1 / 18

DEUS ordena a construção do Tabernáculo

DEUS ordena a construção do Tabernáculo. Êxodo 25-30. Introdução. O Tabernáculo foi a tenda construída pelo povo de Deus, como mandamento dele, que era um sinal visível da presença de Deus no meio do seu povo e tipo da promessa messiânica.

gordon
Download Presentation

DEUS ordena a construção do Tabernáculo

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. DEUS ordena a construção do Tabernáculo Êxodo 25-30

  2. Introdução O Tabernáculo foi a tenda construída pelo povo de Deus, como mandamento dele, que era um sinal visível da presença de Deus no meio do seu povo e tipo da promessa messiânica. O Tabernáculo era uma residência para Deus, como símbolo de sua autoridade real sobre Israel.

  3. Introdução Os inúmeros detalhes revelam verdades profundas, acerca do caráter divino, seu relacionamento com o seu povo, a situação dos homens diante de Deus, a expiação e outros.

  4. Contexto Os hebreus ficaram cativos no Egito por 430 anos. Moisés – Libertador No Monte Sinai Deus demonstrou a sua glória e poder de maneira grave e perceptível (Êx 19.16-21) entregou ao seu povo a lei (Êx 20-23), renovou a aliança com o seu povo (Êx 23.20-33) e ordenou a construção do Tabernáculo (Êx 25-31).

  5. O Tabernáculo Designa o santuário portátil, morada de Deus. Durante o Êxodo até os tempos do Rei Salomão. Os israelitas transportavam: Arca da Aliança, a Menorá (o Candelabro) O Tabernáculo era não só o templo de Deus, mas tb o Palácio do Rei Invisível.Era a sua santa habitação, o lugar em que ele encontrava com o seu povo.

  6. O Tabernáculo Côvado: distância entre o cotovelo e as pontas dos dedos. (50 cm) Sua estrutura consistia em 3 partes: O átrio: Era como um enorme pátio cercado por cortinas brancas apoiadas em pilares de bronze.Forma retangular.

  7. O Tabernáculo 2. O altar do holocausto: Segundo ambiente do Tabernáculo era o altar dos sacrifícios, que se localizava dentro do átrio, logo após a entrada. Chamado altar de bronze. Feito de madeira de acácia, coberto de metal, com chifres nos quatro cantos.Era provido de argolas e varais que serviam para o transporte na caminhada do povo pelo deserto.

  8. O Tabernáculo 3. O próprio Tabernáculo: Ao fundo do átrio, em sua parte ocidental, localizava-se a tenda do Tabernáculo. A dedicação do Tabernáculo fez-se no primeiro dia do segundo ano depois que os israelitas saíram do Egito.

  9. O Tabernáculo 3. O próprio Tabernáculo: Ao fundo do átrio, em sua parte ocidental, localizava-se a tenda do Tabernáculo. A dedicação do Tabernáculo fez-se no primeiro dia do segundo ano depois que os israelitas saíram do Egito.

  10. O Projeto do Tabernáculo A funcionalidade do Tabernáculo Caráter portátil e funcional Construído com argolas e varas Não poderia ser carregado por qualquer pessoa, nem de qualquer modo, mas como Deus determinou, pelas pessoas tb determinadas por ele.

  11. O Projeto do Tabernáculo 2. A Riqueza do Tabernáculo Foi um projeto caro 1900 libras de ouro,6437 libras de prata e 4.522 libras de bronze.

  12. O Projeto do Tabernáculo 3. A Beleza do Tabernáculo Além de rico, o Tabernáculo era belo. Deus determinou o uso de arte no contexto do Tabernáculo.

  13. IV- O Método para a Construção Levantamento de Ofertas: (Êx 25.1.2) Duas considerações são importantes: O privilégio da contribuição: (1 Cr 29.11) O privilégio de servi-lo através da contribuição. 2. A voluntariedade da contribuição: (2 Co 9:7)

  14. V- O Propósito da Construção do Tabernáculo (Ap 21:3) O Tabernáculo não marca o início da presença real de Deus no meio de seu povo, mas ele é um símbolo desta presença. A Construção do Tabernaculo tb visava ensinar o povo como adorar ao Senhor. Deus veio em Cristo para “tabernacular” com o seu povo e cumprir as figuras e profecias sobre o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

  15. V- O Propósito da Construção do Tabernáculo A Centralidade do Tabernáculo O Tabernáculo se localizava normalmente ao centro do acampamento do povo de Israel. Esta disposição do Tabernáculo apontava para a centralidade de Deus na vida do seu povo.

  16. V- O Propósito da Construção do Tabernáculo B. A Glória de Deus A Glória de Deus diz respeito à beleza de suas perfeições. A somatória de seus atributos é a sua glória. O Tabernáculo revelava a glória de Deus e algumas de suas perfeições: santidade, justiça, misericórdia, soberania e etc.

  17. V- O Propósito da Construção do Tabernáculo C. Jesus e o Tabernáculo O Tabernáculo relembrava a promessa messiânica. A estrutura do Tabernáculo, a mobília, as cores, tudo nele apontava para o Messias.

  18. VI - Aplicação Reconheça a soberania de Deus no relacionamento com o seu povo. Abandone toda a prática de adoração que contrarie os princípios para a adoração. Disponha-se para contribuir financeiramente com a igreja de forma voluntária e com alegria. Viva toda a sua vida tendo Deus como centro da mesma. Agradeça ao Senhor por sua presença constante com o seu povo, manifesta por meio da encarnação e do envio do Santo Espírito. Extraído da Revista Expressão – Lição 10 – Ed. Cultura Cristã

More Related