Conectando com o Patrimônio e a Diversidade Cultural de Uberlândia:
This presentation is the property of its rightful owner.
Sponsored Links
1 / 2

Ana Lúcia Gomes 1 Dilma Célia Mallard Scaldeferri 2 PowerPoint PPT Presentation


  • 130 Views
  • Uploaded on
  • Presentation posted in: General

Conectando com o Patrimônio e a Diversidade Cultural de Uberlândia: Educação não formal de Ciência e Tecnologia. Ana Lúcia Gomes 1 Dilma Célia Mallard Scaldeferri 2. Introdução. Resultados.

Download Presentation

Ana Lúcia Gomes 1 Dilma Célia Mallard Scaldeferri 2

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


Ana l cia gomes 1 dilma c lia mallard scaldeferri 2

Conectando com o Patrimônio e a Diversidade Cultural de Uberlândia: Educação não formal de Ciência e Tecnologia.

Ana Lúcia Gomes 1

Dilma Célia Mallard Scaldeferri 2

Introdução

Resultados

Divulgação e socialização do conhecimento histórico da cidade de Uberlândia, com estudantes do Ensino Fundamental para que eles possam compreender as transformações e permanências ocorridas na localidade e alargar as noções de identidade, pertencimentoe consequentemente de cidadania.

A partir do projeto Conectando com o Patrimônio e a Diversidade Cultural de Uberlândia, nos deparamos com inúmeras descobertas sobre lugares e experiências de pessoas que um dia por ali passaram.

Justificativa

O projeto Conectando com o Patrimônio e a Diversidade Cultural de Uberlândia, baseia-se na história da cidade enfocada em algo que neste momento vem sendo objeto de preocupação social: a preservação.

Objetivo Geral

Considerações Finais

Despertar na comunidade escolar o interesse em preservar a história da cidade, conhecendo e reconhecendo, no presente, os bens que formam o patrimônio cultural da localidade.

A aceleração do tempo tem provocado rupturas com o passado e com os projetos de futuro, instaurando um presente contínuo marcado pelo efêmero, pelo descartável e pela banalização dos acontecimentos históricos. Como expressão de resistência aos efeitos da aceleração do tempo, temos os lugares de memória. O legado se faz presente na aprendizagem pela apresentação do blog, para incentivar e difundir o conhecimento da nossa história local

Metodologia

Referências

A escolha do tema foi de encontro à pesquisa realizada “in loco”, por meio de registros, impressos, livros, encartes e internet.

Procedeu-se então uma leitura minuciosa do material obtido e pesquisado identificando o patrimônio cultural da cidade.

Por fim, com o material, foi elaborado um Blog na Internet destinado ao público escolar do Ensino Fundamental de Uberlândia.

ANDRADE, Mariza Guerra de. Os desafios do patrimônio. In : PEREIRA, Júnia Sales e RICCI, Cláudia Sapag( orgs),Produção de materiais didáticos para a diversidade: patrimônio e práticas de memória numa perspectiva interdisciplinar. Belo Horizonte/ Brasília: Faculdade de Educação e Centro Pedagógico da UFMG: CAED.

REZNIK, Luís. História local e Práticas de Memórias.In: : PEREIRA, Júnia Sales e RICCI, Cláudia Sapag( orgs), Produção de materiais didáticos para a diversidade: patrimônio e práticas de memória numa perspectiva interdisciplinar. Belo Horizonte/ Brasília: Faculdade de Educação e Centro Pedagógico da UFMG: CAED.

.

ORIÁ, José Ricardo. Um lugar na escola pra a História local. In: Ensino em Revista. Uberlândia, 1995.

Disponível em: http://www.uberlandia.mg.gov.br/?pagina=secretariasOrgaos&s=23&pg=352 (acesso em 03 de maio de 2014)

1Cursista:[email protected]

2Orientador/Professor Formador

Dilma Célia Mallard Scaldeferri


  • Login