1 / 21

ENFERMIDADES DA ALMA

ENFERMIDADES DA ALMA. Identificando os distúrbios emocionais e confrontando-os com soluções divinas e bíblicas. LIÇÃO 03 Como vencer a angústia 20 de Abril de 2014. Igreja: <Adicione sua igreja>. Professor: <Adicione o nome do professor>. LIÇÃO 03 Como vencer a angústia. Texto Áureo

Download Presentation

ENFERMIDADES DA ALMA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ENFERMIDADES DA ALMA Identificando os distúrbios emocionais e confrontando-os com soluções divinas e bíblicas

  2. LIÇÃO 03 Como vencer a angústia 20 de Abril de 2014 Igreja:<Adicione sua igreja> Professor: <Adicione o nome do professor>

  3. LIÇÃO 03 Como vencer a angústia Texto Áureo “Eu, porém, cantarei a tua força; pela manhã, louvarei com alegria a tua misericórdia, porquanto tu foste o meu alto refúgio e proteção no dia da minha angústia”. Sl 59.16 Verdade Aplicada Em momentos de angústia, devemos ter fé para confiar no Senhor e na sua resposta.

  4. LIÇÃO 03 Como vencer a angústia • Objetivos da Lição • Definir o que é angústia; • Mostrar as diversas faces da angústia; • Apresentar a cura para a angústia.

  5. LIÇÃO 03 Como vencer a angústia Textos de Referência I Sm 13.5Eos filisteus se ajuntaram para pelejar contra Israel: trinta mil carros, e seis mil cavaleiros, e povo em multidão como a areia que está à borda do mar; e subiram e se acamparam em Micmás, ao oriente de Bete-Áven. I Sm13.6 Vendo, pois, os homens de Israel que estavam em angústia (porque o povo estava apertado), o povo se escondeu pelas cavernas, e pelos espinhais, e pelos penhascos, e pelas fortificações, e pelas covas, I Sm13.7 Eos hebreus passaram o Jordão para a terra de Gade e Gileade; e, estando Saul ainda em Gilgal, todo o povo veio atrás dele, tremendo. I Sm13.22 E sucedeu que, no dia da peleja, se não achou nem espada, nem lança na mão de todo o povo que estava com Saul e com Jônatas; porém acharam-se com Saul e com Jônatas, seu filho. I Sm14.6 Disse, pois, Jônatas ao moço que lhe levava as armas: Vem, passemos à guarnição destes incircuncisos; porventura, operará o Senhor por nós, porque para com o Senhor nenhum impedimento há de livrar com muitos ou com poucos. I Sm14.7 Então, o seu pajem de armas lhe disse: Faze tudo o que tens no coração; volta, eis-me aqui contigo, conforme o teu coração.

  6. LIÇÃO 03 Como vencer a angústia 20 de Abril de 2014 Igreja:<Adicione sua igreja> Professor: <Adicione o nome do professor>

  7. 1. INTRODUÇÃO Angústia é uma enfermidade da alma que leva o homem a uma busca desenfreada por preencher algo que lhe corrói o interior.

  8. 1. O QUE É A ANGÚSTIA Sentimento de sufocamento e sensação de aperto no peito, acompanhados da falta de humor, de ressentimento e até dor física; isso pode evoluir a outras enfermidades (Gn. 3.7a).

  9. 1. O QUE É A ANGÚSTIA • Visão filosófica Para o filósofo existencialista Arthur Schopenhauer, viver significa necessariamente sofrer. Para o cristianismo, nenhum ser humano está condenado a existir como sobrevivente, pois, ao encontra-se com Cristo, uma fonte de alegria brota no seu interior (Jo. 7.38).

  10. 1. O QUE É A ANGÚSTIA • A angústia na realidade social É um sentimento desagradável que pode atingir qualquer pessoa, e infelizmente o homem não pode se desviar nem escapar dela. É uma consequência direta do pecado inoculado no Homem.

  11. 1. O QUE É A ANGÚSTIA • A angústia na realidade social Pessoas que apresentem o quadro de angústia podem desenvolver os seguintes distúrbios emocionais. cansaço físico e mental depressão desânimo baixa autoestima

  12. 2. AS DIVERSAS FACES DA ANGÚSTIA Reconhecer um quadro de angústia é uma função que cabe a especialistas. Infelizmente, a maioria dos angustiados só procura ajuda especializada quando a sensação ruim beira o insuportável.

  13. 2. AS DIVERSAS FACES DA ANGÚSTIA • O que a Bíblia diz sobre a angústia? “No mundo passais por aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. (Jo. 16.33). Por meio de Cristo temos a possibilidade de vencer e superar a angústia.

  14. 2. AS DIVERSAS FACES DA ANGÚSTIA • Angústia é sinal de que há conflito A pessoa angustiada precisa pensar e tentar discernir o que a perturba. O senso de dependência do Senhor nos leva a uma ação corajosa, equilibrada e vitoriosa (Ex. 14.15).

  15. 2. AS DIVERSAS FACES DA ANGÚSTIA • Angústia é um sentimento comum na pós modernidade O medo de não fazer boas escolhas leva os indivíduos a experimentarem um sentimento de angústia que passa pela ideia de que algumas dessas escolhas podem ser definitivas e não possuem retorno.

  16. 3. COMO LIDAR COM A ANGÚSTIA O medo da rejeição também é conhecido como fobia social. Moisés venceu esse medo ao ver as maravilhas feitas pelo Senhor (Ex. 4.3-7). O cristão precisa vencer essa limitação para ser um vaso de valor nas mãos de Deus.

  17. 3. COMO LIDAR COM A ANGÚSTIA • EVITAR SE CONCENTRAR NA DOR Diante das adversidades, temos, a reação natural de fugir (I Sm 13.6)

  18. 3. COMO LIDAR COM A ANGÚSTIA • IDENTIFICAR COMO MUDAR A SITUAÇÃO O fator determinante para o sucesso é à convicção de Deus tem a solução para todas as coisas. (Sl 46.1)

  19. 3. COMO LIDAR COM A ANGÚSTIA • CONFIAR EM DEUS É O SEGREDO DA VITÓRIA Em momentos de angústia, devemos ter fé para confiar no Senhor e em sua providência. Precisamos crer no Deus que age em favor dos seus servos, que intervém na história dos homens e que socorre seus filhos que estão em grande aperto.

  20. CONCLUSÃO A consciência de que o Senhor nos chama à batalha nos deve levar à ação, mas não a qualquer ação. Atirar-se afoitamente contra os obstáculos e conduzir-se de maneira impensada não é o que vai nos tirar da situação de angústia e levar-nos ao sucesso. A ação inconsequente pode ser tão ruim quanto à passividade.

  21. ENFERMIDADES DA ALMA Identificando os distúrbios emocionais e confrontando-os com soluções divinas e bíblicas

More Related