Senac ac
This presentation is the property of its rightful owner.
Sponsored Links
1 / 24

SENAC - AC PowerPoint PPT Presentation


  • 56 Views
  • Uploaded on
  • Presentation posted in: General

SENAC - AC. Assistente Administrativo. Apresentação do Mediador. Mediador Kléver Becker Drun Formação Bacharel em Administração de Empresas e Pós-Graduado em Logística Empresarial. Apresentação da Disciplina. Noções de Recursos Humanos Carga horária: 16h Início: 24/10/2008

Download Presentation

SENAC - AC

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


Senac ac

SENAC - AC

AssistenteAdministrativo


Apresenta o do mediador

Apresentação do Mediador

Mediador

Kléver Becker Drun

Formação

Bacharel em Administração de Empresas e Pós-Graduado em Logística Empresarial


Apresenta o da disciplina

Apresentação da Disciplina

Noções de Recursos Humanos

Carga horária: 16h

Início: 24/10/2008

Término: 06/11/2008


Apresenta o dos alunos

Apresentação dos Alunos

Nome

Escolaridade

Empresa onde trabalha?

Setor no qual trabalha?

Já fez algum curso de RH?

O que espera desse módulo?


Introdu o

Introdução

É através do trabalho que o homem produz bens e serviços, garante a sua sobrevivência, se relaciona com os outros homens e constrói uma vida melhor.

O trabalho assume, então, extrema importância na vida dos seres humanos. Afinal, o homem só se sente realizado em sua vida pessoal e familiar quando encontra satisfação no seu trabalho.

Sabe-se hoje, que os trabalhadores desempenham um papel muito importante no progresso e na manutenção das empresas no mercado.

Buscando conciliar, atender os interesses e necessidades das organizações e das pessoas que nelas trabalham, atua a administração de pessoal e recursos humanos.


Introdu o1

Introdução

Este curso pretende ajudar você a entender as noções básicas e as principais atividades dessa área administrativa, fundamental para o desenvolvimento de trabalhadores e empresas. Procura chamar sua atenção para o papel do trabalhador na empresa, não apenas como fator de produção, mas sobretudo como elemento participante que busca qualidade e cujo crescimento se traduz nos resultados positivos não só da organização, como também da sociedade.

Esperamos que ao término do estudo desta disciplina, você compreenda a importância do trabalho do ser humano dentro das empresas, reconheça as dificuldades da convivência entre pessoas, mas acredite que o sucesso de uma organização depende de forma vital da qualidades de seus recursos humanos.


No es de rh

Noções de RH

O que é um RH?


No es de rh1

Noções de RH

Rh é a parte que cuida do profissional, visando a sua integração na empresa. São ações dirigidas aos diferentes papéis que cada trabalhador deve desempenhar e, principalmente, ao crescimento de sua vida profissional. É caracterizada pelos processos de seleção e recrutamento, treinamento e desenvolvimento, cargos e salários, planos de carreiras, benefícios etc., tendo, como objetivo maior, manter a motivação das pessoas dentro e fora da empresa.


No es de rh2

Noções de RH

O que é um Serviço de Pessoal?


No es de rh3

Noções de RH

Os serviços de Pessoal são um conjunto de ações relacionadas ás leis, aos direitos e deveres dos empregados, como por exemplo: contrato de trabalho, carteira profissional, férias, contracheques e todos os demais papéis e registros que tais atividades representam na empresa e na vida do trabalhador.


No es de rh4

Noções de RH

  • Em psicologia, motivação é a força propulsora (desejo) por trás de todas as ações de um organismo.

  • Motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta.

  • A motivação é baseada em emoções, especificamente, pela busca por experiências emocionais positivas e por evitar as negativas, onde positivo e negativo são definidos pelo estado individual do cérebro, e não por normas sociais: uma pessoa pode ser direcionada até à auto-mutilação ou à violência caso o seu cérebro esteja condicionado a criar uma reação positiva a essas ações.


No es de rh5

Noções de RH

De um modo em geral, o empregador espera sempre resultados acima do salário que paga a seus trabalhadores.

Para alguns empregadores o mais importante é a produtividade acima de tudo.

Concordamos que a produtividade é muito importante sim, mas para obter um bom desempenho do trabalhador, para que ele “renda mais do que o salário que recebe”, é preciso haver uma troca mútua entre ele e a organização onde trabalha. E isso só acontecerá se a administração de Recursos Humanos promover ações dirigidas aos diferentes papéis que cada trabalhador deve desempenhar.


No es de rh6

Noções de RH

O psicólogo Abraham Maslow desenvolveu dentro de sua Teoria da Motivação, uma hierarquia das necessidades que os homens buscam satisfazer. Estas necessidades se representam em forma da Pirâmide de Maslow :


No es de rh7

Noções de RH


No es de rh8

Noções de RH

  • A interpretação da pirâmide nos proporciona o código de sua teoria: Um ser humano tende a satisfazer suas necessidades primárias (mais baixas na pirâmide), antes de buscar as do mais alto nível.

  • Por exemplo, uma pessoa não procura ter satisfeitas suas necessidades de segurança (por exemplo, evitar os perigos do ambiente) se não tem cobertas suas necessidades fisiológicas, como comida, bebida, ar, etc.


No es de rh9

Noções de RH

Necessidades fisiológicas

As necessidades fisiológicas são satisfeitas mediante comida, bebidas, refúgio, ar fresco, uma temperatura apropriada, etc…


No es de rh10

Noções de RH

Necessidades de segurança

Quando as necessidades fisiológicas são satisfeitas então o ser humano se volta para as necessidades de segurança. A segurança vai dar tranquilidade psicológica para o colaborador, pois ele vai tentar garantir o seu emprego já que as necessidades primárias estão sendo cobertas.


No es de rh11

Noções de RH

Necessidades sociais

Após garantir o emprego, o colaborador vai sentir a necessidade de mostrar que faz parte da organização e ser reconhecido pelos colegas e superiores.


No es de rh12

Noções de RH

Necessidade de auto-estima

Nesse degrau, o colaborador vai sentir a necessidade de mostrar para a sociedade que ele está prosperando e crescendo na vida profissional. Geralmente essa comunicação é através da exposição de bens materiais.


No es de rh13

Noções de RH

Auto-realização

É o ápice da conquista e realização profissional. Pouco importa o lado financeiro, o importante é o desafio do desconhecido, do novo. É quando a pessoa tenta provar pra si mesma que é competente para desempenhar qualquer tarefa, a ponto de começar tudo de novo e também para vencer de novo.


No es de rh14

Noções de RH

O salário nem sempre é a resposta para a satisfação no trabalho, de acordo com o quinto estudo anual da empresa de orientação vocacional e treinamento do Reino Unido, City & Guilds Happiness.


No es de rh15

Noções de RH

  • Fórum On-line da Revista Época.

    ”Referente à salarios, com minha vivência profssional, os empregados não esperam somente salários compatíveis, e sim o reconhecimento, crescimento e aprimoramento profissional, o salário eu diria que vem em terceiro quesito de expectativa em uma empresa.”


No es de rh16

Noções de RH

Fórum On-line da Revista Época.

”Eu creio que o sucesso profissional não está relacionado 100% ao salário do funcionário e sim ao seu bom ambiente de trabalho. Um bom ambiente para se trabalhar ,onde haja grande preocupação com o bem do profissional estimula sua maior produtividade e satisfação junto á empresa, e o salário passa á ser secundário.”


No es de rh17

Noções de RH

Fórum On-line da Revista Época.

”Nem todas as empresas que pagam uma remuneração maior são as melhores de se trabalhar, e se dever pensar no início da carreira quais o benefícios que elas oferecem.Tem empresas com remuneração menores porém dão chances de crescimento profissional, cursos, etc...”


  • Login