1 / 2

A CASA DO QEM QUADRO DE ENGENHEIROS MILITARES

IME INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA. A CASA DO QEM QUADRO DE ENGENHEIROS MILITARES. Coronel RICARDO FRANCO. Patrono do Q E M. Ricardo Franco de Almeida Serra , português de nascimento, aportou no Brasil em 1870.

eytan
Download Presentation

A CASA DO QEM QUADRO DE ENGENHEIROS MILITARES

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. IME INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA A CASA DO QEM QUADRO DE ENGENHEIROS MILITARES

  2. Coronel RICARDO FRANCO Patrono do Q E M Ricardo Franco de Almeida Serra, português de nascimento, aportou no Brasil em 1870. Formado em Engenharia e Infantaria, esse engenheiro-soldado, cartógrafo, geógrafo e astrônomo tornou-se um dos expoentes do desbravamento e da defesa do imenso território brasileiro nas regiões Norte e Centro-Oeste, tendo feito o mapeamento dessas regiões e obras de engenharia. Entre os séculos XVIII e XIX persistiam as disputas territoriais entre Portugal e Espanha, vez que não estavam definidas as fronteiras do Brasil com as colônias espanholas na América do Sul. Confrontos armados eram frequentes e inevitáveis na disputa por expansão de terras. Era urgente, pois, assegurar nossa integridade territorial. Para isso foi necessário desbravar e registrar a geografia do Brasil nas áreas fronteiriças e construir fortificações em pontos estratégicos para a manutenção do território conquistado e demarcado. O coronel Ricardo Franco fez o levantamento de fronteiras, explorando mais de 50 rios das bacias do Amazonas e do Prata, e mapeou as capitanias do Grão-Pará, Piauí, de São José do Rio Negro e de Mato Grosso. Além disso, dirigiu trabalhos de construção de várias fortificações, entre as quais o Quartel dos Dragões de Vila Bela (no atual Mato Grosso) e o Forte Príncipe da Beira (em Rondônia). Das obras de Ricardo Franco sobressai a construção e a defesa do Forte Coimbra, em pleno Pantanal sul-matogrossense. O coronel Ricardo Franco faleceu em 21 de janeiro de 1809, aos 61 anos, ainda no comando do Forte Coimbra.

More Related