1 / 7

Divulgação Institucional

Divulgação Institucional. Preservando um Passado. Construindo um Futuro. A origem. Criada em 19 de junho de 2010, a Sociedade Filantrópica Teuto-Pathrana (SFTP) é uma organização não-governamental idealizada para cumprir com um importante objetivo: preservar uma identidade sociocultural .

Download Presentation

Divulgação Institucional

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Divulgação Institucional Preservando um Passado. Construindo um Futuro.

  2. A origem Criada em 19 de junho de 2010, a Sociedade Filantrópica Teuto-Pathrana (SFTP) é uma organização não-governamental idealizada para cumprir com um importante objetivo: preservar uma identidade sociocultural. No micronacionalismo são poucos os que realmente conferem a devida importância às identidades construídas pelo vínculo prolongado com uma determinada Micronação. Mas essa tradição acumulada de tantos anos não se pode simplesmente perder com o desaparecimento da pátria que os originou. Quando da desagregação da população vinculada ao Império Alemão, os remanescentes que ainda se identificavam com os velhos modelos agruparam-se numa nova localidade. Escolheram como residência a cidade de Nova Corinthius, em Pathros. Lá criaram uma entidade civil voltada para manter intactos os vínculos que os uniram no passado, e juntos, compartilhar com a população pathrana o seu know-how e auxiliar no desenvolvimento da pátria adotiva. Assim nasceram os teuto-pathranos, a primeira minoria sociocultural da Micronacionalidade de língua portuguesa.

  3. Missão teuto-pathrana Preservar uma identidade sociocultural em meio a outra tão diversa não é uma tarefa fácil. A isso adicione também uma característica da micropatriologia lusófona de apenas praticar a Micronacionalidade na forma do Estado-nação. O grau de dificuldade eleva-se ainda mais. Mas os teuto-pathranos não se amedrontam diante do desafio. Pelo contrário, ele os anima ainda mais. Nossa missão consiste em duas tarefas básicas: preservar todo o acervo e identidade que caracterizam a germanofilia e o germanismo lusófono; e auxiliar na construção pragmática da micropatriologia pathrana. Ou seja, todo teuto-pathrano sintetiza duas tradições de Micronacionalismo com a sua prática micropatriológica cotidiana, trazendo contribuições das mais valiosas para tornar Pathros um país dinâmico e institucionalmente prático (sem o entulho burocrático que tantos acham – erroneamente – necessário ter). Em função desta complexa tarefa, a SFTP acolhe e integra seus associados de inúmeras maneiras, para possibilitar que os talentos individuais de nossos membros possam ser canalizados em prol de um país mais democrático, justo e próspero.

  4. Germanofilia e Germanismo Por germanofilia, nosso estatuto define como “...sendo a identidade sociocultural e micropatriológica incorporada pelo indivíduo que se identifique, por qualquer razão, com a tradição alemã. A rigor do Micronacionalismo, tal identidade expressa-se por meio da adoção de nome civil alemão – seja por livre iniciativa ou por admissão em família germanófila – e do respeito às tradições, costumes e valores respaldados pela memória nacional alemã” (Cláusula 3ª, 1). O mesmo estatuto apresenta a seguinte definição para germanismo lusófono: “Por micropatriologia germanista, ou micro-germanismo, entende-se como sendo o campo do saber científico dedicado ao estudo antropológico, filosófico, histórico, político e sociológico sobre a formação, desenvolvimento e dinâmica das micronações espelhadas na tradição alemã macro-real...” (Cláusula 2ª, 1). Algo que precisa ser esclarecido, no entanto, é que apesar da tradição alemã ser a matriz doEthosteuto-pathrano, a língua usual entre os associados é o português. O alemão aparece muito pouco, mais como elemento simbólico do que usual, para não prejudicar nem excluir os leigos no idioma.

  5. Nossos princípios A Cláusula 5ª do estatuto (o Decálogo) regula nossos 4 princípios: 1. Os teuto-pathranos reconhecem a responsabilidade para com a manutenção e aprimoramento das instituições soberanas do Sacro Reino de Pathros, bem como de suas particularidades culturais, históricas, micropatriológicas e sociais desde que tais não ameacem a integridade da identidade germanista [da STFP] e de seus membros. 2. Os teuto-pathranos reivindicam a proteção do patrimônio artístico, cultural, heráldico e histórico da tradição germanista do modelismo micropatriológico corporificado no Império Alemão e seus Estados ancestrais. 3. Os teuto-pathranos identificam nos princípios democráticos, humanistas e liberais a base de seus ideais políticos para a construção de uma nação justa, respeitosa dos direitos dos grupos minoritários e legítima representante dos grupos majoritários sob sua soberania. 4. Os teuto-pathranos admitem a beneficência mútua e a filantropia, de natureza material ou imaterial, bem como estabelecer órgãos e instituições culturais, educacionais e esportivas de sua titularidade como ações para a concretização de seus objetivos previstos no presente Decálogo.

  6. SFTP em ação • Acolhimento de imigrantes: recepção aos novos moradores de Nova Corinthius e apresentação do projeto micropatriológico pathrano aos recém-chegados à capital. Tal responsabilidade está a cargo da Hospedaria Schäffer, órgão vinculado ao Departamento de Acolhimento e Colonização. Inicialmente emprega um blog como ferramenta de trabalho, mas está em desenvolvimento um guia introdutório ao micronacionalismo em Nova Corinthius (Guia Schäffer). • Entretenimento: o Departamento de Integração pelo Esporte está na fase final de montagem da primeira equipe teuto-pathrana (o Walhala Fussballclub) e logo a estará vinculando às entidades esportivas nacionais e estrangeiras. Outras modalidades estão em estudo, como War, para criar ambientes novos de socialização e diversão aos nossos associados. • Micropatriologia: inicialmente por meio de informes diários do Departamento de Memória e Patrimônio Histórico, a SFTP compartilha dados e conteúdos de valor micropatriológico para possibilitar aos nossos associados (e público em geral) reconhecer o momento presente de Pathros e da tradição germanista como um processo em construção.

  7. Associe-se! • Ainda há muito por ser feito, e este é apenas o começo. Torne-se um teuto-pathrano e faça parte desta ação inovadora. • Em Nova Corinthius, com a Teuto-Pathrana, o ideal de Pathros torna-se uma realidade! • Blog da Hospedaria Schäffer: • http://hospedaria-schaffer.blogspot.com • Comunidade teuto-pathrana no Orkut: • http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=103836173&refresh=1 • Portal do Sacro Reino de Pathros: • http://www.pathros.org

More Related