1 / 27

A música litúrgica no Brasil

A música litúrgica no Brasil. Carta aos agentes de música litúrgica no Brasil. Dom Joviano de Lima Júnior Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia - CNBB. Lugar da música na liturgia.

elinor
Download Presentation

A música litúrgica no Brasil

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A músicalitúrgica no Brasil Carta aos agentes de música litúrgica no Brasil Dom Joviano de Lima Júnior PresidentedaComissão Episcopal Pastoral para a Liturgia - CNBB

  2. Lugar da música na liturgia Sobre o lugar da música na liturgia, trata a Carta aos agentes de música litúrgica no Brasil. Vejamos alguns pontos desta carta. Ela se encontra na íntegra no site da CNBB. Antes de tudo: que significa liturgia?

  3. Sentido da Liturgia Liturgia é o “cume para o qual tende a ação da Igreja e, ao mesmo tempo, a fonte de onde emana toda a sua força” (SC 10). O número no canto superior direito corresponde ao parágrafo da Carta aos Agentes de Música Litúrgica do Brasil onde se encontra o tema abordado no slide. SC, n. 10 = Sacrosanctum Concilium, n. 10, É uma constituição dogmática sobre liturgia.. Documento do Concílio Vaticano II.

  4. Sentido da Liturgia Liturgia é o “cume para o qual tende a ação da Igreja e, ao mesmo tempo, a fonte de onde emana toda a sua força” (SC 10). Cli que no parênteses da melhor resposta: Que significa dizer que a liturgia é o cume da ação da igreja? Ela é a finalidade É o alto da montanha. ( ) ( ) Possivelmente, não neste caso. Exato Liturgia = Louvor e pedido de bênçãos Clique Enter para continuar; Pgup para voltar.

  5. Sentido da Liturgia Liturgia é o “cume para o qual tende a ação da Igreja e, ao mesmo tempo, a fonte de onde emana toda a sua força” (SC 10). Que significa dizer que a liturgia é o cume da ação da igreja? Ela é a finalidade É o alto da montanha. 221. De que modo o Pai é a fonte e o fim da liturgia? Na liturgia, o Pai enche-nos das suas bênçãos no Filho e derrama o Espírito Santo nos nossos corações. Ao mesmo tempo a Igreja bendiz o Pai, mediante a adoração, o louvor e a ação de graças, e implora o dom do seu Filho e do Espírito Santo(CIC, p. 221). CIC, p. 221 = Catecismo da Igreja Católica, pergunta 221.

  6. Qual o efeito para a vida do batizado? Nela, o discípulo realiza o mais íntimo encontro com seu Senhor e dela recebe a motivação e a força máximas para a sua missão na Igreja e no mundo (cf. DGAE nº 67). * Sigla de Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2003-2006 – Doc. da CNBB 71.

  7. 3º e 4º Importância dos cantores e músicos na liturgia Qual a importância dos cantores e músicos na liturgia? A igreja acompanha com entusiasmo e alegria o florescer de grupos de canto e música litúrgica, grupos instrumentais e vocais. Eles zelam pela beleza e profundidade da liturgia através do canto e da música. Alguns aspectos importantes que contribuem para a grandeza do mistério celebrado:

  8. A importância da letra na música litúrgica No canto litúrgico, que é mais importante: a letra ou a música? A letra tem a primazia, a música está a seu serviço. A descoberta da beleza de um canto litúrgico passa necessariamente pela análise cuidadosa do conteúdo do texto e da poesia.

  9. A beleza da melodia na música litúrgica Há muitos cantos litúrgicos que não têm uma melodia bonita. Concorda? Sim Não concordo Cli que no parênteses da alternativa com a qual você concorda ( ) ( ) De fato. A beleza é também subjetiva. Ok. Você pertence a um grupo especial de pessoas. A beleza estética não é o único critério. Muitas músicas cantadas em nossas liturgias estão distanciadas do contexto celebrativo. Clique Enter para continuar; Pgup para voltar

  10. Canto deve estar integrado na liturgia Então não se pode cantar um canto religioso bonito, que todo mundo goste, uma vez que o que vale para Deus é que se reze? Em liturgia, não podemos dizer que tanto vale um cântico como outro. É necessário também evitar a improvisação genérica. O canto deve integrar-se na forma própria da celebração. Não é possível cantar qualquer canto em qualquer momento ou em qualquer tempo. O canto “precisa estar intimamente vinculado ao rito, ou seja, ao momento celebrativo e ao tempo litúrgico” (DGAE 76).

  11. A importância da letra na música litúrgica Como deve ser a escolha de um canto litúrgico? Antes de escolher um canto litúrgico é preciso aprofundar o sentido dos textos bíblicos, do tempo litúrgico, da festa celebrada e do momento ritual.

  12. A participação da assembléia no canto O Concílio Vaticano II enfatiza a participação ativa, consciente, plena, frutuosa, externa e interna de todos os fiéis (cf. SC 14). O canto litúrgico não é propriedade particular de um cantor, animador, ou de um seleto grupo de cantores. Não se deve, então fazer solos na liturgia ? A liturgia permite alguns momentos para solos (tanto vocais quanto instrumentais), porém a assembléia deve ter prioridade na execução dos cantos litúrgicos.

  13. Papel do animador de canto Para que a assembléia apareça, quem “puxa” o canto, não deve aparecer muito? O animador ou o cantor tem a importante missão de favorecer o canto da assembléia, ora sustentando, ora fazendo pequenos gestos de regência, contribuindo para a participação ativa de toda a comunidade celebrante.

  14. Cuidado com o volume dos instrumentos e microfones! Em muitas comunidades, o excessivo volume dos instrumentos, como também a grande quantidade de microfones para os cantores, às vezes, não contribuem para um mergulho no mistério celebrado. Antes, provocam a agitação interior e a dispersão, além de inibir a participação da assembléia no canto. Pede-se cuidado com o volume do som, a fim de que as celebrações sejam mais orantes, pois tudo deve contribuir para a beleza do momento ritual.

  15. Instrumentistas: habilidades, sim; mas não em primeiro lugar. Os cantores e instrumentistas exercem um verdadeiro ministério litúrgico (SC 29). A celebração não é um momento para fazer um show, para apresentação de qualidades e aptidões.

  16. Tocar rezando... Como fazer para que não seja uma momento de apresentação de qualidades e aptidões? Os cantores e instrumentistas devem, antes de tudo, mergulhar no mistério, ouvir e acolher com a devida atenção a Palavra de Deus e participar intensamente de todos os momentos da celebração. Música litúrgica e espiritualidade litúrgica devem andar juntas, são duas asas de um mesmo vôo, duas nascentes de uma mesma fonte.

  17. Compreendeu qual o lugar da música na liturgia? Revendo...

  18. Lugar da liturgia na vida da Igreja Lugar central. Clique numa das palavra que aparecerão abaixo, conforme seja adequada para preencher o espaço em branco do texto sobre a importância da liturgia na igreja: Constitui ________, o objetivo, a direção para onde tendem todas as ações da Igreja e, ao mesmo tempo, é ______ donde provém toda a sua força vital (CIC, n. 219)*. o cume a fonte a fonte o cume Na liturgia se entrelaçam a beleza e o divino. * Sigla de Catecismo da Igreja Católica, n. 219, disponível em http://www.vatican.va/

  19. A música como genuína expressão de beleza. Tem especial capacidade de atingir os corações. O que é mais correto dizer: Que música na liturgia tem a função de contribuir para a celebração do amor? ou do mistério pascal? ( ) ( ) Exato! Verifique melhor! Mais especificamente, do mistério pascal. As palavras e a música devem estar em sintonia na celebração deste mistério.

  20. Por outro lado, os volumes baixos não podem tirar um pouco da beleza da música? Nem sempre. Os volumes devem ser discretos, a fim de contribuírem para que as celebrações sejam mais orantes. Tudo deve contribuir para a beleza e vivência do momento ritual e não para a dispersão. Você já participou de celebrações em que os cantos e a música estavam mais para show do que para a oração? Sim Felizmente não ( ) Acontece. ( ) Ainda bem! A música litúrgica precisa favorecer a vivência do mistério celebrado!

  21. Conclua você mesmo preenchendo os espaços em branco do texto abaixo, clicando sobre a palavra ao pé do slide conforme for adequada para formar a síntese do lugar da música na liturgia: música Contextualizada adequadamente, a _______ litúrgica estará sempre revelando a _______divina e celebrando a __________ do Mistério Pascal de Jesus Cristo. atualização beleza música atualização beleza A música tem lugar especial na liturgia.

  22. Clique na palavra adequada ao pé do slide para preencher o respectivo espaço em branco do texto abaixo: A liturgia é o momento em que o ____ enche de bênçãosseus filhos, através do ______ encarnado, morto e ressuscitado, e derrama o ____________ nos seus corações. Ao mesmo tempo, a Igreja, a comunidade dos seus filhos, bendiz o Pai, mediante a adoração, o louvor, o pedido e ação de graças. O Pai é a ______ e o ____ da liturgia (CIC, n. 221). Pai ? Filho Espírito Santo fim fonte Para voltar tecle PgUp. Para continuar tecle Enter. Pai Espírito Santo Filho Fonte Fim

  23. 4. A importância da letra na música litúrgica A beleza estética não é o único critério para se escolher um canto para a liturgia Entre um canto com uma letra adequada e outro apenas com música bonita, que faz rezar, qual preferir? A letra adequada A música bonita ( ) ( ) Exato! Não necessariamente. Exatamente. A letra tem primazia no canto litúrgico. A música está a seu serviço.

  24. A participação da assembléia no canto Já percebeu que às vezes a música parece ser propriedade particular e depende do gosto do cantor ou de uma pessoa? Sim Não observei ( ) ( ) Ocorre mesmo! Contudo ocorre! Isto não poderia acontecer.

  25. A participação da assembléia no canto Já percebeu que às vezes a música parece ser propriedade particular e depende do gosto do cantor ou de uma pessoa? Sim Não observei ( ) ( ) É um fato! As equipes sentem mais de perto. Isto não poderia acontecer. E os solos nas missas, são permitidos? ou devem ser evitados? ( ) ( ) São permitidos desde que da forma dequada. Sím! A liturgia permite alguns momentos para solos (tanto vocais quanto instrumentais). Momentos. A participação da assembléia deve ter prioridade.

  26. Qual a função básica do animador do canto na liturgia: Manter o ritmo? favorecer o canto da assembléia? ( ) ( ) Também, mas não é o mais importante Exato. O animador ou o cantor deve favorecer o canto da assembléia, ora sustentando, ora fazendo pequenos gestos de regência. Enfim....

  27. Importância dos Agentes litúrgicos da música na liturgia Enfim, qual o lugar dos agentes da música na liturgia ? Lugar importante, como todo ministério litúrgico. Que o Espírito Santo derrame suas luzes sobre todos os agentes de música litúrgica de nosso país. www.meritocat.com.br Um site a serviço da formação católica

More Related