Prof a m sc dinara hansen
This presentation is the property of its rightful owner.
Sponsored Links
1 / 8

gerontologia PowerPoint PPT Presentation


  • 220 Views
  • Uploaded on
  • Presentation posted in: General

Prof a . M.Sc. Dinara Hansen. gerontologia. Envelhecimento Humano. Aspectos demográficos, epidemiológicos, biológicos, psicológicos e sociais do envelhecimento. Aspectos clínicos do envelhecimento dos aparelhos e sistemas.

Download Presentation

gerontologia

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


Prof a m sc dinara hansen

Profa. M.Sc. Dinara Hansen

gerontologia


Ementa da disciplina

Envelhecimento Humano.

Aspectos demográficos, epidemiológicos, biológicos, psicológicos e sociais do envelhecimento.

Aspectos clínicos do envelhecimento dos aparelhos e sistemas.

Conhecimento dos aspectos cronológicos do envelhecimento e suas repercussões no organismo humano.

Ementa da disciplina


Objetivos da disciplina

  • Proporcionar aos alunos o conhecimento dos aspectos biológicos e psicossociais do envelhecimento.

  • Possibilitar a identificação de características comuns às pessoas que envelhecem e dos fatores de risco para doenças crônico-degenerativas capacitando para uma atuação preventiva.

  • Propiciar aos alunos do curso de nutrição a conscientização da problemática da questão social do envelhecimento em nosso país, capacitando-os para trabalharem com questões sociais e físicas advindas dessa faixa etária.

OBJETIVOS DA DISCIPLINA:


Metodologia e suas estrat gias

As aulas acontecerão em módulos contemplando a carga horária de 60 horas (4 créditos) semanais. Aulas teóricas, com recursos audiovisuais através do Sistema Moodle (EAD). Leitura, análise e discussão de artigos. Análise crítica de vídeos. Atividades dirigidas envolvendo conteúdo trabalhado.

Metodologia e suas estratégias:


Avalia o

Trabalho de pesquisa

Prova teórica individual podendo conter questões objetivas e dissertativas

Participação ativa em fóruns e demais tarefas.

Todas as atividades serão avaliadas com peso 10, devendo o aluno alcançar média 7,00 ao final do semestre.

avaliação


Cronograma

10/03/2012

Plano de ensino - Introdução a Gerontologia - Apresentação do plano de ensino e atividade dirigida introduzindo assuntos relacionados à gerontogeriatia. Vídeo abordando tema Envelhecer.

18/03/2012

Aspectos demográficos do envelhecimento. Epidemiologia do envelhecimento - Disponibilização de material abordando o assunto em questão e atividade dirigida de análise critica do texto.

25/03/2012

Política Nacional do Idoso, Promoção à saúde e prevenção de doenças. Envelhecimento e Qualidade de vida. Estatuto do Idoso com fórum de discussão. Disponibilização de material abordando promoção e prevenção de doenças e atividade dirigida.

Cronograma


Cronograma1

01/04/2012

Envelhecimento dos Sistemas Tegumentar e Sensorial - Disponibilização de material abordando o assunto em questão e atividade dirigida.

08/04/2012

Envelhecimento dos Sistemas Endócrino e digestivo - Disponibilização de material abordando o assunto em questão e atividade dirigida.

15/04/2012

Envelhecimento dos Sistemas Cardiovascular e Sistema Nervoso - Disponibilização de material abordando o assunto em questão e atividade dirigida.

cronograma


Cronograma2

22/04/2012

Envelhecimento dos Sistemas Respiratório e Muscular - Disponibilização de material abordando o assunto em questão e atividade dirigida.

29/04/2012

Doenças crônico-degenerativas - Disponibilização de material abordando Alzheimer, Parkinson, Hipertensão, diabetes e demais patologias que acometem a população idosa e atividade dirigida.

A Definir

Alterações Nutricionais no Idoso - Apresentação de artigos referentes ao assunto (presencial)

cronograma


  • Login