1 / 22

A Pietà de Miguel Ângelo

A Pietà de Miguel Ângelo. Há uns dias entretive-me a fazer esta apresentação, que me deu imenso prazer. Devo ter sentido algo parecido com o que sentiu, há oito anos atrás, Robert Hupka, que andou à volta da Pietà de Miguel Ângelo,na Basílica de São Pedro, em Roma...

gaius
Download Presentation

A Pietà de Miguel Ângelo

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A Pietàde Miguel Ângelo

  2. Há uns dias entretive-me a fazer esta apresentação, que me deu imenso prazer. Devo ter sentido algo parecido com o que sentiu, há oito anos atrás, Robert Hupka, que andou à volta da Pietà de Miguel Ângelo,na Basílica de São Pedro, em Roma... • Foi uma exposição de mais de cem fotografías a preto e branco de Robert Hupka, de Março a Abril de 2000. A página web é esta: • http://193.48.70.125/arstella/en/sommaire/index.dim .

  3. Este homem obteve autorização para fotografar a Pietà, durante toda uma noite... Fez centenas de fotografías de todos os ângulos, de todas as maneiras possíveis, subiu a andaimes...

  4. A exposição teve lugar na Capela do Bispo, em ambiente íntimo, na semipenumbra, com música de cânticos gregorianos em fundo. Num silêncio absoluto. As fotografías, todas a preto e branco, o envolvimento numa semi obscuridade, convidavam a uma oração profunda... • Escolheu-se a Capela do Bispo visto ter sido reaberta ao público depois do seu restauro, um ambiente magnífico para acolher esta exposição. Toda a gente recolhida em contemplação da enorme beleza que se desprendia daquelas fotografías.  

  5. Há dias quis procurar na net noticias deste fotógrafo • e encontrei todas estas fotografías, • pelo que construí a apresentação • seguindo um pouco o critério que ele próprio deve ter seguido para fazer a exposição. • A cor do fundo, a música... Isto foi o que encontrei lá, um silêncio arrasador. • Só têm que clicar para passar os diapositivos. • Não quis fazê-lo em automático para dar tempo à reflexão... • Quando interrogaram Robert Hupka sobre a contemplação da Pietà, • ele respondeu: • Encontrei-me, pela primeira vez na minha vida, com a verdadeira grandeza.»

  6. Miguel Ângelo (com apenas 23 anos de idade) • ficou tão apaixonado por esta sua primeira grande obra de escultura, que deixou gravado o seu próprio nome na faixa que atravessa o seio da Virgem Maria, o que não acontece em nenhuma outra obra sua. Alguém definiu maravilhosa obra como • «A pedra que é uma ternura.»

  7. Foi impressionante a exposição. Transferi para esta apresentação as suas fotografias. Esse homem teve um privilégio incrível, algo que, confessou, tinha mudado sustancialmente a sua vida. As fotografias foram tiradas depois da agressão (1972) que sofreu a face da Virgem. Alguém a golpeou com um martelo e partiu-lhe também um dedo. Ainda se notam os danos... Por tudo isto, queria partilhar convosco algo que me muito me agradou fazer ... E com que prazer, meu Deus! Prado

  8. Ao perguntarem a Miguel Ângelo porque é que tinha esculpido o rosto da Mãe tão jovem como o do Filho respondeu: «As pessoas apaixonadas por Deus nunca envelhecem!»

More Related