1 / 10

Professor Ulisses Mauro Lima historiaula .wordpress

Professor Ulisses Mauro Lima historiaula .wordpress.com. Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates - 1798. A INCONFIDÊNCIA BAIANA ( 1798 ).

halima
Download Presentation

Professor Ulisses Mauro Lima historiaula .wordpress

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates - 1798

  2. A INCONFIDÊNCIA BAIANA ( 1798 ) No século XVIII, em virtude da decadência da economia açucareira e da transferência da capital da colônia para o Rio de Janeiro, em 1763, a Bahia passava por uma grave crise econômica, atingindo toda a população baiana, especialmente as camadas inferiores, constituída por ex-escravos, pequenos artesãos e mestiços. Contra esta situação haviam manifestações nas ruas de Salvador e vários motins.

  3. No ano de 1797 é fundada, em Salvador, a primeira loja maçônica do Brasil - Loja dos Cavaleiros da Luz -, que se propunha a divulgar os "abomináveis princípios franceses"; participavam das reuniões Cipriano Barata e Francisco Muniz Barreto.

  4. Os intelectuais contaram com grande apoio de elementos provenientes das camadas populares, destacando as figuras de João de Deus do Nascimento, Lucas Dantas e Luís Gonzaga das Virgens.

  5. A partir de 1798, circulam panfletos dirigidos à população, conclamando a todos a uma revolução e a proclamação da República Baiense. Os panfletos defendiam a igualdade social, a liberdade de comércio, o trabalho livre, extinção de todos os privilégios sociais e preconceito de cor.

  6. Praça da piedade onde foram executados os conjurados O movimento baiano apresentou um forte caráter social popular, sendo também conhecido como a "Conjuração dos alfaiates".

  7. Exercícios 1. Indique quais desses acontecimentos inspiraram a Conjuração Baiana. a) A Viradeira, em Portugal. b) A Independência do Haiti. c) A expulsão dos holandeses do Brasil. d) A União Ibérica. e) A Revolução Mexicana. Letra b. Tendo caráter visivelmente popular, a Conjuração Baiana contou com a participação de escravos e outros populares que se inspiraram na notícia da rebelião escrava que determinou o fim da dominação colonial no Haiti, (1791 – 1804)

  8. 2. Identifique e explique o contexto social e econômico em que a Conjuração Baiana foi deflagrada? Resposta: Desde a transferência da capital para o Rio de Janeiro, a cidade de Salvador enfrentava sérias dificuldades para superar a crise da economia açucareira e desenvolver outras atividades lucrativas. Ao mesmo tempo, a população vivia sobrecarregada com a cobrança de pesadas taxas e, em diversas ocasiões, contestava as exigências impostas pela metrópole.

  9. 3. Por qual motivo os “Cavaleiros da Luz” acabaram se afastando do movimento que deu origem à Conjuração? Resposta: O afastamento dos Cavaleiros da Luz acabou se dando na medida em que o movimento baiano foi ganhando conotações mais radicais e populares. Provenientes, em sua grande maioria, das elites locais, os Cavaleiros não concordavam com o fim da escravidão ou com a adoção de outras medidas que viessem a prejudicar seriamente os seus interesses econômicos.

  10. Até a próxima aula Fim historiaula.wordpress.com

More Related