1 / 12

E a sua importância para os seres vivos

O Ar. E a sua importância para os seres vivos. A ATMOSFERA A atmosfera é constituída por várias camadas. Cada camada tem características próprias: TROPOSFERA: É a camada mais próxima da terra. É constituída por uma mistura de gases a que se chama ar. ESTRATOSFERA

gerard
Download Presentation

E a sua importância para os seres vivos

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O Ar E a sua importância para os seres vivos

  2. A ATMOSFERA A atmosfera é constituída por várias camadas. • Cada camada tem características próprias: • TROPOSFERA: • É a camada mais próxima da terra. • É constituída por uma mistura de gases a que se chama ar. • ESTRATOSFERA • Estende-se desde os 10 / 12 km até aos 50 km. • Aí, encontra-se uma fina capa de ozonio, que funciona como um escudo protetor da vida na Terra, impedindo a penetração de certas radiações solares ( raios ultravioletas), prejudiciais à vida. • MESOSFERA • Estende-se dos 50 até aos 100 km de altitude. • Nesta camada, os meteoritos que caem na Terra tornam-se incandescentes, dando origem a estrelas-cadentes, o que evita que caiam na Terra.

  3. A atmosfera é essencial para a vida na Terra: • É nela que se encontram os gases necessários para a respiração dos seres vivos (oxigênio e dióxido de carbono); • Protege a Terra das radiações solares prejudiciais; • Funciona como um teto protetor, evitando que a Terra aqueça ou arrefeça demais; • Protege a Terra do impacto de outros astros, como os meteoritos.

  4. Propriedades do ar 1 – O ar é incolor, insípido e inodoro2 – O ar tem peso 3 – O ar ocupa espaço 4 – O ar tem volume variável, é elástico e compressível 5 – O ar tem forma variável 6 – O ar tem pressão

  5. Os gases constituintes do ar são: O ar atmosférico é basicamente constituído por dois componentes principais, e mais alguns residuais. O azoto e o oxigênio representam 99% de todo o ar, sendo que o azoto corresponde a 78%, e o oxigênio corresponde a 21%. O restante 1% é constituído por dióxido de carbono, vapor de água e gases raros.

  6. Composição do ar

  7. Ativa as combustões

  8. Importância dos gases atmosféricos

  9. O AR – RIQUEZA A CONSERVAR • O ar constitui um elemento indispensável à vida: conseguimos viver 5 semanas sem comer, 5 dias sem água, mas não podemos viver sequer 5 minutos sem ar. • Sem a camada de ar que rodeia a Terra, esta seria um deserto, não existiriam animais nem plantas, não haveria mudanças de clima, nem chuva, nem céu azul. • Com o desenvolvimento industrial são lançados cada vez mais produtos que vão alterar a composição do ar e a sua qualidade, com graves consequências para os seres vivos: É a poluição atmosférica.

  10. Fatores que alteram a qualidade do ar: Agentes poluentes (causadores de poluição) Poeiras e gases liberados pelos tubos de escape de automóveis, aviões, chaminés de fábricas e casas … Utilização de energia nuclear e experiências nucleares, que lança na atmosfera produtos nocivos para a saúde Gases (CFC´s) liberados pelos sprays (aerosóis), que sobem na atmosfera e eliminam a camada de ozonio, que protege a Terra das radiações solares (é o “buraco” da camada de ozonio). Alguns fenómenos naturais, como erupções vulcânicas e decomposição dos seres vivos; Acumulação de lixos (apodrecimento e combustão de lixos domésticos e industriais); Incêndios (naturais ou provocados).

  11. Para pensar… O Homem é o responsável máximo pela degradação da qualidade do ar. Poderíamos atribuir as culpas ao progresso, desmantelar fábricas e automóveis, casas e instalações comerciais, vestirmos todos uma pele e ir comemorar, fazer de conta que não aconteceu nada e que somos todos muito “naturais”! Mas o que é verdade é que isso não resolveria quase nada. A solução está em assumirmos, por um lado, que não podemos voltar atrás e, por outro, que podemos ir em frente cometendo muito menos erros do que até aqui, aproveitando a própria tecnologia para solucionar os problemas que ela própria criou, não esquecendo, nunca, que a Terra não é nossa – “apenas a pedimos emprestada aos nossos filhos!”

More Related