1 / 90

Trabalhando com mapas

Trabalhando com mapas. Objetivo. Compreender o real representado nos mapas. Justificativa:. Em uma aula de geografia o uso do globo e dos mapas é freqüente devido a sua importância. Os mapas possibilitam localizar, informar e orientar os alunos nos diferentes conteúdos.

ellie
Download Presentation

Trabalhando com mapas

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Trabalhando com mapas

  2. Objetivo Compreender o real representado nos mapas.

  3. Justificativa: Em uma aula de geografia o uso do globo e dos mapas é freqüente devido a sua importância. Os mapas possibilitam localizar, informar e orientar os alunos nos diferentes conteúdos.

  4. No dia-a-dia auxiliam na localização em uma cidade, num roteiro de viagem, em um roteiros turístico, no mercado imobiliário, enfim em muitas situações do cotidiano.

  5. Porém, é comum que pessoas não consigam localizar-se em um mapa ou fazer a leitura correta dos símbolos cartográficos.

  6. Assim, verificamos a necessidade de conhecer mais sobre as formas de utilização do Mapa como um dos instrumentos que auxiliam no entendimento da disciplina de geografia, fazem parte da linguagem cartográfica. Para entende-lo é necessário decodificar seus signos.

  7. A construção do conceito de lugar com os alunos é um ponto de partida para conduzi-los à leitura, interpretação e elaboração de mapas do seu lugar de vivência.

  8. Problematização: Interpretar um mapa faz alguma diferença no cotidiano de uma pessoa? Qual é sua importância nas aulas de geografia? De que forma podemos levar os alunos a leiturização dos mapas?

  9. Metodologia

  10. O uso dos diferentes mapas colaboram para que o aluno desenvolva o seu potencial de abstração, pois os mapas representam a realidade através dos símbolos. Por ser considerado um processo lento deve ser realizado em etapas ao longo da educação básica.

  11. A seguir podemos observar o mapa desenvolvido por uma criança.

  12. Mapa desenvolvido por uma criança

  13. (…) os mapas são meios de transmissão de informação, é preciso preocupar-se com todo o processo de sua confecção, pois ele tem que ser adequado ao usuário a que se destina para não haver lacuna entre o trabalho do cartógrafo e o do leitor do mapas, que deve aprender o máximo das informações transmitidas. (SIMIELLI, 2007, p. 88)

  14. Segundo Simielli (2007), os mapas apresentam funções específicas para cada grupos de usuários e que ela deve ser entendida principalmente pelo usuário. (SIMIELLI, 2007, p. 88)

  15. As funções e finalidades do uso do mapa na sala de aula são sempre relativas ao ensino pelo mapa. (OLIVEIRA, 2007, p. 23)

  16. A aprendizagem do mapa depende tanto de experiências físicas como da experiência matemática. Na prática, é impossível, em relação ao mapa, separar o objeto (mapa) de ação exercida pelo sujeito sobre o objeto (representação espacial). (OLIVEIRA, 2007, p. 25)

  17. Trabalhar com a planta do quarto para compará-la com a planta de uma casa : O que é possível visualizar na planta do quarto e na planta da casa? Qual é a diferença de tamanho entre ambas? Qual delas contem maiores detalhes? O que poderia ser melhorado em cada planta?

  18. Planta do Quarto Fonte: http://www.ruyandrade.com.br/planta_acupe.php

  19. Planta da casa • Fonte: http://comoconstruirasuacasa.arteblog.com.br/31685/PLANTA-CASA-DE-UM-PAVIMENTO-108-73-m2/. Acesso em: 10 maio 2011. Escala 1:50 Área total da casa: 79,73 m²

  20. Dependendo da escala teremos uma maior ou menor riqueza de detalhes. Uma escala grande (1:10.000 a 1:50.000) representando espaços menores, bairros, vilarejos, acaba por apresentar mais detalhes. Já uma escala pequena/ inferior (1: 200.000) representam extensas áreas da superfície terrestre. Assim, teremos uma quantidade maior ou menor de elementos, o que também pode repercutir na qualidade da imagem.

  21. Quanto maior for o denominador da fração (1/200.000) menor será a escala. Uma escala grande apresenta um denominador menor (1/10.000)

  22. A escala permite calcularmos a distância entre dois pontos ou mesmo o tamanho de algum local, objeto, construção existente em um mapa, imagem de satélite, ou planta.

  23. Para se deslocar no espaço as pessoas procuram utilizar pontos de referência que facilitem sua orientação. Com base na observação dos astros, especialmente do Sol, os seres humanos criaram pontos de orientação, como norte, sul, leste e oeste. Os pontos de orientação norte, sul, leste e oeste são chamados de pontos cardeais.

  24. Orientação pelo Sol www.oocities.com/.../tec_esc/bus/bussola2.htm

  25. Bússola Rosa dos Ventos http://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%Bussola] http://pt.wikipedia.org/wiki/Rosa_dos_ventos Levar os alunos no laboratório de informática Paraná Digital para brincar com o jogo da rosa dos ventos http://www.sogeografia.com.br/Jogos/rosaventos.html

  26. GPS – Sistema de Posicionamento Global * Passar para os alunos vídeo do portal sobre GPS http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/12654/sistemadeposicionamentoglobal.swf

  27. Plantas As representações gráficas de pequenas áreas recebem o nome de plantas. Elas são feitas em escalas grandes (até 1 : 20 000) e, em geral, apresentam vários detalhes. As plantas são muito usadas para representar um bairro ou uma cidade. As prefeituras utilizam-nas para facilitar a administração e o planejamento das cidades.

  28. MAPAS O mapa deve conter alguns elementos principais para a sua interpretação: título, escala,fonte,orientação e legenda. TÍTULO. A informação principal. ESCALA. Indica a proporção entre o objeto real e sua representação cartográfica, ou seja, quantas vezes o tamanho real teve de ser reduzido para poder ser representado. LEGENDAS. Permitem interpretar as informações contidas no mapa. As legendas podem vir por cores, símbolos ou ícones de diversos tipos. ORIENTAÇÃO. Rosa-dos-ventos FONTE. Indicar a fonte do mapa

  29. Mapa Político Mapa Físico gvetores.blogspot.com/2009/04/mapa-brasil-fis... www.brasilescola.com/geografia/os-mapas-os-g

  30. Mapa Econômico Mapa da População www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?... www.portalbrasil.net/brasil_populacao.htm http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=588 Levar os alunos no laboratório de informática para brincar com o quebra cabeça do mapa do Brasil

  31. Escala Ela indica quantas vezes o tamanho real do lugar representado foi reduzido. Essa indicação pode ser feita de duas formas: por meio de escala numérica ou da escala gráfica. Escala Numérica • A quantidade de vezes que um mapa foi reduzido pode ser indicada na escala numérica. Na escala 1 : 100, por exemplo, a redução é de 100 vezes e na escala 1 : 1000 de 1000 vezes. • Escala Gráfica É apresentada em uma linha reta dividida em partes iguais, como uma régua.

  32. Numérica Gráfica

  33. Legenda Nos mapas existem símbolos, cores e linhas. Para saber seus significados, devemos observar a legenda; As informações do espaço geográfico podemos obter ao interpretar a linguagem gráfica dos mapas. www.freguesia-alvados.pt/default.asp?id=19&mnu=19 www.sp-turismo.com/legenda-sp.htm web.letras.up.pt/asaraujo/geofis/t1.html

  34. Nosso espaço

  35. Conforme Moran (1994) o conhecimento visual facilita a compreensão do que não temos presente fisicamente, mas simula a presença do que está longe (um vídeo sobre a Sibéria), do que fisicamente poderia ser difícil executar (um vídeo sobre uma reação química que provocasse explosão). O conhecimento visual pode ilustrar e ajudar a compreender mais facilmente conceitos abstratos visualizando depois em forma de diagrama cada passo dos exemplos do cotidiano, para mostrar posteriormente, na tela, o que facilita enormemente a passagem do analógico para o conceitual.

  36. SUGESTÕES de ATIVIDADES

  37. Passar o vídeo ou a música “Oras bolas” para os alunos e pedir para que eles façam um croqui da letra da música Oras bolas Oi, oi, oi... Olha aquela bola A bola pula bem no pé, no pé do menino Quem é esse menino? Esse menino é meu vizinho! Onde ele mora? Mora lá naquela casa! Onde está a casa? A casa ta na rua! Onde está a rua? Ta dentro da cidade! Onde está a cidade? Do lado da floresta! Onde está a floresta? A floresta é no Brasil! Onde está o Brasil? Ta na América do Sul, no continente americano cercado de oceano e das terras mais distantes de todo o planeta E como é o planeta? O planeta é uma bola que rebola lá no céu! Paulo Tatit e Edith Derdyk. Ora bolas. In:CD Canções de brincar, 1996. Palavra Cantada.

  38. Sala de aula Desenhar uma planta da sala de aula com título e legenda usando cores ou criando símbolos para cada elemento da sala.

  39. Colégio Entregar a planta para os alunos localizarem todas as salas de aula, banheiros, secretarias, salas da coordenação, direção, biblioteca, refeitório, laboratórios, etc.

  40. Análise da planta do Bairro O que é possível visualizar na planta do bairro? Que escala foi utilizada? Há diferença entre a escala da planta da casa, com a do bairro? Quais elementos destacam-se em ambos?

  41. Qual a importância da planta do bairro para o dia-a-dia das pessoas? Qual a importância do uso da escala no ensino dos conteúdos geográficos? Quais critérios poderiam ser utilizados para avaliar a escala?

  42. Planta do Bairro

  43. Entregar a imagem impressa para o aluno fazer um croqui do bairro onde esta localizada a escola. Usar papel vegetal em cima da imagem para fazer o croqui e organizar uma legenda com o máximo número de elementos

  44. O sucesso no uso do mapa repousa na sua eficiência quanto a transmissão da informação espacial, sendo o ideal dessa transmissão a obtenção, pelo leitor, da totalidade da informação contida no mapa. (SIMIELLI, 2007, p. 79)

  45. Se o professor dominar a linguagem gráfica e souber transmiti-la aos seus alunos o problema poderá ser aos poucos sanado (...) (SIMIELLI, 2007, p. 82)

  46. Foto Aérea de Pato Branco Fonte: http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&tab=wl

  47. *Discutir sobre as fotos de Pato Branco desde a colonização até os dias de hoje. *Fazer um passeio sobre a cidade no Google Earth.

More Related