DIÁLOGO DE SAÚDE E SEGURANÇA
This presentation is the property of its rightful owner.
Sponsored Links
1 / 2

“FECHANDO AS PORTAS PARA O ACIDENTE”. PowerPoint PPT Presentation


  • 63 Views
  • Uploaded on
  • Presentation posted in: General

DIÁLOGO DE SAÚDE E SEGURANÇA. “FECHANDO AS PORTAS PARA O ACIDENTE”. Tratar acidentes ocorridos como uma forma de aprendizagem e bloqueios para possíveis recorrências. Acidente fatal ocorrido em atividade de solda – Atividade monitorada (contrato de comodato) da VLI – Palmeirante - TO

Download Presentation

“FECHANDO AS PORTAS PARA O ACIDENTE”.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


Fechando as portas para o acidente

DIÁLOGO DE SAÚDE E SEGURANÇA

“FECHANDO AS PORTAS PARA O ACIDENTE”.

Tratar acidentes ocorridos como uma forma de aprendizagem e bloqueios para possíveis recorrências

Acidente fatal ocorrido em atividade de solda – Atividade monitorada (contrato de comodato) da VLI – Palmeirante - TO

No sábado dia 05/04/13, o montador JLLS, 29 anos, há 3 anos e 08 meses na função e 08 meses na empresa, realizava atividade de soldagem no rolo da gaiola (componente que efetua o giro do elevador de canecas, caracterizado como espaço confinado e trabalho em altura) no pé do elevador. Por volta de 00:00, informou que efetuaria a troca das luvas por elas estarem úmidas. Colocou apenas a luva na mão direita. Se movimentou para fazer a troca do eletrodo e ao retornar para a posição para a realização da atividade, o alicate utilizado para portar o eletrodo tocou em seu corpo, que estava molhado pelo suor, causando um choque elétrico. Durante o choque, o empregado ainda conseguiu balbuciar que desligassem a máquina de solda. No momento que a máquina foi desligada, o empregado já estava inconsciente. Ainda desacordado ele foi resgatado pelos empregados que estavam acompanhando a atividade. Foram prestados os primeiros socorros e o empregado foi conduzido de imediato para o hospital do município de Colinas do Tocantins, onde chegou respirando com dificuldade e com pulso baixo. Houve a tentativa de reanimá-lo, pouco tempo depois foi constatado o óbito.

Fotos do acidente


Fechando as portas para o acidente

  • Fatos constatados e que não podemos repetir de forma alguma:

  • Porta-eletrodo danificado, sem a proteção isolante na sua extremidade

  • Ponto de aterramento inadequado

  • Adaptação da máquina de solda nos terminais de conexão (improvisação)

  • Alta umidade onde o serviço estava sendo executado

  • Empregado trabalhando com uniforme encharcado

  • Empregado estava trabalhando durante 17 horas consecutivas

  • Empregado sofreu queimadura na mão, peito e lesão na cabeça, mas o choque elétrico que provocou sua morte

  • Instruções de segurança para atividades de soldagem elétrica que poderão manter a sua vida

  • -Avalie previamente os riscos existentes no ambiente de trabalho elaborando a APT/ART e siga todas as recomendações do procedimento operacional específico de sua área. Planeje o horário de início e término da atividade, leve em consideração todas as energias existentes que deverão ser bloqueadas ou eliminadas, além das condições climáticas para o momento da atividade e demais fatores que poderão interferir na atividade. A umidade e a água são condutoras da eletricidade. Manter sempre o local de soldagem, os equipamentos e a roupa de trabalho secos. Eliminar de imediato todo e qualquer vazamento de água.

  • - Nunca opere equipamentos defeituosos! É importante conservá-los em perfeito estado de funcionamento, procedendo a manutenção preventiva periódica e em particular, todos os dispositivos incorporados ao equipamento, como porta-eletrodo, terminal terra e cabos de solda, devendo estes serem mantidos em perfeitas condições de trabalho. Não improvise.

  • Choques elétricos podem ser fatais e devem ser evitados. Instalações elétricas defeituosas, aterramento ineficiente assim como operação ou manutenção incorretas da máquina de solda são fontes comuns de choque elétricos

  • Aterre os equipamentos e seus acessórios a um ponto seguro de aterramento. A ligação da estrutura das máquinas a um ponto seguro de aterramento próximo ao local de trabalho é condição básica para se evitar choques elétricos.

  • Use roupas e equipamentos de proteção individual adequados e em bom estado de conservação, limpos e secos. Não utilizar qualquer adornos, acessórios ou objetos corporais metálicos.

  • Recomendações gerais: Garanta a segurança da área de trabalho; elimine as possíveis causas de incêndio; instale barreiras contra respingos; tome cuidado com fendas e rachaduras; providencie extintores adequados ao material combustível; nunca solde uma peça que não esteja adequadamente limpa; não solde recipientes fechados ou que não tenham sido devidamente esvaziados e limpos internamente; garante bons contatos elétricos na peça soldada e nos terminais de saída da máquina; assegure que todas as conexões elétricas estão bem apertadas; nuca utilize máquina de solda com parte do gabinete removida ou aberta; nunca opere equipamentos defeituosos; nunca utilizar a máquina de soldar em locais alagados ou em poças de água.

  • Após a utilização da máquina de solda, inspecione a área de trabalho e sempre desligue e isole o equipamento de sua linha de alimentação

Lembre-se:“Só execute tarefas que você foi treinado e autorizado a fazer”.

“ SE NÃO FOR SEGURO, NÃO FAÇA E NEM DEIXE QUE OUTROS FAÇAM ”


  • Login