html5-img
1 / 6

UTILIZAÇÃO DO PROGRAMA TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À MATERIALIZAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

UTILIZAÇÃO DO PROGRAMA TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À MATERIALIZAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. ORIENTAÇÃO: FERNANDO CÉSAR FERREIRA GOUVÊA. DENISE TOMIKO ARAKAKI TAKEMOTO LOURENÇO EZIDIO DE MELO MARIA DA GRAÇA GONÇALVES VINHOLI RUTE SOARES CASTRO E SILVA. OBJETIVO.

fedora
Download Presentation

UTILIZAÇÃO DO PROGRAMA TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À MATERIALIZAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. UTILIZAÇÃO DO PROGRAMA TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À MATERIALIZAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA ORIENTAÇÃO: FERNANDO CÉSAR FERREIRA GOUVÊA DENISE TOMIKO ARAKAKI TAKEMOTO LOURENÇO EZIDIO DE MELO MARIA DA GRAÇA GONÇALVES VINHOLI RUTE SOARES CASTRO E SILVA

  2. OBJETIVO • Avaliar e contextualizar a utilização do programa TV/DVD Escola no cotidiano escolar PROBLEMÁTICA • Por que a utilização do programa TV escola ainda não se tornou uma prática no planejamento dos professores?

  3. METODOLOGIA • Pesquisa de campo de cunho investigativo em uma escola da Rede Municipal de ensino de Campo Grande/MS. • Estudos bibliográficos. • Observação da realidade escolar ( pesquisa exploratória). • Aplicação de questionário - 23 professores dos Anos iniciais do EF.

  4. RESULTADOS E ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS • 43,4% dos entrevistados têm conhecimento e acesso à programação da TV escola. • Dos professores entrevistados, 78,3% declaram não ter domínio técnico para utilizar os equipamentos necessários para o uso do programa TV Escola. • 91,3% dos entrevistados afirmam que na escola não há profissional capacitado e nem salas adequadas para o desenvolvimento de trabalhos com o uso da televisão, vídeo ou DVD. • 100% dos professores colocaram que a escola não proporciona tempo necessário para o conhecimento e seleção dos programas a serem utilizados em suas aulas. • O programa TV Escola não é visto como uma forma de capacitação em serviço para 78,3% dos professores entrevistados • 100% dos professores não se sentem incentivados pela unidade escolar a utilizarem os programas da TV Escola. * Enfim, na escola pesquisada percebemos que a implantação do programa TV Escola, assim como a incorporação de outros recursos pedagógicos como o computador, não mudou muito a rotina da escola, ou seja, o programa TV Escola ainda não está incorporado à cultura da escola, assim como às práticas pedagógicas dos educadores.

  5. CONSIDERAÇÕES FINAIS • A inserção da televisão na sala de aula, de certa forma, mexe com as certezas, “coloca em xeque” metodologias que já estão arraigadas no cotidiano escolar. • O brilho, que emana do poder público, é altamente atrativo no início ou na apresentação de suas propostas, mas quando chega no sistema local falta incentivo para uma efetiva execução. • Acreditamos que seja necessário dentro da escola ter um profissional que tenha a incumbência, não só de incentivar o uso do programa tanto para formação do professor ou para utilização na prática pedagógica do mesmo, mas também promover momentos de discussão sobre tal utilização, já que as programações são suscitadoras de reflexão. • É preciso criar as condições na escola, como a questão do tempo nocalendário escolar, para que o programa TV/DVD Escola realmente cumpra o objetivo a que veio: capacitar os professores e aprimorar a sua formação.

  6. “Na era das telecomunicações, da informação, da internet, estamos submersos na complexidade do mundo, as incontáveis informações sobre o mundo sufocam nossas possibilidades de inteligibilidade. Educar para este pensamento é a finalidade da educação do futuro, que deve trabalhar na era planetária, para a identidade e a consciência terrena.” Edgar Morin (2000)

More Related