1 / 14

Desenvolvimento

Educação Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável Poder de Transformação Visão contemporânea de Direitos Humanos Marcos Regulatórios Agenda de luta dos movimentos sociais. Desenvolvimento.

emiko
Download Presentation

Desenvolvimento

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Educação Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável Poder de Transformação Visão contemporânea de Direitos Humanos Marcos RegulatóriosAgenda de luta dos movimentos sociais

  2. Desenvolvimento A nossa luta é por uma nova civilização que se baseie em uma relação de harmonia entre a humanidade e a natureza, na qual não prevaleça o consumismo e a lógica do lucro e do mercado, que devasta os recursos naturais, concentra a riqueza e poder nas mãos de poucos e gera pobreza e desigualdade social (...) Processos capazes de satisfazer as necessidades da geração de hoje sem comprometer a capacidade e as oportunidades da geração futura.

  3. Parâmetros para a Educação Básica Pernambuco (...) O objetivo deste documento é contribuir para a qualidade da educação de Pernambuco, proporcionando a todos os pernambucanos uma formação de qualidade, pautada na Educação em Direitos Humanos, que garanta a sistematização dos conhecimentos desenvolvidos na sociedade e o desenvolvimento integral do ser humano. (...) Esse projeto dá sequência ao processo de transformação que vem acontecendo na educação pernambucana, sem perder de vista o princípio norteador da política educacional do estado, a educação em direitos humanos, fundamental para a construção de uma sociedade com justiça social.

  4. Brasil é o oitavo país com mais analfabetos Brasília – Do total de 774 milhões de adultos analfabetos no mundo, 72% deles estão em 10 países, entre eles o Brasil. A índia lidera a lista, com um total de 287 milhões, seguido de China e Paquistão. O Brasil ocupa o 8º lugar. Os dados fazem parte de relatório divulgado pela Unesco sobre seus metas para melhorar a educação até 2015. Em 2000, 164 países assumiram o compromisso e desde então são monitorados pela Organização das Nações Unidas (ONU). O documento, que será lançado hoje em Brasília e em Adis Adeba, Etiópia, mostra avanços na área, mas aponta lentidão nesse progresso – na última década, o número de adultos analfabetos caiu apenas 1%. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2012, o Brasil tem 13,2 milhões de analfabetos com 15 anos ou mais (...) Jornal do Commercio, 29 de janeiro de 2014.

  5. O Brasil é uma Invenção Histórica e uma Construção Cultural. • Foi instituído como Colônia de Portugal e inventado como terra abençoada por Deus. Chauí (2010). • (...) Estado esperou 73 secas e 454 anos para formular um plano de convivência. • Universalização do acesso à água; Educação; Monitoramento climático; Administração pública; Energia; Reforma agrária; Assistência técnica.

  6. Carta Magna • Art.1º (...) • Parágrafo único.Todo poder emana do povo que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição. • Art.3º. Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: • I- construir uma sociedade livre, justa e solidária; • II- garantir o desenvolvimento nacional; • III- erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; • IV- promover o bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

  7. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - 9394/96 • Art.1º.A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. • (...)

  8. Direitos Humanos Os direitos humanos são normas mínimas necessárias para uma vida digna. O debate atual sobre a educação escolar estabelece um diálogo com a noção contemporânea de direitos humanos, reconhecendo o conjunto de suas contribuições para o processo de constituição da cidadania e o fortalecimento de uma sociedade referenciada na justiça social.

  9. Direitos Humanos Universalidade – Significa que os direitos humanos valem para todo mundo. Indivisibilidade – Todas as pessoas têm direito a gozar dos direitos em sua totalidade. Interdependência – Todos os direitos estão relacionados entre si e nenhum tem mais importância do que o outro. Também não há direito que possa ser realizado isoladamente, desconsiderando os demais.

  10. Direitos Humanos Exigibilidade e justiciabilidade – (...) para exigi-los, pode-se recorrer tanto ao sistema de justiça nacional como internacional. Essa exigibilidade ocorre tanto no âmbito político, por meio de mobilizações sociais e de atuação nos poderes públicos, como no âmbito jurídico (Poder Judiciário e Cortes Internacionais), quando é chamada de Justiciabilidade.

  11. Com isso, a educação passa a ser pensada como direito humano, fundamentando políticas que expressam a luta nunca acabada pela dignidade humana numa sociedade onde todos são detentores de direitos universais, interdependentes, indivisíveis e justiciáveis.

  12. Todos têm Direito a ser Diferentes...Sem Preconceitos! Sem Discriminação! • Plano Nacional de Direitos Humanos • Plano nacional de Educação em Direitos Humanos • Plano Nacional de Educação • Conferência Nacional de Educação • Problema básico: Financiamento (10% do PIB)

  13. CONAE 2014 Eixo I – O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação. Eixo II – Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos. Eixo III – Educação, trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente Eixo IV – Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem. Eixo V – Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social. Eixo VI – Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho. Eixo VII – Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.

  14. Resolução nº 1- 30/05/2012-CNE/ MEC Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos • Da Concepção • Das Finalidades e dos Objetivos • Das Responsabilidades • Dos Currículos

More Related