1 / 14

Implicações Constitucionais da Lei da Ficha Limpa

Implicações Constitucionais da Lei da Ficha Limpa. O Princípio da Soberania Popular “Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

eitan
Download Presentation

Implicações Constitucionais da Lei da Ficha Limpa

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Implicações Constitucionais da Lei da Ficha Limpa O Princípio da Soberania Popular “Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:  I - a soberania...” “Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei...”

  2. Implicações Constitucionais da Lei da Ficha Limpa A Lei Complementar nº 64/90 foi aprovada para regulamentar o § 9º do art. 14 da Constituição Federal, que tinha a seguinte redação: § 9º - Lei complementar estabelecerá outros casos de inelegibilidade e os prazos de sua cessação, a fim de proteger a normalidade e legitimidade das eleições contra a influência do poder econômico ou o abuso do exercício de função, cargo ou emprego na administração direta ou indireta.

  3. Implicações Constitucionais da Lei da Ficha Limpa Com a Emenda Constitucional de Revisão nº 4, de 7.6.1994, o dispositivo passou a ter a seguinte redação: § 9º - Lei complementar estabelecerá outros casos de inelegibilidade e os prazos de sua cessação, a fim de proteger a probidade administrativa, a moralidade para o exercício do mandato, considerada a vida pregressa do candidato, e a normalidade e legitimidade das eleições contra a influência do poder econômico ou o abuso do exercício de função, cargo ou emprego na administração direta ou indireta.

  4. Implicações Constitucionais da Lei da Ficha Limpa A Lei Complementar nº 135, de 4.6.2010, denominada popularmente de Lei da Ficha Limpa, altera dispositivos da Lei Complementar nº 64/90 e estabelece hipóteses de inelegibilidade que visam proteger a probidade administrativa e a moralidade no exercício do mandato, preconizadas no art. 14, § 9º da Constituição Federal.

  5. Implicações Constitucionais da Lei da Ficha Limpa Princípio da Anualidade ou Anterioridade Eleitoral: “Art. 16. A lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não se aplicando à eleição que ocorra até um ano da data de sua vigência.” (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 4, de 1993)

  6. Implicações Constitucionais da Lei da Ficha Limpa Voto – Ministro HamitonCarvalhido – Consulta TSE nº 1120-26/2010 “Infere-se do caso em tela que as inovações trazidas pela Lei Complementar nº 135/2010 têm a natureza de norma eleitoral material e em nada se identificam com as do processo eleitoral, deixando de incidir, destarte, o óbice esposado no dispositivo constitucional.”

  7. Implicações Constitucionais da Lei da Ficha Limpa Voto – Ministro Luis Fux – RE nº 633703/2011 – Recorrente: Leonídio Henrique Correa Bouças "Processo eleitoral é tudo quanto se passa em ano de eleição“ "Surpresa e segurança jurídica não combinam” Deve prevalecer sempre a segurança jurídica para que as pessoas possam “fixar suas metas e objetivos e de formular um plano individual de vida"

  8. Implicações Constitucionais da Lei da Ficha Limpa Princípio da Presunção de Inocência Dispõe o inciso LVII do art. 5º da Constituição Federal de 1988: "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória".

  9. Implicações Constitucionais da Lei da Ficha Limpa Voto – Ministro Arnaldo Versiani – Consulta TSE nº 1147-09/2010 “A inelegibilidade, assim como a falta de qualquer condição de elegibilidade, nada mais é do que uma restrição temporária à possibilidade de qualquer pessoa se candidatar, ou melhor, de exercer algum mandato.” “A inelegibilidade não precisa ser imposta na condenação. A condenação é que, por si, acarreta a inelegibilidade.”

  10. Implicações Constitucionais da Lei da Ficha Limpa “Em outras palavras, como a inelegibilidade, conforme já procurei demonstrar, não constitui pena, o fato de ela incidir em hipótese prevista em lei não significa que se esteja antecipando o cumprimento de qualquer pena.” “Por isso, a presunção de inocência pode até persistir, não só no processo criminal, como também em outras espécies de processos, mas o cidadão ficará inelegível se houver decisão por órgão colegiado que o condene naqueles casos estabelecidos em lei.”

  11. Implicações Constitucionais da Lei da Ficha Limpa Princípio do Duplo Grau de Jurisdição “Segundo a Constituição vigente, há previsão para o princípio do duplo grau de jurisdição, quando se estabelece que os tribunais do país terão competência para julgar causas originariamente e em grau de recurso.” Nelson Nery Junior (1997, p.39) (v.g., art. 102, II e III da CR) – destaque nosso

  12. Implicações Constitucionais da Lei da Ficha Limpa “Seria até mesmo contraditório que a Justiça Eleitoral, por exemplo, cassasse, por corrupção, o mandato de algum ocupante de cargo majoritário, com o cumprimento imediato da decisão, isto é, sem a necessidade de trânsito em julgado, mas se pudesse permitir que esse mesmo ocupante, anteriormente cassado, voltasse a pleitear o mesmo ou outro cargo majoritário ou proporcional.”

  13. Implicações Constitucionais da Lei da Ficha Limpa Princípio da Irretroatividade da Leis “Art. 5º (...) XXXVI - a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada”

  14. Implicações Constitucionais da Lei da Ficha Limpa Voto da Juíza Alaíde Maria de Paula – Registro de Candidatura de Janete Capiberibe Acórdão TRE/AP 3108/2010 “Regras referentes à capacidade para a prática do ato são indissociáveis do momento de sua elaboração. A alteração posterior não pode repercutir no plano de sua validade, tendo em vista o ato jurídico perfeito.”

More Related