1 / 31

Sofia Lerche Vieira Secret ria da Educa o B sica

Cen

goro
Download Presentation

Sofia Lerche Vieira Secret ria da Educa o B sica

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


    1. Sofia Lerche Vieira Secretária da Educação Básica

    2. Cenário nacional e local Mudança política no contexto nacional e busca de um projeto de “continuidade sem continuismo” no âmbito local; Considerável perda de receitas na esfera da União, Estados e Municípios com impacto decisivo sobre a gestão pública. No Ceará a queda de arrecadação foi da ordem de 365 milhões de reais; Valores defasados do FUNDEF, sem contrapartida da União no financiamento do ensino fundamental cearense. Comprometimento de 38% dos recursos do Tesouro do Estado com o financiamento do ensino fundamental nos municípios; Indefinição de fontes de financiamento para o ensino médio; Acréscimo de encargos relativos ao financiamento (transporte escolar – Lei nº 10.709, 31/07/03) e previsível ampliação da queda da receita estadual em 2004 (nova legislação para o salário educação – Lei nº 10.832, de 29/12/03); Aumento da oferta de matrículas do ensino fundamental na esfera municipal, sem simultânea regulamentação do regime de colaboração. Elevada transferência de recursos do Estado aos Municípios, sem proporcional diminuição de custos.

    3. Orçamento global da SEDUC - 2003 (valores em reais)

    4. Orçamento global da SEDUC - 2003 (valores em percentuais)

    5. Orçamento com recursos próprios do Estado - 2003

    6. Matrícula da Rede Estadual Ensino Fundamental – 1998 a 2003

    7. Matrícula da Rede Estadual Ensino Médio – 1998 a 2003

    8. Distribuição de Matrículas por Dependência Administrativa Ensino Fundamental – 1998 e 2003

    9. Distribuição de Recursos do FUNDEF Ensino Fundamental – 1998 a 2003

    10. Despesa da Rede Estadual Ensino Fundamental – 1998 a 2002

    11. Despesa da Rede Estadual Ensino Médio – 1998 a 2002

    12. Débito da União para com o Estado Ensino Fundamental - 1998 a 2002

    13. Distribuição do Salário Educação – Quota Estadual antes e após a Lei n° 10.832/03

    14. Transferência de recursos às escolas Custeio - 2001 a 2003

    15. Principais realizações 2003

    16. Destaques Mobilização, discussão e elaboração do Plano de Educação Básica 2003-2006, definindo princípios e desafios prioritários para o período; Reajuste e renegociação do Acordo de Empréstimo com o BIRD; Implementação do projeto Alfabetização é Cidadania (convênio com o Governo Federal/MEC, inclusão no PENM).

    17. Universalização progressiva do ensino médio nas localidades urbanas e rurais Continuidade da política de ampliação da oferta de ensino médio, chegando o Estado a responder por 84,04% das matrículas nesse nível de ensino; Seleção de 9.000 professores contratados por tempo determinado; Realização de concurso público para professores de ensino médio, com oferta de 6.488 vagas; Aquisição e distribuição de 131 laboratórios didáticos de ciências, através do Programa de Melhoria e Expansão do Ensino Médio (PROMED); Garantia de transporte escolar para 72.000 alunos de ensino médio, com liberação de R$ 6.000.000,00 do Projeto Alvorada para 182 Municípios cearenses; Inclusão do ensino médio como beneficiário do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial, no que se refere à ampliação da rede física e padrões básicos de funcionamento das escolas.

    18. Apoio ao desenvolvimento da educação infantil e implementação das políticas de inclusão para jovens e adultos, portadores de necessidades educativas especiais e comunidades indígenas Educação infantil Articulação com Municípios e organizações da sociedade civil para assegurar o acesso e permanência das crianças nas creches e pré-escolas; Colaboração com ONG em projetos educacionais, artísticos e culturais; Assessoria à Municípios na elaboração de seus Planos Municipais de Educação Infantil; Participação nas discussões e encaminhamentos para criação do Fórum de Educação Infantil do Estado do Ceará e do Seminário da Frente Parlamentar da Infância local; Elaboração de projeto com a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) e do projeto intersetorial (SEDUC/SESA) de capacitação de agentes de saúde e de professores das séries iniciais, visando atender crianças de 0 a 6 anos; Elaboração da Agenda 0-5 anos, edição 2003

    19. Educação de jovens e adultos Contratação de 2.128 professores por tempo determinado para atuarem nos CEJA e nas escolas; Aquisição de 30.000 kits escolares, com recursos do Projeto Recomeço; Repasse de recursos para capacitação e merenda escolar; Compra de 22.000 coleções didáticas e 8.000 minigramáticas para alunos matriculados no 2° segmento e 8.000 coleções para o 1° segmento; Realização de exames supletivos em 46 Municípios, com 9.314 (jun./2003) e 10.178 (nov./2003) alunos inscritos; Colaboração técnica aos Municípios, assessorando as equipes de EJA com capacitação docente; Realização de encontros para a discussão da política de EJA e para formação de Coordenadores dos PCN de EJA dos CREDE e representantes das Secretarias dos municípios sedes dos CREDE.

    20. Educação indígena Criação de Grupo de Trabalho da Educação Indígena; Continuidade do curso de formação para o magistério indígena, com realização da 8ª, 9ª e 10ª etapas para 100 professores; Elaboração de livros didáticos para professores indígenas das etnias do Município de Poranga e da etnia Jenipapo – Kanindé, em Aquiraz; Encaminhamento ao DERT de projeto para construção de três escolas indígenas; Discussão do projeto de resolução para regulamentação da Educação Escolar Indígena do Estado do Ceará

    21. Educação especial Matrícula de 2.102 alunos com necessidades educativas especiais na rede estadual; Recadastramento e formalização de convênios com 34 ONG para atender a 3.750 crianças e jovens; Renovação e celebração de novos convênios com Prefeituras Municipais e rede estadual para implantação e implementação de 22 Núcleos de Atendimento Pedagógico Especializado; Elaboração de Kit informativo para divulgação da política estadual de educação especial; Realização de convênio com a Casa da Esperança para atendimento de 150 crianças autistas.

    22. Redução do analfabetismo de jovens e adultos Associação ao Programa Nacional Brasil Alfabetizado, através do projeto Alfabetização é Cidadania; Inclusão deste item no Projeto Escola do Novo Milênio, com aporte de 30.000.000,00 às atividades em 2003 e para os próximos quatro anos, tendo sido repassado em 2003 cerca de R$ 8.755.551,00 desse total para 143 Municípios conveniados; Assinatura de convênio junto ao governo federal para alfabetização de 98.711 cidadãos com 15 anos ou mais; Criação da Rede de Educação de Jovens e Adultos (REEJA); Realização de Censo da Alfabetização de Jovens e Adultos, em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado e com o apoio do UNICEF; Formação continuada para 8.017 alfabetizadores envolvidos no projeto, além de apoio técnico-pedagógico ao Projeto Alfabetização Voluntária, com capacitação de 197 alfabetizadores.

    23. Garantia da qualidade da escola com foco na aprendizagem do aluno Investimento no sentido de definir procedimento que permitisse o redimensionamento do processo de avaliação da aprendizagem, de forma a tornar mais explícitos os resultados do processo avaliativo; Realização de curso de italiano, em parceria com o instituto de Cultura Italiana, beneficiando 1.000 alunos do ensino médio; Lançamento de Edital para o Festival de Talentos da Escola Pública (FESTAL), enfatizando a vertente científica, com financiamento a cerca de 1.080 projetos pedagógicos escolares; Realização do Projeto Patativa, em parceria com o Ministério da Cultura, distribuindo cerca de 40.000 livros em 14 escolas da capital; Desenvolvimento do Projeto Linguagem das Letras e dos Números, em parceria com a Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado, com participação de 75.000 alunos na 1ª fase da Olimpíada de Matemática; Participação em experiências-piloto com quatro Portais Educacionais (Positivo, Enlaces, Clickideia, Intel) e do Midiativa, um projeto para estimular o uso da televisão como instrumento de formação cultural.

    24. Garantia do domínio das habilidades de leitura, interpretação e escrita Elaboração de projeto de aquisição de acervo bibliográfico para escolas públicas estaduais de ensino fundamental e médio; Formação continuada para 70 professores de escolas municipais, beneficiários do Programa Amigos da Leitura, em parceria com a Associação das Primeiras Damas dos Municípios do Ceará; Realização de estudo e planejamento da Proposta Político Pedagógica das disciplinas de arte-educação, matemática, esporte educacional, leitura e escrita junto a professores especialistas e representantes das unidades escolares; Ampliação do projeto Clube do Jornal em escolas de ensino fundamental e médio, em parceria com a ONG Grupo de Comunicação e Cultura, contemplando cerca de 220 escolas, distribuídas por todos os CREDE.

    25. Ampliação progressiva da jornada escolar Realização de 865 projetos de ampliação da jornada escolar, através do projeto Escola Viva, em 231 escolas distribuídas por 91 municípios; Contratação de 1845 professores por tempo determinado para atuarem em projetos artísticos e culturais nas áreas de teatro, dança, artes plásticas, musicalização, esporte, canto coral, artesanato, etc.; Realização de Colônia de Férias envolvendo a participação de 35 escolas públicas e 10.540 alunos; Capacitação para professores integrados ao projeto Escola Viva/PROARES junto aos 81 municípios beneficiados do programa; Produção e veiculação pela TVC de 37 Programas Especiais Pedagógicos, com participação de diversos segmentos da comunidade educativa; Desenvolvimento do projeto Empreendedorismo na Escola Pública, com atendimento a cerca de 5.000 jovens matriculados no ensino médio, em parceria com SEBRAE, FAJECE, AJE, SETE, SDE e SEJUV; Realização de convênio com o Ministério do Esporte, para desenvolver o projeto Segundo Tempo Escolar em 96 escolas de ensino fundamental e médio localizadas em Fortaleza; e estabelecimento de parceria com 4 universidades (UECE, UFC, UNIFOR e FIC) para o recrutamento de 192 estagiários.

    26. Aprimoramento do processo de formação e valorização dos servidores da educação Continuidade do Proformação, em parceria com o Ministério da Educação e 34 municípios, através da realização do Encontro de Avaliação com 114 professores formadores, 104 tutores e 19 coordenadores das Agências Formadoras (AGF) e da realização da 2ª reunião executiva nacional com a presença dos 11 Estados participantes do programa; Capacitação de 3.000 professores da rede pública estadual na 4ª etapa do curso de extensão universitária “TV na Escola e os Desafios de Hoje”, para a utilização dos recursos do Programa TV Escola; Renegociações e ajustes para continuidade do Programa Magister; Capacitação de 130 professores no Programa Parâmetros Curriculares em Ação; Formação para técnicos, professores, gestores, funcionários e alunos no intuito de subsidiar a elaboração e implementação do Projeto Político Pedagógico nos 81 municípios beneficiários do projeto Escola Viva/PROARES;

    27. Aprimoramento do processo de formação e valorização dos servidores da educação Formação de professores e gestores de escolas públicas de 100 municípios que aderiram ao Projeto Amor à Vida; Continuidade do Progestão, cuja modalidade Extensão foi concluída para os 11.272 cursistas, sendo 6.039 profissionais da rede estadual e 5.233 da rede municipal em 155 municípios; Capacitação de 352 secretários escolares das redes estadual e municipal de ensino, sob a jurisdição dos CREDE 7, 15, 21, 22 e 23; Realização de 3 oficinas pedagógicas para o desenvolvimento do projeto de formação continuada dos organismos escolares em Educação à Distância; Capacitação de equipes técnicas da SEDUC e dos 23 CREDE na metodologia de construção e análise do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE).

    28. Modernização do processo da gestão e controle social do sistema de ensino Manutenção de um canal de permanente diálogo com os Municípios; Início do projeto-piloto do Programa de Modernização e Melhoria nas Escolas, em parceria com a Fundação Brava e o Instituto de Desenvolvimento Gerencial (IDG), em 23 escolas; Desenvolvimento de um sistema para apropriação de custos por unidades administrativas (SEDUC, CREDE e Escolas); Atualização da frota automotiva, com a aquisição de 25 veículos, e modernização da plataforma tecnológica, com a compra de 948 equipamentos de informática; Continuidade da construção de 43 obras, incluindo Liceus, Escolas de Ensino Médio e Quadras Poliesportivas; Início dos estudos para implantação de vigilância televisiva monitorada nas escolas; Transferência de recursos para 799 escolas da rede estadual, com vista a assegurar sua manutenção e a execução do Programa de Alimentação Escolar;

    29. Modernização do processo da gestão e controle social do sistema de ensino Acompanhamento e formação continuada de Grêmios e Conselhos Escolares, em parceria com ONG; Desenvolvimento do projeto Jovem Eleitor do Futuro, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral, mobilizando 149.161 alunos; Realização do Censo dos Conselhos Escolares do Estado do Ceará, em 617 escolas da rede pública estadual, envolvendo um quantitativo de 5.709 conselheiros; Elaboração de proposta de reestruturação da tipificação das escolas estaduais, com criação de 55 cargos para as escolas novas, escolas indígenas e Centros de Educação Especial; Construção de diretrizes complementares para o processo de eleição de Diretores; Seleção de Coordenadores das Escolas Estaduais com vacância no cargo; Elaboração e publicação de Edital destinado à seleção de orientadores dos 23 CREDE.

    30. Aperfeiçoamento do processo de avaliação institucional e de análise dos resultados educacionais Análise e disseminação dos resultados das avaliações nacionais e locais (SAEB 2001; SPAECE/NET 2002) junto aos CREDE e escolas; Colaboração com o INEP/MEC na aplicação da 7ª edição do SAEB, da qual participaram 10.886 alunos de 219 escolas estaduais, municipais, federais e da rede particular, de 66 municípios cearenses; Produção e distribuição para as escolas de Boletim com diagnóstico dos resultados do SPAECE/NET 2002; Capacitação das equipes dos 23 CREDE para a implementação do 4º ciclo da avaliação institucional do SPAECE nas 782 escolas públicas da rede estadual de ensino; Realização do Censo Escolar 2003; Elaboração de diagnóstico situacional dos Centros de Formação de Educadores.

    31. Regulamentação e efetivação do regime de colaboração Estado/Municípios Instituição de grupo de Trabalho para elaboração de normas e procedimentos para implementação do regime de colaboração Estado/Municípios, compreendendo Recursos Humanos; Planejamento do Espaço Físico e da Rede Escolar; e Transporte Escolar; Apresentação dos resultados do estudo do Grupo ao corpo técnico da Secretaria, à Comissão de Programação Financeira e ao Governador; Implementação de 52 convênios para realização de obras Estado/Municípios, destinados à ampliação, reforma e construção de espaços escolares; Definição de orientações relativas ao processo de matrícula em 2004, dando continuidade à municipalização do ensino fundamental de 1ª a 4ª séries ou Ciclo I e II.

    32. Sofia Lerche Vieira Professora Titular da UECE Secretária da Educação Básica do Estado do Ceará E-mail: sofialerche@seduc.ce.gov.br

More Related