1 / 35

WORKSHOP ARMAZENAMENTO DE Nfe /XML Valdemir M. da Silva Coordenador Comercial FCDL/SC

WORKSHOP ARMAZENAMENTO DE Nfe /XML Valdemir M. da Silva Coordenador Comercial FCDL/SC. BREVE HIST ÓRICO DA NFe NO BRASIL. O projeto piloto da Nota Fiscal Eletrônica foi iniciada em 2005, compreendendo as secretarias de fazenda de 6 estados e várias grandes empresas.

fuller
Download Presentation

WORKSHOP ARMAZENAMENTO DE Nfe /XML Valdemir M. da Silva Coordenador Comercial FCDL/SC

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. WORKSHOP ARMAZENAMENTO DE Nfe/XML Valdemir M. da Silva Coordenador Comercial FCDL/SC

  2. BREVE HISTÓRICO DA NFe NO BRASIL • O projeto piloto da Nota Fiscal Eletrônica foi iniciada em 2005, compreendendo as secretarias de fazenda de 6 estados e várias grandes empresas. • Em agosto de 2005, o Secretário da Receita Federal, os Secretários de Fazenda dos Estados e DF, assinaram os Protocolos de Cooperação nº 02 e nº 03, com o objetivo de desenvolver e implantar o Sistema Público de Escrituração Digital e a Nota Fiscal Eletrônica.

  3. MODELO REFERÊNCIA • A Nota Fiscal Eletrônica do Brasil e referência mundial de integração e eficiência; • Integra os 26 estados mais o distrito federal em sistema padrão e único; • O XML foi o formato escolhido para a Nota Fiscal eletrônica no Brasil; • O XML não faz parte da Nfe ele é a própria Nota Fiscal eletrônica;

  4. ARMAZENAMENTO DE ARQUIVOS DE NFe De acordo com a legislação, todos os arquivos XML provenientes da emissão ou recebimento de Notas Fiscais Eletrônicas devem ser armazenados de forma a estarà disposição de auditoria fiscal sempre que solicitados, sob pena de notificação e multa, de acordo com a Lei 10.297, de 26 de dezembro de 1996

  5. O QUE DIZ A LEI ? Lei 10.297, de 26 de dezembro de 1996 Art. 81-B. Deixar de remeter ou disponibilizar ao destinatário o arquivo de documento fiscal eletrônico: MULTA de R$ 1.000,00 (um mil reais). Parágrafo único. Incorre também na multa prevista neste artigo, o destinatário que: I - deixar de efetuar a confirmação de recebimento de mercadoria acobertada por documento fiscal eletrônico na forma e prazo da legislação tributária; II - deixar de guardar os arquivos eletrônicos de documentos fiscais eletrônicos na forma e prazos previstos na legislação tributária;

  6. Confaz / Sinief CONFAZ – Conselho Nacional de Política Fazendária SINIEF - Sistema Nacional de Informações Econômicas e Fiscais cláusula décima pelo Ajuste SINIEF 08/10, efeitos a partir de 01.08.10. Cláusula décima O emitente e o destinatário deverão manter a NF-e em arquivo digital, sob sua guarda e responsabilidade, pelo prazo estabelecido na legislação tributária, mesmo que fora da empresa, devendo ser disponibilizado para a Administração Tributária quando solicitado. § 1º O destinatário deverá verificar a validade e autenticidade da NF-e e a existência de Autorização de Uso da NF-e.

  7. POSSO ALEGAR NÃO CONHECER A LEI? LEI DE INTRODUÇÃO AO CÓDIGO CIVIL DECRETO-LEI Nº 4.657, DE 4 DE SETEMBRO DE 1942. Art. 3o : Ninguém se escusa de cumprir a lei, alegando que não a conhece. Ou seja, a lei brasileira não dá ao cidadão ou contribuinte, pessoa física ou jurídica possibilidade de alegar o não conhecimento dela para justificar o não cumprimento.

  8. PRINCÍPIO DA LEGALIDADE Da mesma forma como era com os antigos blocos de notas fiscais, o arquivo eletrônico da NFe, o chamado XML, deve obrigatoriamente ser guardado pelo período de 5 anos + o ano corrente. Lei 10.297, de 26 de dezembro de 1996

  9. O CENÁRIO ATUAL Muitos empresários não sabem da obrigatoriedade legal, de guardar os arquivos XML; Empresas que emitem notas fiscais eletrônicas não estão cumprindo com a exigência legal e não armazenam seus XMLs; As empresas que cumprem o fazem guardando os arquivos em pastas no computador, pen drives, CDs etc, correndo sério risco de perder estes dados em caso de roubo, avaria no equipamento ou outros sinistros.

  10. O CONTADOR É O RESPONSÁVEL PELO ARMAZENAMENTO DO XML? Não! Em geral os empresários justificam que quem cuida destes assuntos e consequentemente dos arquivos é o contador, porém a lei é clara ao citar que a responsabilidade é única e exclusiva da empresa e de seu representante legal.

  11. ARQUIVAR A DANFE (impressa) AJUDA? NÃO. A DANFE, (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) serve tão somente para acompanhar a mercadoria em trânsito. Uma vez tendo chegado ao seu destino, este “papel” não tem mais valor legal algum, podendo inclusive ser descartado, ou seja,seu armazenamento não resolve a obrigação legal da empresa.

  12. POR QUE TER UM SERVIÇO DE ARMAZENAMENTO DE NFe? Permite ao usuário ficar de acordo com a legislação vigente; Visualizar a NFe, saber de que fornecedor ou cliente se refere, quais os produtos foram faturados eoutras informações constantes nas notas; Imprimir cópia da Danfe etc. O arquivo XML é criptografado e necessita de um sistema para ser decodificado e lido.

  13. A CDL TEM SOLUÇÃO O XML-SPC é uma solução prática de baixo custo para associados da CDL estarem de acordo com a legalidade;

  14. PARCERIA NA MELHOR SOLUÇÃO TECNOLÓGICA Signature South Consulting é a empresa líder fornecendo soluções de troca eletrônica de documentos baseada em Assinatura Eletrônica; entre estes a Nota Fiscal Eletrônica. A empresa nasceu no Chile em 2001, primeiro país daAmérica Latina que implementou um modelo de Documentos Tributários Eletrônicos. Conta com operações em 7 países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Peru, Uruguai

  15. PRINCIPAIS VANTAGENS • Validação do documento junto a Sefaz; • Visualização de documentos emitidos e/ou recebidos; • Recepção e armazenamento de documentos emitidos por fornecedores; • Armazenamento de documentos emitidos; • Disponibilização automática de documentos para matriz, filial ou contabilidade; • Filtragem por produtos, fornecedores, clientes; • Impressão ou visualização Danfe em PDF ou TXT; • Redução de custos para o associado; • Backup e replicação em vários servidores e no Data Center do SPC-SC.

  16. EXISTEM OUTRAS SOLUÇÕES NO MERCADO? Sim! Existem outras soluções e produtos do gênero no mercado, porém nenhum com a segurança da marca FCDL/SPC-SC; A maioria das soluções similares não oferece a validação dos documentos junto à Sefaz; Somente o XML-SPC oferece backup extra de todos os arquivos no Data Center do SPC-SC.

  17. COMO SERÃO ENVIADOS OS ARQUIVOS PARA O XML-SPC Os arquivos XML provenientes de NFe ( Nota Fiscal Eletrônica) ou CTe (Conhecimento de Transporte Eletrônico) recebidos de fornecedores deverão ser enviados via e-mail para o endereço eletrônico: br_edx_pop@signature.cl Os XMLsemitidos deverão ser encaminhados para: emissaofcdl@ativasoft.com.br Somente após o recebimento do arquivo pelo sistema é que todas as funcionalidades da ferramenta estarão à disposição (em relação à NFe enviada).

  18. FLUXO DA RECEPÇÃO DOS AQUIVOS

  19. PRÉ-REQUISITOS Imprescindível acesso a internet; A configuração mínima de máquina - Internet Explorer 6.0 ou superior; Optativo o uso de leitor opticopara leitura da Danfe ou Dacte.Caso não possua,pode se digitar a chave de acesso manual; Usuário deverá ter noções mínimas de utilização de computador; Para visualização de PDF deverá haver o programa Adobe Acrobat Reader versão mínima 8.0 ou programa similar.

  20. CONHECENDO A FERRAMENTA

  21. MEIOS DE ACESSO Também no portal da CDL ou no link: www.cdl-sc.org.br/xml

  22. PROCESSO DE INGRESSO Acessar com usuário e senha fornecidos.

  23. PROCESSO DE CONSULTA, APÓS O INGRESSO Sistema simples e intuitivo, apenas 3 abas na tela inicial.

  24. Processo de consulta com as habilitações de filtros de consulta Ao clicar na aba Recebidos, o portal habilitará o processo de filtros de consultas abaixo;

  25. RESULTADO COM AS HABILITAÇÕES DE FILTROS DE CONSULTA Após a escolha do filtro desejado, o usuário terá a visualização acima, de todos os dados dos documentos armazenados.

  26. RESULTADO COM AS HABILITAÇÕES DE FILTROS DE CONSULTA Note que,ao lado, o associado terá os seguintes ícones com suas funções sendo: 1° ícone: o xml armazenado; 2° e 3° ícone:a visualização do documento em formato pdf; 4° ícone: o tracking/registro dos passos percorridos pelo documento.

  27. MÓDULO DE STATUS DE NFe OU FAROL DE RECEPÇÃO Clicando na Aba Status da Nfehabilitará através do monitor farol a situação do processo de recebimento. Legenda do ‘status’

  28. Além de filtros específicos, dos quais o usuáriopoderáse beneficiar nos processos de consulta, haveráabaixo o cenário do farol de recepçãopara saber de forma macro como estáo documento recebido.

  29. MÓDULO DE STATUS DE RANGE FAROL / EXTRAÇÃO DE DADOS Clicando naquantidade, o usuáriohabilitará a consulta por range de documentos.

  30. APOIO ÀS ÁREAS FISCAIS E CONTÁBEIS DOS ASSOCIADOS Apósclicado o Range, o usuáriopoderá ter o processo de exportação de dados para umaplanilhaexcel, podendo ser utilizada pelo contador para as escriturações dos livrosfiscais de entrada

  31. MÓDULO DE STATUS DE RANGE FAROL / EXTRAÇÃO DE DADOS PARA CONTADOR Lembrete: para ativaresseprocesso o computador deverá ter o Microsoft Excel instalado.

  32. LINKS ÚTEIS www.nfe.fazenda.gov.br Consultar NF-e completa (Necessário Certificado digital do destinatário) www.fazenda.sp.gov.br/nfe/manifestacao/manifestacao.asp Download do aplicativo manifestador (Necessário Certificado digital do destinatário)

  33. PLANOS E VALORES

  34. OBRIGADO! Nossos contatos: CDL de ....................... executivo@.....................cdl-sc.org.br (00) 0000-00000

More Related