1 / 23

FLUXOGRAMAS

Introduo. Todo e qualquer processo, tanto administrativo quanto operacional, tem um fluxo das operaes (entrada, processamento e sada). Esse fluxo envolve:. ......... Operaes,reas da organizao envolvidas,Recursos (humanos e materiais), Custos relativos a esses recursos,Volume de trab

hea
Download Presentation

FLUXOGRAMAS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


    1. FLUXOGRAMAS

    2. Introdução Todo e qualquer processo, tanto administrativo quanto operacional, tem um fluxo das operações (entrada, processamento e saída). Esse fluxo envolve:

    3. ........ Operações, Áreas da organização envolvidas, Recursos (humanos e materiais), Custos relativos a esses recursos, Volume de trabalho, os tempos de execução, Documentação que tramita pelo mesmo e a tecnologia de informação utilizada.

    4. CONCEITO Fluxograma é: Técnica de representação gráfica que se utiliza símbolos previamente convencionados, permitindo a descrição clara e precisa do fluxo, ou seqüência, de um processo, bem como sua análise e redesenho.

    5. ASPECTOS PRINCIPAIS Padronizar a representação dos métodos e os procedimentos administrativos; Maior rapidez na descrição dos métodos administrativos; Facilitar a leitura e o entendimento; Facilitar a localização e a identificação dos aspectos mais importantes; Maior flexibilidade; e Melhor grau de análise.

    6. VANTAGENS Aumenta a competência e influência de quem os elabora Seu desempenho afeta a maneira como outros usam determinada saída. Desenvolve o espírito da equipe Cria motivação pelas fontes de informações e apoio disponíveis Floresce a responsabilidade individual Facilita o estabelecimento de objetivos

    7. DESVANTAGENS Apresentam dificuldades no desenho e alterações; Depuração e testes não são fáceis, em geral; Dificuldade na decisão do nível de detalhes a serem colocados nos fluxogramas; Não apresentam a organização de dados e estruturas de entrada e saída;

    8. Análise pelo Fluxograma O que é feito? Para que serve essa fase? Por que essa fase é necessária? Onde essa fase deve ser feita? Quando essa fase deve ser feita? Quem deve executar a fase? Há alguém mais bem qualificado para executá-la? Como a fase está sendo executada?

    9. TIPOS DE FLUXOGRAMA FLUXOGRAMA VERTICAL É destinado à representação de rotina simples em seu processamento analítico em uma unidade organizacional. Esse tipo de fluxograma possui quatro vantagens:

    10. TIPOS DE FLUXOGRAMA Consiste em poder ser impresso como formulário padronizado; Rapidez de preenchimento, pois os símbolos já se acham impressos; Maior clareza de apresentação; e Grande facilidade de leitura por parte dos usuários.

    11. Ex. de Fluxograma Vertical

    12. TIPOS DE FLUXOGRAMA FLUXOGRAMA PARCIAL OU DESCRITIVO Trata-se de um fluxograma que descreve o fluxo de atividades, dos documentos e das informações que circulam em um processo, por meio de símbolos padronizados. .........

    13. TIPOS DE FLUXOGRAMA ......... a elaboração é feita como se estivesse escrevendo, só que no lugar de somente palavras são utilizados símbolos e palavras que permitem a descrição do fluxo do processo de maneira clara e precisa.

    14. Símbolos - Descritivo Operação Retângulo É usado para mostrar uma atividade de qualquer natureza Movimento/ transporte Seta grossa Use uma seta grossa para indicar movimento da saída entre localidades Ponto de decisão Losango É usado em um ponto do processo em que a decisão deve ser tomada Inspeção Círculo grande É usado para indicar que o fluxo do processo é interrompido para que a qualidade da saída possa ser avaliada

    15. Símbolos - Descritivo Documento impresso Retângulo com fundo ondulado É usado para mostrar quando a saída de uma atividade inclui informações registradas em papel Espera Retângulo de lados arredondados É usado quando um item ou pessoa precisa esperar, ou quando um item é colocado num estoque temporário Armazenagem Triângulo É usado quando existir uma condição de armazenagem sob controle e uma ordem ou requisição seja necessária para remover o item para a atividade programada a seguir

    16. Símbolos - Descritivo Anotação Retângulo aberto É usado para informações adicionais pertinentes ao símbolo ao qual está ligado Sentido de fluxo Seta É usado para indicar a sentido e a seqüência das fases do processo Transmissão Seta interrompida É usado para identificar a ocorrência de transmissão instantânea de informação

    17. Símbolos - Descritivo Conexão Circulo pequeno É usado, com letras ou números inseridos, no final do fluxograma, para indicar que a saída daquela parte do fluxograma será usada como entrada em outro fluxograma Limites Círculo alongado É usado para indicar o início e o fim do processo. Normalmente as palavras Partida ou Início e Pare ou Fim são inscritas no símbolo

    18. FLUXOGRAMA GLOBAL OU DE COLUNAS Esse é o tipo de fluxograma mais utilizado pelas empresas. Seus aspectos básicos são: - É utilizado tanto no levantamento quanto na descrição de novas rotinas e procedimentos; - Permite demonstrar, com maior clareza, o fluxo de informações e documentos, dentro e fora da unidade organizacional; e - Apresenta maior versatilidade, principalmente por sua maior diversidade de símbolos.

    19. Exemplo...

    20. Símbolos do fluxograma global ou de colunas

    21. POR QUE FLUXOGRAMAS ? A razão porque os fluxogramas funcionam tão bem é porque eles trabalham com a parte forte que as pessoas têm. O que o cérebro faz de melhor é reconhecer imagens. Fluxogramas são imagens. A maioria das companhias tem poucos fluxogramas ou nenhum. Normalmente elas dependem de pastas cheias de procedimentos e instruções que não refletem realmente como a empresa funciona e não conduz a identificação de melhorias.

    22. POR QUE FLUXOGRAMAS ? Isto acontece porque a maioria destas pastas não é lida. Se alguém as lê, isto é feito uma vez e em seguida são postas de lado. As pessoas não seguem estas instruções e fazem o seu trabalho o melhor que podem, algumas vezes baseado em uma memória latente resultante desta leitura única.

    23. Conclusão Os fluxogramas possibilitam às pessoas identificarem falhas inerentes dos procedimentos, ao reconhecerem a falta de um fecho em uma descrição de processo ou mesmo identificando processos redundantes. Identificar falhas em um documento de várias páginas em texto torna-se muito mais difícil.

    24. Conclusão .................A maior parte das companhias falham em manter a revisão de documentos que não são lidos. Os documentos tornam-se desatualizados porque os processos passam a ser definidos sem que haja atenção a esses documentos. Os fluxogramas são documentos vivos. Eles são alterados com facilidade e podem ser usados diariamente para ajudar a definir e refinar os processos.

More Related