introdu o pesquisa em geografia i
Download
Skip this Video
Download Presentation
Introdução à pesquisa em Geografia - I

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 10

Introdução à pesquisa em Geografia - I - PowerPoint PPT Presentation


  • 73 Views
  • Uploaded on

Introdução à pesquisa em Geografia - I. Aula 1: O que é uma pesquisa científica? E uma pesquisa geográfica?. Uma definição de pesquisa:.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about ' Introdução à pesquisa em Geografia - I' - ethan-ballard


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
introdu o pesquisa em geografia i

Introdução à pesquisa em Geografia - I

Aula 1: O que é uma pesquisa científica? E uma pesquisa geográfica?

uma defini o de pesquisa

Uma definição de pesquisa:

“Pesquisa: ato ou efeito de pesquisar. Indagação ou busca minuciosa para averiguação da realidade. Investigação, inquirição, estudo minudente e sistemático com o fim de descobrir ou estabelecer fatos ou princípios acerca de um campo qualquer do conhecimento.” (Novo Dicionário Aurélio, p.1320).

o que ci ncia
O que é ciência?
  • 1. Suas diferenças (relativas) frente ao senso comum, à filosofia, às artes, à religião.
  • 2. Conhecimento da(s) realidade(s) em todas suas dimensões, mas provisório, falível, nunca absoluto, sempre superável embora útil para agirmos no mundo.
  • 3. Um conhecimento objetivo (embora não “neutro”), com base em regras de cientificidade.
slide4

Por que se pesquisa? Uma pesquisa pode ter inúmeras motivações ou razões: necessidade profissional, escolar ou acadêmica (TGI ou TCC, dissertações, teses); desejo de conhecimento, de aprofundamento num tema/objeto, de expandir o acúmulo de conhecimento sobre um assunto, de redefinir/reconstruir um tema, de ajudar uma comunidade, uma causa, etc.

o que se pesquisa
O que se pesquisa?
  • Pode-se pesquisar praticamente tudo: desde as origens do universo ou da vida até a existência ou não dos espíritos, a vida de um personagem, as idéias de um pensador clássico, etc. Na Geografia, contudo, pesquisa-se os temas (que podem ser criados ou redefinidos) que dizem respeito ao espaço geográfico, à realidade sócio-espacial ou à história do pensamento geográfico. Pesquisa-se, portanto, aspectos do meio físico (relevo, clima, etc.), a cartografia, aspectos do social (agricultura, política espacial, cidades e urbanização, etc.) e tudo isso – pelo menos em parte – interligado.
slide6

Quais são os tipos de pesquisa? 1. De acordo com a finalidade: a. a(s) pesquisa acadêmica; b. a(s) pesquisa militante; c. a(s) pesquisa mercadológica/estatística; d. a(s) pesquisa escolar/educacional e. a(s) pesquisa profissional.

slide7

2. De acordo com as suas características: a. Pesquisa empírica; b. Pesquisa teórica/metodológica; c. Pesquisa bibliográfica; d. Pesquisa documental; e. Os levantamentos.

slide8

“Até há pouco tempo a pesquisa era, no mundo inteiro, privilégio de estudantes abastados. Também não se pode dizer que a simples existência de bolsas de estudos, bolsas de viagem, manutenção em universidades estrangeiras, etc., resolvam o problema de todos. O ideal seria uma sociedade mais justa, onde estudar fosse trabalho pago pelo Estado àqueles que verdadeiramente tivessem vocação para os estudos e em que não fosse necessário ter a todo custo o “canudo” para se arranjar emprego, obter promoção ou passar à frente dos outros num concurso.” (Umberto Eco).

slide9
Como escolher um tema de pesquisa?1. um tema da moda?2. um tema que agrade ao professor/orientador?3. um tema fácil?4. um tema útil?
slide10

“QUATRO REGRAS PARA A ESCOLHA DO TEMA DE PESQUISA:1. Que ele atenda aos interesses/motivações do candidato (ligados à sua atitude política, cultural ou religiosa);2. Que as fontes de consulta [ou a área a ser estudada] sejam acessíveis, isto é, estejam ao alcance material do candidato;3. Que as fontes de consulta [ou o local] sejam manejáveis, isto é, estejam ao alcance cultural [e existencial] do candidato;4. Que o quadro metodológico da pesquisa esteja ao alcance da experiência [e da bagagem cultural] do candidato.”(Adaptado de Umberto Eco)

ad