Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
This presentation is the property of its rightful owner.
Sponsored Links
1 / 9

EaD PowerPoint PPT Presentation


  • 95 Views
  • Uploaded on
  • Presentation posted in: General

Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Introdução à Educação à distância. EaD. Profª. Zeila Miranda Ferreira Acadêmicas: Cíntia de Paula Félix Isadora Caixeta Larissa Aparecida Silva

Download Presentation

EaD

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


Ead

Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional

Introdução à Educação à distância

EaD

Profª. Zeila Miranda Ferreira

Acadêmicas: Cíntia de Paula Félix

Isadora Caixeta

Larissa Aparecida Silva

Sabrina Martins 4ºG1


O que ead

O que é EaD?

É uma modalidade de educação do futuro, ou melhor, que está sendo utilizada hoje e aprimorada para uma cobertura maior amanhã.

Esta, democratiza o acesso ao ensino superior e a outros conhecimentos, quebrando as barreiras geográficas, de tempo e de espaço.

É uma forma de aprender flexível e independente que exige disciplina e interesse.


Conceito da ead

Conceito da EaD

Modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

Decreto nº 5622 , de 19/12/2005


Sua caminhada

Sua caminhada.........

Começou no séc.XVIII, um professor de taquigrafia propôs um curso por correspondência. Então Pitman (o professor) é considerado o primeiro a praticar EaD.

No séc.XIX, esses cursos se tornaram mais populares, com aulas semi-presenciais, principalmente nos EUA, Canadá, Austrália, Europa.

No Brasil, apareceram por volta de 1940 e com um relativo sucesso. Tendo um impulso maior na década de 70 – onde buscava alternativas concretas, andando lado-a-lado com o sistema convencional, garantindo a educação, inovando e facilitando para a sociedade.

Com a internet, o seu panorama vem sendo modificado, com uma capacidade mais ampla e rápida.


Ead

Instituições que proporcionam esse método de ensino-aprendizagem vem crescendo de forma significativa, e tendo que se adequar ás mudanças no campo tecnológico e a esta área de prática educativa.

Em 2004, eram 166 instituições que ministravam essa modalidade. Este número cresceu 30% em 2005, 217 instituições com 321 novos cursos.

Mesmo sendo ensino à distância, ainda se utiliza provas escritas (64,3%).Dentre as formas de acompanhamento temos: e-mail, telefone, professor online;e em mídias temos: impressa, e-learning e o CD-Rom.

É possível dividir a EaD em dois períodos; antes e depois da internet


Ead

Antes Depois

Apenas tecnologias de comunicação Interação ampla

Um-para-muitos(rádio, TV) Um-para-muitos

Um-para-um (ensino por correspondência)

Um-para-um

Muitos-para-muitos

Pierre Levy (filosofo) - EaD era um tipo de estepe quando o tradicional falhava.

(Com isso a sociedade começou a ver a EaD como uma segunda categoria de educação a ser utilizada por aqueles que não poderiam freqüentar um ensino presencial convencional.)


Ead

Com o crescimento da EaD, investimentos vem sendo destinados para a área, principalmente recursos humanos. Nosso país vem se destacando em infra-estrutura de comunicação de dados para suporte a projetos de EaD via internet. Mas o desafio ainda é grande, encontrar gente capacitada e especializada em educação online é um dos maiores obstáculos. Gente preparada para atuar, professor e alunos que se tornem interlocutores e parceiros, tendo o esforço e dedicação que a modalidade exige.

Preparando estratégias de ensino, segurança, a capacitação, avaliação e métodos pedagógicos com eficácia.


As caracter sticas da ead

As características da EaD

É utilizada as potencialidades das TIC na mediação pedagógica da EaD, têm como eixo a construção do saber à distância. Fornecendo ferramentas necessárias à mediação entre a instituição, formandos e orientadores. Metodologias ativas, desafiadoras e colaborativas contribui para a formação de aprendizagem e de trabalho.

A EaD e as TICse relacionam à maneira como os formadores e formandos vão se apropriar desses instrumentos eletrônicos para desenvolver as sua propostas, garantindo educação de qualidade para todos .


Educa o dist ncia inovando e proporcionando uma nova vis o e modalidade de ensino

Educação à Distância inovando e proporcionando uma nova visão e modalidade de ensino


  • Login