1 / 22

ALGAR LÊ – CORREIO EDUCAÇÃO

ALGAR LÊ – CORREIO EDUCAÇÃO. Formação Continuada – MAIO Cadernos de sugestões de atividades Relembrando... as partes do Jornal Correio Troca de experiências – atividades como jornal Mais sugestões... Em foco: notícia e reportagem Temática Paz – algumas ideias.

Download Presentation

ALGAR LÊ – CORREIO EDUCAÇÃO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ALGAR LÊ – CORREIO EDUCAÇÃO Formação Continuada – MAIO Cadernos de sugestões de atividades Relembrando... as partes do Jornal Correio Troca de experiências – atividades como jornal Mais sugestões... Em foco: notícia e reportagem Temática Paz – algumas ideias

  2. Revisitando os cadernos de sugestões de atividades Jornal Correio Caderno 1 - amarelo • Desafio do último encontro: O jornal é uma janela para o mundo que integra a sala de aula e a realidade • O caminho da notícia - páginas 11 à 16 • Trabalhando o jornal na sala de aula -páginas 17 à 34- Trabalho em grupo

  3. Trabalho em grupo • Trabalhando o jornal na sala de aula -páginas 17 à 34- O grupo lê um nº de páginas (a definir) e discutirá a adequação destas atividades para as séries em que cada professor do grupo atua. (10 min) • Plenária (20 min)– Alguém do grupo fará a exposição sobre uma atividade que o grupo julgou mais interessante.

  4. Relembrando...As partes do Jornal Correio • Capa Como é? O que contém? O que posso explorar com meus alunos? • Cadernos Quais cadernos compõe e Jornal Correio? Quais editoriais aparecem no decorrer da semana? • Gêneros Quais gêneros jornalísticos?

  5. Troca de experiências...Valorizando as experiências positivas! • Como estamos utilizando do jornal em nossas salas de aula?

  6. Em foco: Gêneros: Notícia & Reportagem

  7. O que é notícia? • ‘Notícia é em princípio, tudo aquilo que um jornal publica; mas em sentido técnico, enquanto gênero, a definição de notícia é mais restritiva. A notícia em sentido técnico refere-se a um texto com as seguintes características: informativo e centrada nos fatos; caracterizado pela existência de um título, de subtítulos, de um parágrafo inicial chamado lead/lide onde se procura responder a seis questões consideradas fundamentais (O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Porquê?); estruturado por um método chamado «pirâmide invertida» que apresenta os fatos por uma ordem decrescente de importância e organizado em blocos, de tal modo que, idealmente, a subtração de qualquer um destes a partir do fim do texto não deverá perturbar a leitura do que restar.’  • ‘Notícia é aquilo que o editor, em seu poder,reinterpretou (esquentou), viu-lhe um novo ângulo (pôs um molho), publicou...’ - Importância de se considerar o suporte e de comparar como um mesmo fato é tratado em diferentes suportes-

  8. O que é reportagem? • Como a notícia, a reportagem também é um gênero jornalístico.Seu objetivo é dar a conhecer um fato com maior profundidade, ampliando o enfoque sobre ele por meio da apresentação de dados estatísticos, mapas, gráfico, fotografias, etc., além da opinião da equipe de reportagem e de pessoas envolvidas com o assunto.· Procurando manter a neutralidade da imprensa em relação aos assuntos e fatos abordados usam-se uma linguagem impessoal. Entretanto, em algumas situações a linguagem deixa transparecer a posição jornalística sobre o fato ou assunto tratado. · Uma reportagem é formada de vários textos, nos quais normalmente são apresentados fatos, opiniões, dados estatísticos, tabelas e mapas relacionados ao assunto principal. · A linguagem é clara, objetiva, direta, tendendo à impessoalidade, acessível à maioria dos leitores, embora deixe claras as opiniões dos jornalistas. • Informações colhidas por um repórter. • Diferenças entre o repórter do jornal escrito e o repórter televisivo.

  9. A notícia de modo geral, descreve o fato e, no máximo, seus efeitos e consequências. A reportagem busca mais: partindo da própria notícia, desenvolvendo uma sequência investigativa que não cabe na notícia. Assim, apura não somente as origens do fato, mas suas razões e efeitos. A notícia não esgota o fato; a reportagem pretende fazê-lo.

  10. Em foco os gêneros:notícia e reportagem Outros elementos: • manchete, • título, • linha fina, • foto, legenda, • lead/lide, • abre, • retrancas, • chapéus. • Alteração da estrutura da reportagem do jornal escrito a partir da influência da internet.

  11. Algumas ideias e sugestões... • Hemeroteca A leitura diária  coletiva do jornal  na sala  e em seguida a seleção das principais notícias e matérias que irão compor os  arquivos  da hemeroteca da sala. • Painéis O professor é que criará a logística de organização da hemeroteca e dos painéis da sala e da escola. Uma sugestão é organizar grupos de apoio: alunos responsáveis por organizar a hemeroteca, grupo que organiza o painel...

  12. Seguindo a notícia – Acompanhar as notícias e/ ou reportagens que tratam de um mesmo fato ao longo de um período – Ex.:H1N1 • Um texto puxa outro – intertextualidade – selecionada uma reportagem, os alunos trazem outros textos de outros gêneros que tratam do mesmo tema – Ex.:Fizemos isto com a reportagem H1N1 no encontro passado. • Subdivisão dos cadernos do jornal e os alunos, semanalmente elegem reportagens de cada caderno que merecem destaque no painel. • Painel temático - Em vez de subdividir o painel de acordo com os cadernos do Jornal, pode-se subdividí-lo em assuntos diversos tais como: política, economia, lazer, esporte, atualidade, turismo e outros. Ex.: EDUCAÇÃO • Paz - Painél com textos que remetem à temática paz - O novo olhar para a paz

  13. Troca de ideias sobre atividades possíveis • Relacionar títulos às chamadas • Ler a notícia e questionar: Qual assunto? O que aconteceu? Por quê? Onde? Com quem? Algum aluno pode recontar a notícia?

  14. Dar a chamada e o aluno cria o título • Dar o título e o aluno cria a chamada • Dar três títulos e eleger o que seria a manchete do dia • Dar a notícia/reportagem sem o primeiro parágrafo(lead) e o aluno terá de criá-lo.

  15. Encontrar na notícia/reportagem informações que complementam as respostas do lead • Dar o lide, manchete, linha fina e imagem mas não tem a notícia na íntegra: • O aluno elabora questões que seria respondidas pela notícia/reportagem • Ler a notícia e encontrar as respostas para as suas perguntas.

  16. Produção de reportagem: Passos de como montar uma reportagem: a) Entrevistem pessoas que possam opinar a respeito do assunto e/ou procurem informações sobre ele em jornais e revistas. Reúnam alguns textos sobre os acontecimentos principais, curiosidades, entrevistas, estatísticas, fotos. b) Organizem o material obtido e escrevam a reportagem procurando transmitir junto com as informações o ponto de vista do grupo e dos entrevistados sobre o assunto. c) Procurem estabelecer conexões entre o assunto principal e assuntos paralelos, por meio de citações, trechos de entrevistas, tabelas, mapas, boxes informativos, estatísticas, fotografias, etc. d) Escrevam em linguagem objetiva e clara e empreguem a variedade padrão da língua. e) Tenha em mente o leitor de sua reportagem – colegas da sua classe e de outras, professores, familiares e amigos. f) Planejem o aspecto visual da reportagem, isto é, a distribuição dos textos em colunas ou não a posição das fotos, títulos, tabelas, etc. Lembrem-se de que as fotos devem ser acompanhadas de legendas. Dêem à reportagem um título que atrais a atenção do leitor e, ao mesmo tempo, indique o assunto que ela tem por tema. Se julgarem necessário, criem também um subtítulo. g) Montem a reportagem e façam uma revisão cuidadosa, seguindo esses passos: observe se a reportagem apresenta informações, opiniões e diferentes pontos de vista sobre o assunto. Observe se há conexão entre o fato principal e fatos paralelos, feita por meios de citações, trechos de entrevistas, boxes informativos, fotografias, etc. Observe se a linguagem está de acordo com o gênero textual e adota a variedade padrão da língua. Modifique o que for necessário e sob a orientação do professor, apresentem sua matéria jornalística.

  17. Leitura de imagem: Ex.:Levar uma imagem que remete à temática paz:  - Imaginar possíveis reportagens a que tal imagem possa ilustrar - Criação de manchetes para estas possíveis reportagens - Criação do lead da reportagem (o quê, quem, quando, onde, como e por quê)

  18. Notícias e Reportagens a partir de fábulas e contos de fadas: “A cigarra e as formigas” de Esopo e a paródia de Monteiro Lobato • TEXTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS: Cigarra é abrigada por Formiga generosa Letícia Emanuele Barchaki Na noite anterior, dia 11 desse mesmo mês, na rua Presidente Prudente, no bairro de Formiganópolis, a cantora Cigarra foi abrigada pela Formiga. Algumas pessoas que estavam próximas viram e acharam bem interessante. O fotógrafo Sr. Gafanhoto aproveitou para fazer uma matéria. Hoje, dia 12, ficamos sabendo que a Formiga convidou a Cigarra para morar com ela, mas com a condição de que ela não pare de cantar. É claro que ela aceitou. Tornaram–se grandes amigas.

  19. Assassinato da Cigarra Douglas Felipe de Oliveira Sviech Ontem à tarde, dia 11 de agosto às 16 horas na rua da Manga, número 52, próximo ao bar do Pulga, houve um chamado para a polícia: os moradores encontraram a Cigarra morta de frio. Os policiais isolaram o local e começaram a reunir provas. Peritos acreditam que ela morreu de hipotermia. A dona Libélula diz ter visto tudo e acusou a Formiga da morte da Cigarra. A Formiga estava fugindo. As autoridades deram ordem de prisão e ela foi levada ao 13º Distrito Policial para prestar depoimento. A Formiga assumiu o crime.

  20. Binômio Fantástico – livro: “A gramática da Fantasia” - Recortar e misturar as manchetes construindo um binômio fantástico riquíssimo para a produção textual de gêneros diversos.

  21. Uso de palavras-chave para atividades de alfabetização, ortografia e estudo dos efeitos de sentido da palavra • Produção de frases • Textos coletivos • Leitura de imagens e produção de textos orais • Professor escriba do aluno ou dos grupos de alunos.

  22. Temática Paz...O primeiro dos bens,depois da saúde,é a paz interior.François La Rochefoucauld

More Related