1 / 13

E.E Camilo Bonfim

Rubéola e Sarampo Camapuã/MS Março/2013. E.E Camilo Bonfim. Rubéola. Rubéola.

gibson
Download Presentation

E.E Camilo Bonfim

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Rubéola e Sarampo Camapuã/MS Março/2013 E.E Camilo Bonfim

  2. Rubéola Rubéola

  3. Rubéolaé uma doença infecto-contagiosa causada pelo Togavírus. Sua característica mais marcante são as manchas vermelhas que aparecem primeiro na face e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo inteiro. O contágio ocorre comumente pelas vias respiratórias com a aspiração de gotículas de saliva ou secreção nasal. Sintomas : O período de incubação do vírus é de cerca de 15 dias e o sintomas são parecidos com os da gripe: Dor ao engolir; Dores no corpo (articulações e músculos); Coriza; Aparecimento de gânglios (ínguas); Febre; Exantemas (manchas avermelhadas) inicialmente no rosto que depois se espalham pelo corpo todo.

  4. Prevenção : A prevenção pode ser feita pela vacinação das pacientes não imunes (sorologia para rubéola com IgG e IgM negativos), desde que em uso de métodos anticoncepcionais por um período de 3 meses após a vacinação. Também deveriam ser vacinadas todas as crianças aos 18 meses de idade e as puérperas que ainda não tenham imunidade à rubéola. Tratamento : O tratamento é sintomático. Antitérmicos e analgésicos ajudam a diminuir o desconforto, aliviar as dores de cabeça e do corpo e baixar a febre. Recomenda-se também que o paciente faça repouso durante o período crítico da doença. Criança que nasce com rubéola pode transmitir o vírus por até um ano. Por isso, devem ser mantidas afastadas de outras crianças e de gestantes .

  5. Prevenção

  6. Sarampo

  7. Osarampoé uma doença infecto-contagiosa provocada pelo Morbili vírus e transmitida por secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. O período de incubação, ou seja, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, é de cerca de 12 dias e a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e estender-se até o quarto dia depois que surgiram placas avermelhadas na pele. O sarampo é uma doença potencialmente grave. Em gestantes, pode provocar aborto ou parto prematuro.

  8. Sintomas: Além das manchas avermelhadas na pele (exantemamaculopapular eritematoso), que começam no rosto e progridem em direção aos pés, podemos citar os seguintes sintomas: febre, tosse, mal-estar, conjuntivite, coriza, perda do apetite e manchas brancas na parte interna das bochechas (exantema de Koplik). Otite, pneumonia, encefalite são complicações graves do sarampo.

  9. Tratamento : Por ser uma doença autolimitada, o tratamento é sintomático, isto é, visa ao alívio dos sintomas. Paciente com sarampo deve fazer repouso, ingerir bastante líquido, comer alimentos leves, limpar os olhos com água morna e tomar antitérmicos para baixar a febre. Em alguns casos, há necessidade de tratamento para o aumento de imunidade.

  10. Prevenção: Através da vacina e soro prevenção ( para pessoas que não podem tomar vacinas )

  11. Alunos : Anny Carolini, Lara Geovanna, Leonardo Simões e Rayson Oliveira Profª : Simone Garcia Série : 2º ano “A” E.M Disciplina : Biologia Tema: Doenças causadas por vírus (Rubéola e Sarampo)

  12. http://drauziovarella.com.br/ ...

More Related