1 / 8

Fábula

Fábula. O que é uma fábula?. A fábula é uma narrativa em que as personagens são geralmente animais com comportamentos humanos. Pode ser escrita em prosa ou poesia e finaliza com uma moral. A pomba e a formiga.

elle
Download Presentation

Fábula

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Fábula

  2. O que é uma fábula? A fábula é uma narrativa em que as personagens são geralmente animais com comportamentos humanos. Pode ser escrita em prosa ou poesia e finaliza com uma moral.

  3. A pomba e a formiga Uma pomba branca, que estava com sede, desceu à beira de um riacho. Procurava um bom lugar para beber água.  Eis que avista uma formiga debatendo-se nas águas do riacho, prestes a se afogar. A pomba ficou com pena da formiga.  Depressa, apanhou um galho seco, levou-o até próximo da formiga que se salvou, agarrando-se nele com vontade. Pouco depois, um caçador passou por ali.  Vendo a pomba numa árvore, resolveu caçá-la para o almoço. Rapidamente apontou a espingarda para matar a pobrezinha. Mas a formiga, que ainda estava ali perto, resolveu ajudar a pomba.  Subiu para o pé do caçador e deu-lhe uma boa ferradela.   Surpreso, o caçador ao sentir a dor, perdeu a pontaria.  E não acertou a pomba. A pomba voou para longe e a formiga voltou ao seu formigueiro.

  4. Moral da história: Amor com amor se paga.

  5. A raposa e o corvo Um corvo que passeava pelo campo, apanhou um pedaço de queijo que estava no chão e fugiu, acabando por pousar numa árvore. A raposa,observando-o de longe, sentiu uma enorme inveja e desejou de todo comer-lhe o queijo. Assim pós-se ao pé da árvore e disse: -Por certo que és formoso, e gentil, e poucos pássaros te ganham. Tu és bem-disposto e muito falante; se souberes cantar, nenhuma ave se comparará a ti. O corvo soberbo de todos estes elogios, levanta o pescoço para cantar. Porém, abrindo a boca, o queijo caiu-lhe. A raposa apanhou e foi-se embora, ficando o corvo faminto e triste da sua própria ignorância.

  6. Moral da história: Não dês ouvidos a quem te inveja.

  7. A raposa e as uvas Umaraposa, morta de fome, viu, ao passar diante de um pomar, penduradas nas ramas de uma viçosa videira, alguns cachos de magníficas uvas negras, e mais importante, maduras.  Não pensou duas vezes, e depois de certificar-se que o caminho estava livre de intrusos, resolveu colher o seu alimento.  Ela então usou todos os seus dotes, conhecimentos e artifícios para apanhá-las, mas como estavam fora do seu alcance, acabou cansada em vão, e nada conseguiu.  Desolada, cansada, faminta e frustrada com o insucesso de sua empreitada, susprirou e deu-se por vencida. No fim deu meia volta e foi embora. Consolando-se a si mesma, desapontada, disse:-Na verdade, olhando com mais atenção, percebo agora que as uvas estão todas estragadas, e não maduras como eu imaginei a princípio...

  8. Moral da história: Ao não reconhecer e aceitar as próprias limitações, o vaidoso abre assim o caminho para sua infelicidade. FIM

More Related