do momento em relação ao centro de rotação:

  27. Objetivos • Introduzir os métodos utilizados para calcular o momento de inércia de massa de um corpo • Desenvolver as equações dinâmicas do movimento plano para um corpo rígido simétrico • Discutir aplicações destas equações para corpos em movimento de translação, rotação em torno de um eixo fixo e movimento plano geral

  28. 17.5 Equações de Movimento: Movimento Plano Geral O corpo rígido (ou disco), sujeito a forças e momentos externos, possui um movimento de rotação e translação.

  29. 17.5 Equações de Movimento: Movimento Plano Geral Diagramas de corpo livre e cinético:

  30. 17.5 Equações de Movimento: Movimento Plano Geral Equações de Movimento:

  31. 17.5 Equações de Movimento: Movimento Plano Geral Problemas de rolamento com atrito Uma quarta equação é necessária para encontrar as quatro incógnitas.

  32. 17.5 Equações de Movimento: Movimento Plano Geral Problemas de rolamento com atritoSem deslizamento Se esta condição não for satisfeita então o problema deve ser tratado como segue

  33. 17.5 Equações de Movimento: Movimento Plano Geral Problemas de rolamento com atritoCom deslizamento

  34. Exemplo 17.15 A roda de 50 lb possui um raio de giração de 0.70 ft. Se um momento de 35 lb.ft for aplicado na roda, determine a aceleração do seu centro de massa G. Os coeficientes de atrito estático e dinâmico entre a roda e o plano A são ms=0.3 e mk=0.25, respectivamente

  35. Exemplo 17.15 - Solução O disco não possui espessura constante, pois se assim fosse seu raio de giração seria:

  36. Exemplo 17.15 - Solução Assim podemos estimar o valor de I a partir do raio de giração dado:

  37. Exemplo 17.15 - Solução Equações de Movimento: A quarta equação é dada pela cinemática. Supondo que não exista deslizamento:

  38. Exemplo 17.15 - Solução Supondo que não exista deslizamento e resolvendo as equações anteriores: Verificando Como esta condição não foi satisfeita então o problema deve ser tratado como segue

  39. Exemplo 17.15 - Solução Supondo que exista deslizamento:

More Related