1 / 25

Cenáculos de Oração Missionária A Oração de Abraão pela Cidade Corrupta

Cenáculos de Oração Missionária A Oração de Abraão pela Cidade Corrupta. COM de …. Introdução.

fuller
Download Presentation

Cenáculos de Oração Missionária A Oração de Abraão pela Cidade Corrupta

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Cenáculos de Oração MissionáriaA Oração de Abraão pela Cidade Corrupta COM de …

  2. Introdução Anim. – Boa noite!... Hoje, o nosso Cenáculo Missionário vai começar um percurso bíblico sobre a oração. Nele, vamos aprofundar o diálogo de aliança entre Deus e o homem. Esse diálogo tem o seu ponto máximo em Jesus Cristo, palavra definitiva de Deus ao mundo. Faremos esta caminhada lendo a Bíblia no Cenáculo e em casa. Meditaremos sobre alguns textos e figuras exemplares do Antigo e do Novo Testamento. Como Cenáculo, temos como vocação animar a sociedade a aceitar o diálogo de aliança com Deus. Para tal, há que conhecer bem a Bíblia e orar

  3. Cântico

  4. Saudação Anim. – Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Todos: Ámen! Anim. – A Graça e a Paz de Deus, nosso Pai, pelo Coração Aberto de Cristo, Fonte do Espírito Santo, estejam convosco. Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo

  5. Anúncio do Tema • Na nossa caminhada bíblica sobre a oração, começamos com Abraão, o pai de todos os fiéis (cf. Rm 4, 11-12.16-17). No capítulo 18 do Livro do Génesis, narra-se que a malvadez dos habitantes de Sodoma e Gomorra tinha chegado ao máximo, a ponto de Deus ter que cumprir um gesto de justiça para deter o mal, destruindo aquelas cidades. É aqui que se insere Abraão, com a sua prece de intercessão. Ele dá-nos um exemplo de oração missionária, isto é, de oração pela salvação dos outros, no episódio da intercessão pelas cidades de Sodoma e Gomorra.

  6. Invocação do Espirito sobre o Cenáculo Anim. - Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! Todos - -Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! Anim. - Abri os nossos ouvidos, àinteligência das escrituras sagradas. Todos - Vinde, Espírito Santo... Anim. - Dai-nos o olhar e o sentir do Coração de Cristo, Bom Pastor, por cada pessoa e pelo mundo. Todos - Vinde, Espírito Santo... Anim. - Mostrai-nos a vontade do Pai e dai-nos força para a cumprir com prontidão e generosidade. Todos - Vinde, Espírito Santo...

  7. Oração Inicial Anim.Pai Justo, quereis que todas as pessoas sejam salvas da desgraça de Vos abandonar. Escolheis Abraão para, nele, abençoardes o mundo inteiro. Comunicais-lhe o vosso olhar sobre a cidade corrompida e a vossa vontade de a salvar. E ele intercede por ela, para que a salveis. Todos - Por Jesus, Vosso Filho e nosso Irmão Justo e Inocente que, na Cruz, assume a tristeza e a amargura dos seus irmãos que “não sabem o que fazem” e intercede por eles, enchei-nos, ó Pai, da vossa misericórdia. Abramo-nos nós também à realidade e às necessidades do mundo permanecendo com Maria em oração confiante pela humanidade. Porque é infinita a vossa Misericórdia. Ámen! Ámen.

  8. Leitura Bíblica( Lucas 24, 13-32) 16Os visitantes levantaram-se e preparavam-se para se dirigirem a Sodoma; Abraão foi caminhando com eles para se despedir. 17Então o Senhor disse para consigo: «Será que eu vou esconder a Abraão aquilo que pretendo fazer? 18De facto, Abraão vai ser o pai de um povo muito grande e poderoso e por ele serão abençoados todos os povos do mundo. 19Eu escolhi-o para ensinar aos seus filhos e descendentes a seguirem a vontade do seu Senhor, praticando o que é justo e honesto, para que as promessas que lhe fiz sejam mantidas e cumpridas.» 20Então o Senhor disse-lhe: «As queixas contra Sodoma e Gomorra são numerosas e os seus crimes são muito graves.21Vou até lá, para ver se as queixas que me fizeram contra essas cidades correspondem à sua maldade ou não. Quero saber ao certo.» 22Dois dos visitantes afastaram-se na direção de Sodoma, enquanto Abraão continuava junto do Senhor. 

  9. 23Abraão aproximou-se mais do SENHOR e perguntou-lhe: «Será que vais destruir os inocentes juntamente com os culpados?24Suponhamos que existem uns cinquenta inocentes naquela cidade, vais destruí-la na mesma? Não és capaz de perdoar a toda a cidade em atenção aos cinquenta que estão inocentes?25Não é possível que tu vás fazer uma coisa dessas: condenar à morte o inocente juntamente com o culpado. Desse modo, ser inocente ou culpado, seria a mesma coisa. Tu que és o juiz do mundo inteiro tens que ser justo, nas tuas sentenças.» 26O SENHOR respondeu: «Se eu encontrar na cidade de Sodoma cinquenta pessoas que estejam inocentes, perdoo a toda a cidade em atenção a eles.» 27Abraão continuou: «Já que tomei a liberdade de falar ao meu Senhor, mesmo que eu não seja mais do que pó da terra, permita-me mais uma palavra. 28Suponhamos que não chegam bem a cinquenta, mas que faltam uns cinco. Será que vais destruir toda a cidade, só por causa de cinco?» OSENHOR respondeu: «Se lá encontrar quarenta e cinco que estejam inocentes, também não destruo a cidade.»

  10. 29Abraão continuou ainda a falar com o SENHOR e disse-lhe: «Suponhamos que lá existam quarenta que estão inocentes.» O SENHOR respondeu: «Também não faço mal à cidade, em atenção a esses quarenta.» 30Abraão insistiu: «Que o meu SENHOR não se vá zangar, se eu continuar a falar. Mas suponhamos que lá se encontram trinta.» E o SENHOR respondeu: «Também não faço mal à cidade, se de facto lá encontrar esses trinta.» 31Abraão continuou: «Já que tive a ousadia de falar com o meu SENHOR, direi mais uma coisa só: Suponhamos que lá existem apenas uns vinte.» O SENHOR respondeu: «Não a destruirei, em atenção a esses vinte.» 32Abraão disse ainda: «Que o meu SENHOR não se zangue, se eu falo uma vez mais. Suponhamos que lá existem só dez pessoas que estão inocentes.» O SENHOR respondeu: «Também não a destruirei, em atenção a esses dez.» 33Depois de assim ter falado com Abraão, o SENHOR foi-se embora e Abraão voltou para onde estava antes.

  11. Ressonância da Palavra: Do Salmo 103 (102) • A cada estrofe, todos repetem ou cantam: • Refrão: Oh! Como é imensa a misericórdia do Senhor • Bendiz, ó minha alma, o SENHOR, e todo o meu ser louve o seu nome santo.Bendiz, ó minha alma, o SENHOR, e não esqueças nenhum dos seus benefícios. – Refrão • É Ele quem perdoa as tuas culpas e cura todas as tuas enfermidades.É Ele quem resgata a tua vida do túmulo e te enche de graça e de ternura. – Refrão • O SENHOR é misericordioso e compassivo, é paciente e cheio de amor.Não nos castigou segundo as nossas culpas. – Refrão • Como um pai se compadece dos filhos, assim o SENHOR se compadece dos que o temem. – Refrão

  12. Leitura MissionáriaComentárioDa Catequese do Papa Bento XVI sobre a intercessão de Abraão por Sodoma • I - Abraão mostra o problema. Com grande coragem, diz a Deus que Se na cidade existem alguns inocentes, eles não podem ser tratados como os culpados. Deus, que é um Juiz justo, não pode agir deste modo. Abraão não pede só a salvação para os inocentes. Pede o perdão para toda a cidade, graças à presença de um pequeno número de crentes e fá-lo apelando-se à justiça própria de Deus; Deus é justo porque busca o bem e o realiza, através do perdão que transforma o pecador, o converte e o salva. No fundo, o que Abraão diz é que se os malfeitores aceitarem o perdão de Deus e confessarem a própria culpa, deixando-se salvar, já deixarão de cometer o mal e já não precisarão de ser punidos.

  13. Leitura Missionária - Comentário • A oração de Abraão baseia-se na certeza de que o Senhor é misericordioso. Abraão sabe que é o perdão que interrompe o progresso do pecado. No seu diálogo com Deus, apela precisamente a isto e… começa a descer rumo aos abismos da misericórdia divina. Faz diminuir progressivamente o número de inocentes necessários para a salvação de cinquenta… até dez. E quanto menor se torna o número, tanto maior se revela a misericórdia de Deus, que ouve com paciência a oração, a acolhe e repete a cada súplica: «Perdoarei... não destruirei... ». • Este é o poder da oração. Porque através da intercessão (prece a Deus pela salvação dos outros) exprime-se o desejo de salvação que Deus nutre sempre pelo homem pecador. O Senhor não quer a morte do ímpio, mas que se converta e viva (cf. Ez 18, 23; 33, 11); o seu desejo é sempre o de perdoar, salvar, dar vida, transformar o mal em bem. Ora, é precisamente este desejo divino que, na oração, se torna também desejo do homem, que o exprime através das palavras da intercessão.

  14. Leitura Missionária - Comentário • II – Deus quer salvar a cidade, mas precisa mesmo assim que no interior dela haja um pequeno número de “dez” justos, uma pequena parte de bem, pela qual começar para a salvar de um grande mal. As cidades estavam fechadas num mal que lhes apanhava todos os aspetos da vida e as paralisava, na tristeza e na amargura de terem abandonado o Senhor (cfr. Jer 2, 9). Os justos devem estar na cidade pecadora, como garantia de salvação e sinal do amor que renova. • III – Perante o tsunami de pecado que tudo cobre e corrompe, Deus decide que o Seu Filho se faça homem. Doravante sempre haverá um Justo: será Ele, Jesus, o Justo definitivo, o Inocente perfeito, que trará a salvação ao mundo inteiro.

  15. Leitura Missionária - Comentário Os COM são, no meio da sociedade, comunidades de irmãos/ãs, centrados na contemplação amorosa de Cristo Trespassado, que morreu na cruz, perdoando e intercedendo por quantos «não sabem o que fazem» (Lc 23, 34).. Desse Coração trespassado, os COM recebem “os sentimentos de misericórdia” de Deus. Esta, por um lado, torna-os sensíveis como Jesus ao mal e ao pecado. Por outro lado, impulsiona-os a intercederem por todos os seres humanos. Sim, Ele quer que todos se salvem e vivam a alegria de conhecer o Coração Misericordiosos de Deus e de viver com ele, na cidade. Para a partilha de grupo: Depois de 3 min. de silêncio, cada um pode partilhar qual o momento em que, mais a fundo, sentiu o mal do pecado na sociedade e como o sentiu ou sente. E o momento em que mais sentiu e viveu a misericórdia de Deus que o levou à intercessão e ao apostolado.

  16. Partilhar a oração missionária • Cada um pegue numa expressão das leituras ou da partilha agora feita e fale disso com Deus Pai ou com Jesus, guiado pelo Espírito Santo. • Sugerimos algumas dessas expressões, a completar pelo orante, em oração de louvor, adoração ou súplica: • Pai, o vosso olhar percorre o mundo. Dói-vos o coração ao ver como o maligno destrói os seres humanos e o ambiente… • Pai, comunicastes a Abraão o que víeis e a infinita pena que sentíeis vendo a destruição feita pelo mal… • Pai misericordioso, Abraão acolheu no seu coração a vossa misericórdia e intercedeu com coragem e insistência pela conversão da cidade pecadora… • Pai, enviastes Jesus, vosso Filho Bem Amado, para que no mundo haja sempre um Justo em atenção ao qual nos possais salvar a todos…

  17. Oração pelo mundo • Anim. - Pai Santo, o mundo e os seres humanos que criastes à vossa imagem e eram a vossa alegria corromperam-se, abandonam-vos e fazem toda a espécie de mal. Por eles vos pedimos: • Todos – Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão pelos que não crêem, não adoram, não esperam e não vos amam. • Anim. - Pai Justo, o fogo da maldade e da violência devora a terra • Todos – Mandai o fogo do Vosso Espírito para queimar aquilo que, no mundo, é contrário ao vosso reino e fazer uma nova Terra onde habite a Justiça e o louvor. • Anim. - Ó bom Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do Inferno: • Todos- Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem da vossa misericórdia.

  18. Oração pelo mundo • Anim.- Pai Santo, dai às religiões e ao mundo o Vosso Espírito…! • Todos - …Sopro criador, em ação nos acontecimentos do mundo, na Palavra e no serviço humilde dos vossos mensageiros, para que continue a inspirar, guiar e fecundar os esforços das mulheres e dos homens por uma nova humanidade, mais justa e fraterna. • Anim. – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra! • Todos - Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra! • Silêncio.

  19. Entrega do Cenáculo • Anim.- Unidos a Maria, entreguemo-nos a Jesus e confiemos-lhe os Cenáculos. • Todos - Senhor Jesus, pelas mãos de Maria, Mãe e Educadora dos Apóstolos e com as missionárias e os missionários santos, nós Vos confiamos os Cenáculos de Oração Missionária. • Anim.- Fazei deles fogueiras do Vosso Espírito, no seio da Igreja. Palpite neles o amor filial e apostólico do Vosso Coração de Bom Pastor. • Todos- Inflamai-nos com as labaredas do Espírito, que jorra do Vosso Coração aberto presente na Eucaristia. Fazei que, juntos, comuniquemos amor, fé e esperança, à nossa volta e até aos confins do mundo.

  20. Entrega do Cenáculo • Anim.- Fazei, Senhor, dos Cenáculos de Oração Missionária comunidades fraternas de testemunhas do Evangelho da Vossa graça. • Todos - Que neles e com eles, um perene Dia de Pentecostes relance na Igreja e na nossa comunidade um novo impulso de santidade e missão. • Anim.- Para que a oblação de todos os povos, por Vós apresentada, ó Jesus... • Todos - ...seja santificada pelo Espírito e aceite com alegria pelo Pai. Porque a Vós pertence a honra, a glória e o louvor, pelos séculos sem fim. Amen!

  21. III Parte – Compromissos e Atividades • Leitura da Ata anterior, ofertório e avisos • Revisão do compromisso anterior – Cada um narra como o realizou. • Novo compromisso: - Concorda-se o que fazer até ao próximo encontro

  22. Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação desceu dos Céus. E encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria. e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; e subiu aos Céus, onde está sentado à direita do Pai. De novo há-de vir em sua glória para julgar os vivos e os mortos; e o seu Reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos Profetas. Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para a remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e vida do mundo que há-de vir. Amém.

  23. Oração Conclusiva • Anim. - Senhor, Pai amoroso, escolheste-nos e reuniste-nos como pequeno cenáculo de apóstolos, para vivermos em santidade e fraternidade, orando e sacrificando-nos com Jesus pela sociedade pecadora. • Todos – Concede-nos sempre a graça de orar juntos pelo mundo e de nos empenharmos como Jesus para que a tua vontade de salvação se manifeste onde há necessidade da graça e de vida.Ámen.

  24. Cântico

  25. Bênção e Despedida • Anim.- Por intercessão de Maria, Estrela da Evangelização, abençoe-nos o Pai e o Filho e o Espirito Santo. • Todos - Amen. • Anim. Vamos em paz e que o Senhor, com Maria, Sua Mãe, nos acompanhe.

More Related