Turismo cívico
This presentation is the property of its rightful owner.
Sponsored Links
1 / 57

Turismo cívico em Brasília PowerPoint PPT Presentation


  • 79 Views
  • Uploaded on
  • Presentation posted in: General

Turismo cívico em Brasília. Turismo Cívico . O Turismo Cívico ocorre em função de deslocamentos motivados pelo conhecimento de monumentos, fatos, observação ou participação em eventos cívicos, que representem a situação presente ou a memória política e histórica de determinados locais.

Download Presentation

Turismo cívico em Brasília

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


Turismo c vico em bras lia

Turismo cívico

em Brasília


Turismo c vico em bras lia

Turismo Cívico

O Turismo Cívico ocorre em função de deslocamentos motivados pelo conhecimento de monumentos, fatos, observação ou participação em eventos cívicos, que representem a situação presente ou a memória política e histórica de determinados locais.

(Ministério do Turismo – 2006 )


Turismo c vico em bras lia

Rotas temáticas para o turismo cívico

De acordo com documento elaborado em parceria pelo Ministério da Cultura, CET – Centro de Excelência em Turismo – UnB, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – DF em 2009, o Distrito Federal possui 7 rotas temáticas para o turismo cívico.


Turismo c vico em bras lia

1 – Interiorização da capital

Essa rota mostra a importância da transferência da Capital para a nação ao promover a integração regional e a redução de desigualdades sociais.

Desde o século dezoito houve interesse em situar a capital do Brasil no interior do país.

Foram necessários quase 200 anos para que as idéias concebidas por tantos homens pudessem, finalmente, se concretizar e a Nação pusesse as mãos sobre o próprio coração e o sentisse pulsar. Forte. O começo de um novo tempo. Um tempo de reconhecer-se a si mesma.


Turismo c vico em bras lia

Descrição de alguns atrativos

Museu Histórico de Brasília

Inaugurado em 21 de abril de 1960 como monumento comemorativo da instalação do Governo Federal em Brasília o projeto de Oscar Niemeyer tem em suas paredes de mármore

branco 16 painéis que contam a história do processo de interiorização da capital do Brasil.


Turismo c vico em bras lia

Memorial JK

Com a função de divulgar a história da transferência da capital, o Memorial JK foi construído em homenagem ao fundador de Brasília. O Memorial é constituído pelo Museu e pelo Mausoléu onde estão os restos mortais de Juscelino Kubitschek de Oliveira.


Turismo c vico em bras lia

Hospital JK e Museu Vivo da Memória Candanga

O conjunto arquitetônico do HJKO, primeiro hospital de Brasília, é o mais completo da fase pioneira. Abriga o Museu Vivo da Memória Candanga, com exposição permanente sobre as origens da cidade.


Turismo c vico em bras lia

2. Construção de Brasília

A rota ‘Construção de Brasília’ demonstra o valor e a capacidade criativa do povo brasileiro na construção de uma cidade única, em apenas 1.000 dias. Evidencia o espírito empreendedor dos construtores da nova capital despertando o sentimento de nacionalismo e a esperança que moveu o trabalho dos pioneiros.


Turismo c vico em bras lia

Frase de JK sobre a construção de Brasília

“Deste Planalto Central, desta solidão que em breve se transformará em cérebro das altas decisões nacionais, lanço os olhos mais uma vez sobre o amanhã do meu país e antevejo esta alvorada com fé inquebrantável e uma confiança sem limites no seu grande destino.”

Segundo o próprio Lúcio Costa, o projeto de Brasília “nasceu do gesto primário de quem assinala um lugar ou dele toma posse: dois eixos cruzando-se em ângulo reto, ou seja, o próprio sinal da cruz”.


Turismo c vico em bras lia

Igrejinha Nossa Senhora de Fátima

Primeira igreja construída no setor residencial de Brasília. A pedra fundamental foi lançada por dona Sarah Kubitschek em outubro de 1957; a sua construção foi realizada em apenas 100 dias. Foi tombada pelo Governo do Distrito Federal em abril de 1982.


Turismo c vico em bras lia

Palácio do Catetinho

Também chamado de Palácio das Tábuas, foi o primeiro projeto de Oscar Niemeyer para Brasília. Construído em madeira em apenas dez dias, foi inaugurado novembro de 1956 e marca o início da construção da cidade. O Catetinho mostra como esteve instalado o presidente e a sua equipe durante a construção de Brasília até junho de 1958, quando o Palácio da Alvorada ficou pronto. Foi tombado por Juscelino Kubitschek e aberto à visitação em 1959.


Turismo c vico em bras lia

  • .


Turismo c vico em bras lia

Palácio da Alvorada

Erguido às margens do Lago Paranoá, foi o primeiro edifício público inaugurado em Brasília, em junho de 1958. As colunas que dão forma ao Brasão do Distrito Federal tornaram-se o emblema da capital do Brasil.


Turismo c vico em bras lia

3. Sonho Real

A rota do ‘Sonho-Real’ propicia o encontro do visitante com a cidade vista e vivida pelos brasilienses, coerente com a proposta de Lúcio Costa: “cidade planejada para o trabalho ordenado e eficiente, mas ao mesmo tempo viva e aprazível, própria ao devaneio e à especulação intelectual [...] foco de cultura

das mais lúcidas e sensíveis do País”.


Turismo c vico em bras lia

Brasília foi sonhada por quase 200 anos e se tornou realidade em 1960 por intermédio de JK, Israel Pinheiro, Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, dos candangos e de incontáveis outros profissionais.

A cidade foi idealizada em diferentes escalas: monumental, gregária, residencial e bucólica. A escala residencial simboliza a nova maneira de viver, própria de Brasília e está representada pelas superquadras das Asas Sul e Norte. A bucólica, por sua

vez, confere a Brasília o caráter de cidade-parque. É constituída por todas as áreas livres destinadas à preservação paisagística e ao lazer.

Hoje consolidada, continua crescendo e, por várias vezes tem sido considerada como a cidade de melhor qualidade de vida do Brasil.


Turismo c vico em bras lia

Santuário Dom Bosco

O Santuário Dom Bosco foi construído em homenagem a São João Bosco, padroeiro de Brasília considerado como vidente premonitório. Em 30 de agosto de 1883, Dom Bosco teve um sonho que muitos acreditaram prever a localização de uma nova cidade. Anos mais tarde o sonho teria se tornado realidade com a construção de Brasília. O santuário, inaugurado em 1963, é a maior e mais tradicional igreja da cidade.


Turismo c vico em bras lia

Unidade de Vizinhança

Disposta a cada quatro superquadras, a Unidade de Vizinhança constitui o modelo idealizado por Lúcio Costa, no qual estão agrupados todos os equipamentos necessários para oferecer qualidade de vida aos seus moradores. O conjunto formado pelas Superquadras 107, 108, 307 e 308 Sul é a Unidade de Vizinhança mais completa – dispõe de extensas faixas sombreadas por árvores, destinadas ao passeio e lazer; blocos residenciais com máximo de seis pavimentos e pilotis; separação do tráfego de veículos; clube; escolas-classe, jardim de infância e escola-parque; igreja; cinema; teatro; posto de saúde eárea de comércio, entre outras facilidades previstas para permitir a coexistência social.


Turismo c vico em bras lia

A Espaço Lúcio Costa

Trata-se de um espaço idealizado por Oscar Niemeyer para prestar homenagem ao urbanista Lúcio Costa, autor do projeto do Plano Piloto. Abriga a maquete da cidade, cópias dos textos, croquis e rascunhos do projeto apresentado por Lúcio Costa, em 1957, ao júri internacional que julgou e considerou o projeto vencedor dentre 26 que participaram do Concurso Nacional do Plano Piloto da Nova Capital do Brasil. No local, há também em menor escala, uma maquete táctil de Brasília.


Turismo c vico em bras lia

Universidade de Brasília – UnB

A UnB foi inaugurada em 21 de abril de 1962. Auxiliado pelo professor Anísio Teixeira, o antropólogo Darcy Ribeiro foi o idealizador, fundador e primeiro reitor da UnB. Foi a primeira universidade brasileira organizada em institutos centrais e faculdades, em adotar o sistema de cotas para negros e favorecer a inclusão dos índios. Hoje possui mais de 1.400 professores e cerca de 2.230 servidores. Oferece 72 cursos de graduação, 64 de mestrado, 45 de doutorado e dezenas de especializações. Os órgãos complementares auxiliam os alunos no desenvolvimento de trabalhos de ensino, pesquisa e extensão. São eles: o Hospital Universitário de Brasília, a Biblioteca Central, a Fazenda Água Limpa, o Centro de Informática, a UnB TV e a Editora UnB.


Turismo c vico em bras lia

4. Céu, Cerrado e Concreto

A rota ‘Céu, Cerrado e Concreto’ evidencia a monumentalidade – marca efetiva de Brasília que, por ser a Capital do país, deve ter guardados e preservados os valores que a transformaram em Patrimônio Cultural da Humanidade.


Turismo c vico em bras lia

Brasília situa-se no Bioma Cerrado, segundo maior bioma do Brasil e a savana mais rica em biodiversidade do mundo. Contudo, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, a velocidade do seu desmatamento é duas vezes maior que a da Amazônia. Esse impacto se reflete não somente sobre a fauna e a flora regional mas, também, sobre grande extensão do Brasil uma vez que é nessa região que nascem as bacias brasileiras dos rios Tocantins, Paraná e São Francisco.


Esplanada dos minist rios

Esplanada dos Ministérios

Localizada na área leste do eixo monumental, é constituída por 17 prédios idênticos onde funcionam os ministérios.

Dois outros ministérios funcionam em prédios de arquitetura

diferente: Ministério das Relações Exteriores (Palácio do Itamaraty) e Ministério da Justiça (Palácio da Justiça Raymundo

Faoro). Fazem parte, ainda da Esplanada, a Catedral Metropolitana, o Complexo Cultural da República e o Teatro Nacional Cláudio Santoro.


Turismo c vico em bras lia

Torre de Televisão

Projeto de Lucio Costa, a Torre é centro irradiador de sinais de rádio e TV. Inaugurada em 1967, tem altura de 224m e permite ampla visão da cidade a partir de uma plataforma localizada a 75m. É um dos pontos mais visitados por turistas e moradores em função da feira de artesanato que, além de objetos, comercializa comidas típicas brasileiras. Na plataforma localizada a 25m de altura, encontra-se o Museu de Gemas.


Turismo c vico em bras lia

Catedral Metropolitana de Brasília

Expressão do gênio artístico do arquiteto Oscar Niemeyer, a Catedral é composta pela nave formada por 16 pilares em

forma de hipérbole; batistério em formato ovóide; campanário com quatro sinos; e pelas esculturas dos quatro evangelistas, criadas por Alfredo Ceschiatti. A cobertura da nave tem um vitral de 16 peças em fibra de vidro em tons de azul, verde, branco e marrom, pintados por Marianne Peretti.


Turismo c vico em bras lia

Eixo Monumental

O Eixo Monumental situa-se no centro do Plano Piloto de Brasília. Atravessa a cidade no sentido leste-oeste e constitui uma das principais avenidas de Brasília, onde estão localizados os mais importantes órgãos do governo federal e do governo distrital. Ao longo do Eixo estão dispostos os centros cívico e administrativo, o setor cultural, o centro de diversões, o centro esportivo, o setor administrativo distrital, o quartel e, por fim, a estação rodoferroviária.


5 rep blica

5. República

A ‘Rota da República’ mostra como o funcionamento e a administração pública do país contribuem para a consciência de cidadania. A aproximação dos eleitores de seus governantes proporciona um maior entendimento da importância da participação individual nesse processo.


Turismo c vico em bras lia

O Brasil é uma república federativa composta por 26 estados e um distrito federal, onde se situa a capital da República, Brasília, sede do governo e dos poderes executivo, legislativo e judiciário. Os estados brasileiros, também chamados de unidades da Federação, são subdivididos em municípios e, esses, em distritos. Ao todo o Brasil possui 5.564 municípios.


Turismo c vico em bras lia

Praça dos Três Poderes

A Praça foi pensada por Lúcio Costa como um triângulo equilátero. Em cada um dos vértices localiza-se um dos palácios projetados por Oscar Niemeyer para sediar os poderes legislativo, executivo e judiciário. Situada ao final da Esplanada dos Ministérios, a Praça também abriga o Museu da Cidade, o Espaço Lúcio Costa, o Panteão da Pátria e outros monumentos, esculturas e marcos. Entre eles estão a Pira da Pátria, o Marco Brasília Patrimônio Cultural da Humanidade.


Turismo c vico em bras lia

Palácio do Planalto

É a sede do Poder Executivo Federal. O prédio também abriga a Casa Civil, a Secretaria Geral e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência. O exercício das funções do Poder Executivo é feito por administração direta, que compreende a estrutura administrativa da Presidência da República e dos Ministérios e a indireta, que é o conjunto de organizações como autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista.


Turismo c vico em bras lia

Palácio do Supremo Tribunal Federal

É a sede do Poder Judiciário brasileiro, que tem como função o cumprimento das leis e administrar a Justiça, garantindo que o princípio da legalidade seja observado. O Supremo Tribunal Federal, órgão de cúpula do poder judiciário, é o guardião maior da Constituição desde o advento do regime republicano.


Turismo c vico em bras lia

Palácio do Congresso Nacional

É a sede do Poder Legislativo – composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. O Poder Legislativo tem a função principal de fazer as leis, cujo processo compreende a elaboração, discussão, redação, alteração e consolidação. Atualmente, o Congresso é composto por 513 deputados e 81 senadores.


Turismo c vico em bras lia

Palácio Itamaraty

O prédio sedia o Ministério das Relações Exteriores, centro que assessora o Presidente da República na formulação e execução da política externa brasileira. Na frente do Palácio está uma escultura de Bruno Giorgi que simboliza a união entre os cinco continentes.


Turismo c vico em bras lia

Superior Tribunal de Justiça

É a corte responsável por uniformizar a interpretação da lei federal em todo o Brasil, seguindo os princípios constitucionais e a garantia e defesa do Estado de Direito.


6 cultural

6. Cultural

A ‘Rota Cultural’ tem o propósito de fortalecer a noção dos valores da memória - “condição indispensável para a existência e continuidade históricas de um povo” - evidenciando a necessidade efetiva de políticas de proteção do Patrimônio Histórico e Cultural como garantia de um direito que deve ser reivindicado como outro qualquer no exercício da cidadania – o acesso aos bens culturais.


Turismo c vico em bras lia

Cultura é o conjunto de símbolos, elaborados por um povo em determinado tempo e lugar, que têm o papel de intermediar o contato do ser humano com o mundo. A capacidade de produzir cultura diferencia o ser humano dos outros animais.

Assim, fazem parte da cultura as atividades e manifestações como: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, folclore, artesanato, arquitetura, invenções, pensamentos e formas de organização social.


Turismo c vico em bras lia

Brasília é, toda ela, sede de cultura viva, cidade onde são tomadas as decisões que interferem no dia-a-dia de todos os brasileiros. Por isso, fica clara a importância que devemos dar aos espaços permanentes para a livre manifestação cultural como fonte de vida inteligente, conhecimento e lazer.

Tais manifestações – seja sob a forma de eventos realizados ao vivo, seja por meio do registro, preservação, memória ou acesso a acontecimentos passados – encontram abrigo nos museus, parques e jardins que dão a Brasília uma dinâmica cultural inovadora e consistente.

Em Brasília existem muitos espaços culturais que oferecem programas educativos para escolas. Neles é possível entrar em contato com obras de arte moderna brasileira, arte contemporânea mundial, artesanato ou arte popular e valores históricos entre outros.


Turismo c vico em bras lia

Complexo Cultural da República

O Complexo Cultural da República João Herculino constitui o espaço onde estão situados o Museu Nacional Honestino Guimarães e a Biblioteca Nacional Leonel de Moura Brizola. Inaugurado em dezembro de 2006.

O espaço do Museu Nacional Honestino Guimarães é composto de ambientes para mostras e exposições e oficinas de restauração de obras, laboratórios e dois auditórios. Possui sistema de climatização além de passarelas e espelhos d’água na área externa.

O Museu Nacional recebe exposições itinerantes de artistas renomados e temas importantes para a sociedade.


Turismo c vico em bras lia

Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB

O CCBB é um dos centros de cultura e entretenimento mais representativos de Brasília. Foi inaugurado em outubro de 2000 com o propósito de colocar Brasília no circuito de produção cultural compatibilizando seu papel como capital do país.

As atrações ligadas às artes plásticas, cinema, teatro, dança, literatura, idéias e artesanato, música e arte-educação têm como ponto forte o ineditismo, brasilidade e diversidade temática. Há, também, ações que procuram possibilitar acesso à

cultura aos diversos segmentos da sociedade.


Turismo c vico em bras lia

Conjunto Cultural da Caixa - CCC

O Conjunto Cultural da Caixa é uma referência em promoção de cultura com um acervo significativo de arte contemporânea e com exposições periódicas de grande valor artístico, lançamentos de livros com a presença dos autores e sala de espetáculos teatrais. Está localizado em anexo à sede da Caixa Econômica Federal, edifício que tem a forma de uma torre cilíndrica cuja superfície é composta por lâminas verticais de concreto. No andar térreo os 26 vitrais de Lourenço Heilmer representam os estados brasileiros.


Turismo c vico em bras lia

Museu de Valores do Banco Central

O Museu de Valores do Banco Central exibe, em suas salas, uma seleção de belas e curiosas peças dentre as mais de cento e vinte e cinco mil que compõem seu acervo. São três milênios de história em moedas, cédulas, certificados de valores, títulos financeiros, barras e pepitas de ouro. Está localizado no edifício sede do Banco Central do Brasil, obra arquitetônica que pelas suas grandes proporções se destaca na

silhueta da cidade. Seu volume recortado é formado por diversos paralelepípedos revestidos em vidro preto acoplados a uma estrutura central de concreto que vai até o térreo.


Turismo c vico em bras lia

Brasília - Brasil de

todos os povos e nações


Turismo c vico em bras lia

... Brasil: “Herdeiro de todas as culturas, de todas as raças, tem um sabor todo próprio.” Esta frase de Antônio Carlos Jobim no texto que fez para a capa do disco em que se gravou pela primeira vez a Sinfonia da Alvorada (1961), com música de sua autoria e letra de Vinícius de Moraes, sintetiza de modo brilhante o Brasil, que pode ser percebido nos monumentos, nas instituições, nas linhas e entrelinhas de Brasília, na capital do país.


Sinfonia da alvorada

Sinfonia da Alvorada

No princípio era o ermo

Eram antigas solidões sem mágoa.

E da confluência

Das três grandes bacias

Dos três gigantes milenares:

Amazonas, São Francisco, Rio da Prata ;

Do novo teto do mundo, do planalto iluminado

Partiram também as velhas tribos malferidas

E as feras aterradas.

E só ficaram as solidões sem mágoa

Sim, era o Homem,

Era finalmente, e definitivamente, o Homem.

Viera para ficar. Tinha nos olhos

A força de um propósito: permanecer, vencer as solidões

E os horizontes, desbravar e criar, fundar

E erguer. Suas mãos

Já não traziam outras armas

Que as do trabalho em paz.


Turismo c vico em bras lia

Brasília BrasíliaBrasília

BRASIL! BRASIL! BRASIL!

Terra de luz

Terra-esperança, promessa

De um mundo de paz e de amor

Terra de irmãos

Ó alma brasileira ...

Brasil! Brasil!

Ah... Ah... Ah...

Brasília!

Trechos da Sinfonia da Alvorada de A.C. Jobim e Vinícius de Moraes


Descri o de alguns atrativos

Descrição de alguns atrativos

Quartel General do Exército

O Quartel General do Exército é formado por: um conjunto de edifícios; um palanque monumental, denominado Concha Acústica, que faz alusão à espada do Duque de Caxias; Praça Cívica; e Espaço Cultural, que compreende o Salão Guararapes e o Teatro Pedro Calmon. O Exército Brasileiro tem como missão garantir a soberania da Pátria, os poderes constituídos, a lei e a ordem; cooperar com o desenvolvimento nacional e com a defesa civil; e participar de operações internacionais. As atrações turísticas desse espaço são as cerimônias cívico-militares realizadas na Concha Acústica e a exposição permanente de pinturas e objetos relacionados a fatos históricos do Brasil


Turismo c vico em bras lia

Memorial dos Povos Indígenas

Projetado por Oscar Niemeyer, o Memorial dos Povos Indígenas foi construído em 1987. O edifício lembra uma oca indígena

e abriga exposição de peças coletadas durante quase 50 anos por Darcy e Berta Ribeiro, Eduardo Galvão e outros antropólogos. O Memorial dos Povos Indígenas tem como objetivo primordial mostrar a grande diversidade e riqueza da cultura indígena de forma dinâmica e viva. Com esse propósito, promove diversos eventos com a presença e a participação de representantes indígenas de diferentes regiões do país. O intercâmbio cultural com povos indígenas de outros países também é um compromisso permanente do Memorial.


Turismo c vico em bras lia

Superior Tribunal Militar – STM

O Superior Tribunal Militar foi criado em 1808 pelo Príncipe-Regente D. João VI, com a denominação de Conselho Supremo Militar e de Justiça. É o mais antigo tribunal superior do Brasil.

De acordo com o Art. 124 da Constituição Federal, o STM tem por competência processar e julgar os crimes militares. Em seu acervo há documentos e peças que remontam à época da chegada da família real portuguesa ao Brasil. São 200 anos de história, relembrando fatos e personagens importantes da Justiça Militar, e consolidando a formação da identidade cultural e histórica brasileira.


Turismo c vico em bras lia

Panteão da Pátria

O Panteão da Pátria é um monumento erguido em homenagem aos heróis nacionais que se dedicaram aos ideais de liberdade e democracia. O Panteão consagra, também, a memória de Tiradentes, que além de ser um dos heróis nacionais é o Patrono Cívico da Nação Brasileira. A idéia de sua construção surgiu no Palácio do Planalto, diante do corpo do presidente

Tancredo Neves. Dentre os itens expostos, estão o Livro de Aço dos Heróis Nacionais, o painel e áudio sobre a Inconfidência Mineira e painel de AthosBulcão.


Fontes de pesquisa

Fontes de pesquisa

  • Turismo cívico em Brasília – material básico ( para estudantes do ensino médio )

    Ministério do Turismo, CET, UnB, ABH, Ministério da Educação. Outubro 2009


  • Login